A minha receita de caril

caril de grão4
Adoro experimentar receitas de origens culturais distintas. Trazem-nos sempre um sabor inesperado, uma combinação de alimentos menos conhecida, ou métodos diferentes de preparar ou confecionar os alimentos mais vulgares…
Desta vez viajamos até aos sabores étnicos da Índia, com um caril delicioso de grão e vegetais. E, vez de comprar o caril em pó, decidi fazer a minha própria mistura, com as especiarias em grão, que contém os sabores e aromas mais frescos e apurados.
Misturei o caril em pó com açafrão-da-Índias, leite de coco cremoso, os sabores frescos da lima e dos coentros, e os picantes da pimenta, do gengibre e da malagueta. Cozi no caril cremoso alguns vegetais e grão-de-bico, e, por fim, servi com amendoins tostados crocantes e mais alguns coentros frescos.
caril de grão8

Caril de grão e vegetais, com arroz integral, amendoins e coentros
Serve 2

¼ cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
½ malagueta vermelha, sem sementes, cortada em tiras
1 pedaço de gengibre, do tamanho de uma unha
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de açafrão das Índias
1 folha de louro
Sumo e raspa de ½ lima
80ml de leite de coco
½ pimento vermelho, cortado em tiras
1 cenoura, cortada em rodelas
320g (2 chávenas) de grão-de-bico cozido
Sal e pimenta preta a gosto
10 amendoins, picados
Coentros frescos picados a gosto

Coloque numa panela o alho, gengibre e cebola picados, malagueta, cenoura, pimento, caril, açafrão, sumo e raspa da lima, folha de louro e o leite de coco. Leve a ferver em lume médio-alto. Assim que começar a ferver, reduza o lume, e, se necessário, junte ¼ a ½ chávena (60 a 120ml) de água. Assim que os vegetais estiverem tenros, cerca de 10 a 15 minutos, o grão, e leve novamente a ferver. Ajuste os temperos a gosto.
Retire do lume, e sirva acompanhado de brócolos cozidos e arroz integral cozido, guarnecido com amendoins picados e coentros frescos.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
½ dose desta receita, acompanhado de 3 raminhos de brócolos cozidos e 5 colheres de sopa de arroz integral cozido, contém aproximadamente: 506kcal, 22,6g de proteína, 65,1g de hidratos de carbono, 17,2g de gordura, 15,2g de fibra, 166,0mg de cálcio, 5,8mg de ferro e 3,2mg de zinco
(Valores estimados com base na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007)

Mistura de especiarias (caril)
2 colheres de sopa de sementes de coentros
1 colher de sopa de sementes de cominhos
2 colher de chá de sementes de funcho
½ colher de chá de sementes de mostarda
½ colher de sopa de sementes de cardamomo
½ colher de sopa de pimenta preta em grão
2 pimentas chili secas, em pedaços, sem sementes (como na altura não tinha pimentas chili secas, só frescas, utilizei piripiri, como podem ver pela fotografia)
1 colher de sopa de açafrão (em pó)

Toste as especiarias inteiras (coentros, cominhos, funcho, mostarda, cardamomo e pimenta) e os chilis numa sertã de base dura pequena em lume médio-baixo, mexendo a frigideira com frequência para evitar queimar. Se a sertã não for de base consistente, tenha um cuidado redobrado, e mexa frequentemente as sementes.
Torre durante alguns minutos, até sentir o cheiro perfumado das especiarias. Deixe arrefecer completamente e coloque todas as sementes num moinho elétrico. Também pode usar um almofariz. Adicione o açafrão. Use a mistura de especiarias imediatamente, ou armazene num recipiente fechado durante 1 ou 2 meses.

caril de grão1