Batido de chocolate / Chocolate smoothie

Não sei se já deram uma olhadela no batido de chocolate, mas este batido tem mais cânhamo que cacau, e por isso o tema deste artigo vão ser as sementes de cânhamo.

Aposto que alguns de vocês já ouviram falar do cânhamo, mas provavelmente muitos desconhecem que esta planta apesar de ser da família da marijuana, não contém níveis de THC (Tetrahidrocanabinóides) capazes de alterar o estado de espírito normal de uma pessoa, e por isso este recurso natural é utilizado na indústria e alimentação.

Curiosamente, o cânhamo foi das primeiras plantas a ser cultivadas pelo Homem há cerca de 10 mil anos, e continuou a ser muito utilizada ao longo da nossa história, quer no fabrico de papel, tecidos e alimento. Basicamente até ser proibido nos Estados Unidos, devido a interesses da indústria do papel e da indústria petrolífera e este ter feito pressão sobre outros países para implementarem as mesmas políticas. Felizmente, na União Europeia é legal o cultivo de cânhamo e subsidiam-no desde 1970.

Cânhamo e o ambiente

Alguns dos benefícios do cultivo desta planta são por exemplo a ausência de utilização de herbicidas ou pesticidas, melhoria da qualidade do solo, produção de imenso oxigénio, e remoção de poluentes  dos solos (um processo denominado de fitorremediação). Naturalmente, todos os produtos derivados do cânhamo são biodegradáveis, reutilizáveis e recicláveis, e apostar neles pode realmente reduzir a pressão que colocamos sobre o nosso planeta. Apostar no cânhamo como material de construção e papel pode diminuir a desflorestação, assim como escolher roupas deste material em alternativa ao algodão diminui a quantidade de água desperdiçada e quantidades inimagináveis de químicos que deixam os solos miseráveis. Já agora se quiserem ler mais sobre este assunto, vale a pena ler este artigo (em português).

Cânhamo na alimentação

Enquanto pesquisei informação para a elaboração deste artigo, encontrei imensos produtos alimentares derivados das sementes de cânhamo, alguns mais conhecidos como o óleo, as sementes, leite e a proteína, e outros menos comuns como chocolate, chá e até esparguete. Mas que benefícios tem o cânhamo na nossa dieta?

  • Contém todos os aminoácidos essenciais, e a proteína é facilmente absorvida e digerida pelo nosso organismo
  • Melhor fonte de ácidos gordos essenciais, o perfil lipídico indica que cerca de 90% das gorduras presentes nestas sementes são polinsaturadas
  • Contém uma relação excelente de ácidos gordos essenciais (3:1 de Omega 6 e Omega 3)
  • Três colheres de sopa de sementes de cânhamo (30g) contêm 11g de proteína, 3g de Omega 3 (Ácido alfa-linolénico, correspondente à dose diária recomendada de um vegetariano), 15% da dose diária de Ferro, 25% da dose diária de Zinco e 50% da dose diária de Magnésio e Fósforo
  • É de fácil digestão, e não contém anti nutrientes ou fitatos, por isso não é necessário demolhar estas sementes
  • Todos os benefícios do consumo de ácidos gordos essenciais como: promover um bom metabolismo; promover a saúde do cabelo, unhas e pele; ajudar a diminuir os níveis de colesterol; diminui a tendência para a inflamação em geral

Sinceramente, acredito que estas sementes foram realmente feitas para o consumo humano, e mais uma prova disso é este artigo que fala da qualidade da proteína do cânhamo. Que curiosamente 65% da sua estrutura é composta por edistina globular, que é muito semelhante a proteínas produzidas no nosso sangue. Esta proteína fornece os tipos e quantidades de aminoácidos necessários ao organismo para fabricar gamaglobulinas. Gamaglobulinas são anticorpos  (imunoglobulinas) que protegem contra as infeções.

Ufa, já terminei de escrever! Desculpem os artigos longos, espero que não se tornem maçadores, mas gostava de saber qual a vossa opinião sobre isto! Agora, uma forma deliciosa de consumir este superalimento:

Batido de chocolate

(para uma pessoa, ideal para beber antes de uma corridinha ;) )

1 banana madura
½ a 1 chávena de leite vegetal (pode ser cânhamo, sigam estas indicações para o fazer ou simplesmente adicionem 1 ou 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo descascadas ao batido com água)
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa
1 colher de sopa de cacau
1 colher de sopa de proteína de cânhamo (opcional)
½ colher de sopa de adoçante natural como mel

Coloque todos os ingredientes num liquidificador e triture até o batido estar completamente líquido.

Referências: http://www.ratical.org/renewables/hempseed1.html;

http://www.ratical.org/renewables/hempseed2.html;

http://www.thenourishinggourmet.com/2009/03/hemp-seed-nutritional-value-and-thoughts.html;

http://www.drbronner.com/pdf/hempnutrition.pdf

English version

This smoothie is a great way to include more protein in your diet! It’s really delicious and a great pre-workout drink!

Chocolate smoothie

One banana (ripe)
½ to 1 cup nondairy milk (can be hemp milk, or if you don’t have any add water and 2 tablespoons of hemp seeds)
1 tablespoon almond butter (or peanut butter)
1 tablespoon cocoa
1 tablespoon of hemp protein (optional)
½ tablespoon of honey or other natural sweetener

In a blender or food processor, combine all ingredients.  Process until completely smooth and well blended.

17 comments

    1. Oh, não quero fazer inveja Sandra :( Já pensaste em comprar pela internet para experimentar? Encontrei este site que vende especialmente para a Europa, mas não sei se venderá para a Palestina: http://www.rawliving.eu/hemp-seeds-shelled-500g.html. E também podes ver no amazon, até tem alguma variedade lá :) (http://www.amazon.co.uk/s/ref=nb_sb_ss_i_0_7?url=search-alias%3Daps&field-keywords=shelled+hemp+seeds&sprefix=shelled%2Caps%2C271)
      Beijinho

  1. Oi Marcia, adorei seu blog . pesquiso muito sobre alimentação e aqui em casa ja usamos hemp seeds. na receita vc se refere a sementes de cânhamo descascadas (hemp seeds) e proteína de cânhamo (hemp protein). qual é a diferença de apresentação deles. aqui encontro com facilidade as hemp seeds , aparência igual a da foto do seu blog. e a hemp protein? é em po?

  2. Olá, Márcia Gonçalves, gostaria muito de experimentar essa bebida de chocolate. Gosto de substituir a alimentação com produtos naturais. mas não imagino onde posso comprar manteiga de amêndoa, cânhamo ou proteína de cânhamo e agave. É fácil de encontrar? Poderia me indicar em Campinas SP?
    Obrigada
    Suely

    1. A manteiga de amêndoa eu faço em casa, pode colocar a mesma quantidade de amêndoas no liquidificador, se não utilizar manteiga de amêndoa. Quanto às sementes de cânhamo, eu compro nas lojas de produtos naturais. A proteína é meramente opcional, e o agave, que já corrigi na receita, pode ser substituído por qualquer outro adoçante que tenha.
      Como não moro no Brasil não lhe posso indicar lojas para encontrar este produtos, mas sugiro que procure nas lojas de produtos naturais.
      Se engorda, isso é muito relativo. É um alimento que contém um teor alto de gordura, mas são gorduras boas, por isso o que eu sugiro é que consuma em moderação, como 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>