Hambúrgueres de grão-de-bico e caril // Curry chickpea burgers

Hambúrgueres de grão-de-bico e caril // Curry chickpea burgers

Esta semana partilho-vos uma das minhas receitas preferidas, e das primeiras que fiz depois de me ter tornado vegetariana. Já sofreu algumas alterações, as primeiras versões eram feitas com pão ralado no lugar da aveia, e também já cheguei a juntar tahini e vegetais.
E é isso mesmo que eu adoro nos hambúrgueres vegetais, a possibilidade de ser criativo, e as infindáveis possibilidades de ingredientes que podemos juntar a esta receita básica, tornando-a única. Juntem os vossos toppings preferidos neste hambúrguer! Eu adoro com alface, cebola, pickles de pepino, como neste receita, mas também fica espectacular com uma fatia de ananás grelhado e molho picante de piripiri, ou outros vegetais como abacate ou até espinafres… Nesta receita também juntei o molho de caju e limão que publiquei recentemente aqui no blog, dando assim mais um sugestão da sua utilização, no entanto, acho que também fica bem com o molho de tahini

Hambúrgueres // Caril

Hambúrgueres de grão de bico e caril
Faz cerca de 5 a 6 hambúrgueres

¼ chávena (25g) de aveia em flocos
3 chávena (520g) de grão de bico cozido (ou uma lata grande)
1 dente de alho
1 colher de chá de caril em pó (receita aqui)
2 a 3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada

Num processador de alimentos reduza a aveia em flocos a farinha. Junte o grão, alho, e os outros temperos. Triture novamente, até a mistura ficar homogénea. Forme 5 ou 6 hambúrgueres. Se não servir todos no mesmo dia, pode guardá-los no congelador, envolvidos em película aderente. Para cozinhar os hambúrgueres, aqueça numa frigideira anti-anderente um fio de azeite e coloque os hambúrgueres, deixe fritar cerca de 3 minutos de um lado, e depois vire cuidadosamente, e frite do outro lado.

Coloque o hambúrguer de grão no pão, juntamente com folhas de alface, rodelas de cebola, pickles de pepino, (…), e o molho de caju e limão desta receita.

Hambúrgueres de grão-de-bico e caril // Curry chickpea burgers

Recipe in English

Curry Chickpea Burgers
Makes 5 to 6 patties

¼ cup (25g) rolled oats
3 cups (520g) cooked chickpeas
1 garlic clove
1 teaspoon curry powder (recipe here)
2-3 tablespoons olive oil
2 tablespoons chopped parsley

In a food processor, grind rolled oats to flour. Add cooked chickpeas, garlic, curry powder, olive oil and parsley, blending the mixture in the food processor until combined. Make 5 to 6 patties. To cook the burger patties, drizzle olive oil in a nonstick pan, and fry them  3 minutes on each side, flipping them carefully.

Place the pattie in a bun, with some lettuce leaves, onion slices, pickles (…), and my cashew lemon sauce.