Tofu, cogumelos Shiitake e soba noodles com molho de gengibre e limão / Tofu, Shiitake mushrooms and soba noodles with lemon ginger sauce

Já publiquei alguns pratos de tofu neste blog, mas embora o tenha feito, não quero que os meus leitores pensem que eu me alimento apenas deste género de proteína vegetal, porque eu acho que há sempre esse estigma. Vou consumindo tofu uma ou outra vez por semana ou mês, mas acho que o facto de já ter postado algumas receitas está claramente relacionado com a sua versatilidade.

Não sei se já espreitaram a receita, mas tem alguns elementos menos comuns, porque me inspirei em receitas de cozinha Oriental, por isso vou dar uma breve explicação acerca de alguns deles.

Cogumelos Shiitake – No Oriente eram consideramos um alimento que promovia a longevidade e eram por isso denominados de “cogumelos medicinais”. Atualmente já foram provados os benefícios do seu consumo para o sistema imunitário e as suas propriedades anti-cancerígenas. Estes cogumelos tanto podem ser encontrados frescos como secos, mas se forem secos aguentam mais tempo na despensa, depois basta hidrata-los para serem cozinhados. Procure-os secos em lojas de produtos naturais ou lojas de produtos asiáticos.

Soba noodles – Já utilizei aqui no blog, numa das minhas receitas preferidas. São feitos a partir de trigo serraceno. Trigo serraceno é um cereal isento de glúten e com todos os aminoácidos essenciais! Este género de massa tem uma textura única e acho que vale a pena experimentar. Pode-se encontrar também nas lojas que referi acima. Caso não tenham acesso substituam por massa ou outro género de noodles de que gostem.

Gengibre – Raíz de origem asiática, é conhecida pelo seu aroma e benefícios para a saúde, como a redução de inflamação e prevenção de alguns tipos de cancro. O gengibre fresco tem um sabor muito mais apurado do que o seco, e deve ser descascado antes da sua utilização. Pode ser facilmente encontrado na maioria dos supermercados.

Óleo de sésamo – Óleo derivado das sementes de sésamo, muito utilizado na cozinha oriental. É um óleo que resiste bem à temperatura e por isso pode ser utlizado na maioria dos cozinhados. Curiosamente na Índia é também utilizado para fazer massagens e como hidratante para a pele e cabelos!

 

Tofu, cogumelos Shitake e soba noodles com molho de gengibre e limão

(cerca de duas doses)

30g de cogumelos Shiitake secos
250g de tofu
80g de soba noodles

Molho de gengibre e limão
2 colheres de sopa de sumo de limão (aproximadamente meio limão)
½ colher de sopa de mel (ou outro tipo de adoçante)
¼ colher de chá de pimenta caiena
1-2 dentes de alho
1 naco de gengibre do tamanho do vosso polegar (descascado)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo de sésamo (opcional, utilizem se tiverem, caso não tenham substituam por mais azeite)
Sal marinho a gosto

Para preparar o molho: coloque no liquidificar (ou processador de alimentos) todos os ingredientes respetivos à receita do molho no liquidificador, exceto os óleos e triture até obter um líquido homogéneo. Com o liquidificador a trabalhar, adicione os óleos. Prove e ajuste os temperos a gosto.
Caso não tenha uma liquidificadora, não deixe de fazer esta receita, pique o alho e gengibre com uma faca e junte todos os ingredientes numa taça, mexendo bem.

Prepare os cogumelos de acordo com as instruções da embalagem, demolhando-os o tempo recomendado.
Coloque uma panela com água a aquecer, e assim que a água estiver a ferver, junte os noodles e sal marinho. Cozinhe de acordo com as instruções do pacote, aproximadamente uns 7 minutos, depois drene a água de cozedura e passe-os por água fria. Enquanto os noodles cozem, vá adiantando o tofu e os cogumelos.
Seque bem o cubo de tofu e se necessária pressione ligeiramente para libertar algum líquido (envolva num pano de papel ou uma toalha e coloque 2 pratos por cima do tofu durante 20 minutos por exemplo), desta forma absorverá melhor os sabores. Depois, corte-o em cubos pequenos de 2cm de largura.

Numa wok ou outro tipo de sertã antiaderente, coloque cerca de 3-4 colheres de sopa do molho e assim que estiver bem quente junte os cogumelos e o tofu. Vá mexendo algumas vezes a wok, para que tofu fique envolvido no molho, mas ao mesmo tempo deixe fritar bem para ficar com uma textura mais agradável. Isto é, não cozinhe demais o tofu porque senão vai ficar esponjoso, a textura correta deverá ser uma crosta exterior mais firme e dourada, mas o interior suave.
Assim que achar que os cogumelos e o tofu já estão prontos, junte os noodles, e o restante molho. Sirva este prato assim, ou, para o tornar mais interessante, junte sementes de sésamo (ligeiramente tostadas) e ervas aromáticas a gosto. Sirva acompanhado de uma boa salada.

English version

Tofu, Shiitake mushrooms and soba noodles with lemon ginger sauce

(Serves two)

30g dried Shiitake mushrooms
250g tofu
80g Soba noodles

Lemon ginger sauce
2 tablespoons lemon juice (about half a lemon)
½ tablespoon honey (or other sweetener)
¼ teaspoon cayenne pepper
1-2 garlic cloves
1inch piece of fresh ginger (peeled)
2 tablespoons olive oil
1 tablespoon of sesame oil (optional, replace with more olive oil)
Sea salt to taste

To prepare the sauce: Combine lemon juice, honey, pepper, garlic and ginger in a food processor and blend until smooth. With the machine running, drizzle in the oils. Taste and adjust the seasonings to taste.
Bring a pot of water to a boil. Salt generously, add the soba noodles, and cook according to the package instructions until tender (about 7 minutes). Drain and rinse under cold running water. While the noodles are cooking, prepare tofu and mushrooms.
Drain the tofu and cut it into ½ inch cubes. Soak Shiitake mushrooms according to the package instructions.
In a wok or other nonstick skillet, place about 3-4 tablespoons of the sauce and once it is hot add the mushrooms and tofu. Cook over medium-high heat for a few minutes, stirring every couple minutes, until the tofu cubes are browned on all sides, and the mushrooms cooked.
Add the noodles and remaining sauce to the skillet. Serve, if you want to make it more interesting, add some toasted sesame seeds and fresh herbs to taste. Serve with a nice salad.

About these ads

19 comments

  1. Desculpe, mas não há compaixão no uso de mel ou ingredientes vegetarianos. Por que não Vegan? O veal e pintinhos são resultados da indústria de laticínios e ovos.

    1. Não percebi o seu comentário… Eu sei que o mel não é vegano, mas sinceramente não vejo qual é o problema em utilizar este adoçante natural, já que o que utilizo é caseiro e conheço muito bem a sua origem… Quanto aos outros ingredientes, não utilizo aqui no blog, por isso não estou a perceber o porquê desse comentário, já que nunca apelei ao consumo de ovos, leite ou derivados…
      Gostava que me respondesse para o/a esclarecer melhor…

  2. Márcia, deliciosa receita e belíssimo blog. Sim, com algas acabou de ficar perfeito e vai seguir directo para a minha mesa:) vou seguir o projecto, com toda a certeza.

    1. Obrigada pelo teu comentário Joana! Eu habitualmente junto algas arame (acho que são as mais acessíveis, e não tem um sabor muito forte).
      Se experimentares a receita, depois dá-me a tua opinião ;)
      Beijinhos

      1. Márcia:) obrigada eu, porque descobri este recanto!… Apetece experimentar tudo!… Bom, eu fiz com uma mistura de shitake com algas que tinha cá em casa (não tinha os cogumelos simples). Ficou muito bom. Não tinha o óleo de sésamo, mas apenas óleo de amendoim e também me parece que não corrompeu o sabor esperado:) em suma, uma descoberta, a repetir com as algas arame, que, confesso, nunca experimentei.

      2. Também me parece bem essa mistura! E não te preocupes com o óleo, porque o que dá realmente sabor neste molho é o gengibre e limão.
        Obrigada por partilhares a tua experiência!
        Beijinhos

      3. Márcia:) creio que a açorda será a próxima tentativa!… Partilharei, claro. Beijinhos, sem me cansar de elogiar o empenho e o bom gosto!:)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s