Brownies

BrowniesEsta semana partilho-vos brownies (veganos).

Os brownies, de origem americana, são quadradinhos de bolo de chocolate com um interior húmido e uma crosta levemente tostada. Fiz questão de tornar esta receita um pouquinho mais saudável, cortando no óleo e adicionando-lhe banana, o que dá a mesma humidade e consistência ao bolo. No entanto, não cortei assim tanto no açúcar, mas prometo que não estão muito doces. E também, como não tem ovos, e utilizei apenas farinha de trigo integral, notei que o bolo se desfez ligeiramente a cortar, mas nada demais, como podem ver pelas fotografias.

Chocolate / Brownie

Mais uma nota, recheei os brownies de chocolate picado, mas uma das minhas adições preferidas são nozes ou avelãs, por isso sugiro que experimentem com frutos secos se gostarem, ou até pepitas de cacau que têm um sabor muito amargo que contrastaria bem com o brownie.

Brownies de chocolate veganos

2 chávenas (240g)de farinha de trigo integral (ou outra)
1 ½ chávenas (240g) de açúcar de cana não-refinado
1 chávena (85g) de cacau em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal marinho
½ chávena (80g) de chocolate de culinária picado
½ chávena de banana madura esmagada em puré (cerca de 1 ½ bananas médias a 1 grande)
½ chávena (125ml) de azeite (ou outra gordura da vossa preferência)
1 1/4 chávenas (315ml) de bebida vegetal (arroz, soja, amêndoa…), ou água
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
1 colher de sopa de vinagre de sidra

Junte a farinha, açúcar, bicarbonato, sal e cacau numa taça grande. Pique o chocolate em bocadinhos do tamanho de pepitas de chocolate e junte à taça dos ingredientes secos. À parte, numa outra taça, junte a banana completamente esmagada em puré, o azeite, o leite, as sementes de linhaça moídas e o vinagre. Combine e mistura líquida com os ingredientes secos da outra taça e misture bem. Despeje a massa numa forma untada e polvilhada com farinha. (Utilizei uma forma média, quadrada de 30 por 30cm.) Cozinhe no forno a 175ºC (350ºF) durante cerca de 25-30 minutos, sendo 25 minutos para bownies mais húmidos. Devem repousar na forma até arrefecerem.

Nota: Desta vez, em vez de untar a forma, utilizei papel vegetal porque a forma era de pirex. No entanto, recomendo utilizarem uma forma de metal e untarem-na, pois o bolo agarrou-se um pouco ao papel vegetal.

BrowniesRecipe in English

Vegan Chocolate Brownies

2 cups (240g) whole wheat flour
1 ½ cups (240g) natural cane sugar
1 cup (85g) cocoa powder
2 teaspoons baking soda
½ teaspoon sea salt
½ cup (80g) chopped chocolate
½ cup mashed ripe banana (about 1 ½ medium bananas or 1 large)
½ cup (125ml) olive oil (or other fat of your choice)
1 1/4 cups (315ml) milk (or water)
2 tablespoons of ground flax seeds
1 tablespoon of cider vinegar

Combine flour, sugar, baking soda, salt and cocoa in a large bowl. Chop the chocolate into small pieces the size of chocolate chips and add to the bowl.
In a separate bowl, combine mashed banana, olive oil, milk, flaxseeds and vinegar. Pour the wet mixture into the dry ingredients and mix well. Pour batter into a greased medium pan. Cook brownies for 25-30 minutes at 170ºC (350ºF). After removing the brownies from the oven, let them cool in the pan.