Muesli

Já falei diversas vezes dos seus benefícios aqui no blog, e é com entusiasmo que falamos sobre este grão, e em especial da sua fibra (o β-glucano), nas aulas de Nutrição Humana. Tentei transparecer este entusiasmo aqui no blog, para motivar o consumo da aveia, e acredito que até tenha resultado, mas é ainda mais desafiante na parte clínica motivarmos os nossos pacientes a optarem pela aveia. O meu professor acredita que a solução está na industria do pão, e que só assim as pessoas começarão a consumir mais cereais integrais, eu acredito que a solução passa por mudar o pequeno-almoço e torná-lo diferente e mais interessante.

Há mais de 100 anos atrás, um médico chamado de Bircher-Bennen, teve uma ideia semelhante, e contrariou os conhecimentos da área da nutrição da altura impondo uma dieta rica em legumes frescos, frutas e cereais integrais aos seus pacientes. Foi assim que nasceu o Muesli, numa versão um pouco diferente da que conhecemos hoje, pois tinha muito mais fruta do que aveia, mas o princípio aplicado na minha receita é o mesmo.

Em que é que consiste o Muesli? Flocos de aveia, oleaginosas e sementes crocantes, frutos secos doces, a vossa fruta fresca preferida cortada, e para mim mais uma pitada de canela, e parece-me óptimo  Aqui abaixo está a minha proposta de receita, mudem consoante os vossos gostos e deixem-me a vossa opinião! 🙂

Muesli
Cerca de 6 a 8 doses (um pouco mais de 1/2 chávena por dose)

3 chávenas de aveia em flocos (podem utilizar também flocos de outros cereais como centeio, cevada, trigo…)
1/2 chávena de amêndoas, avelãs e nozes
1/2 chávena de sementes de girassol e de sementes de abóbora
1/2 chávena de passas, damascos secos (cortados), tâmaras secas (cortados), ou outros frutos secos que preferirem

Junte todos os ingredientes e guarde-os num recipiente fechado.

Para comer o muesli da melhor forma, junte entre 1/2 a 1 chávena de leite ou água (talvez apenas 1/2 chávena, para não ficar muito húmido) ou sumo natural de fruta, com 1/2 chávena de muesli, numa taça e deixe no frigorífico durante a noite. Na manhã seguinte eu gosto de juntar fruta fresca, uma pitada de canela, às vezes um fio de mel ou melaço (as frutas secas já são doces o suficiente, adicione apenas se a fruta fresca que escolher for amarga). Se não quiserem comer o muesli frio, directamente do frigorífico, aqueçam-no um minuto no microondas. Se não quiserem deixar o muesli a demolhar durante a noite, podem também levar a ferver numa panela pequena durante uns 5 minutos ou menos.

English version

Muesli
About 6 to 8 servings (slightly more than 1/2 cup per serving)

3 cups of rolled oats (you can use other whole grain flakes such as rye, barley, wheat …)
1 cup almonds, hazelnuts and walnuts
1/2 cup of sunflower seeds and pumpkin seeds
1/2 cup of raisins, dried apricots, dried dates (cut into pieces)

Combine all ingredients and store in a air-tight container.

To serve the muesli, combine 1/2 to 1 cup of milk or water (maybe just 1/2 cup) or natural fruit juice, with 1/2 cup of muesli in a small bowl and place it in the refrigerator overnight. The next morning I like to add cinnamon, drizzle some honey or molasses, and some pieces of fresh fruit. If don’t want to leave the muesli soaking overnight, you can also cook it in a small pan with 1/2 a cup of liquid for about 5 minutes or less.

Muesli (na manhã seguinte) com um dióspiro bem doce // Muesli (the next morning) with a sweet persimmon