Barras de cereais com banana, amêndoa e chocolate // Banana almond chocolate granola bars

Barras de cereais com banana, amêndoa e chocolateHá alguns meses, publiquei no blog a minha receita de barras de cereais com amêndoas e ameixas secas, e partilhei convosco uma fórmula que permite fazer em casa barritas de cereais com sucesso. A fórmula permite fazer imensas versões de barras de cereais! Mas claro, eu não podia deixar de continuar a mostrar-vos as minhas. E por isso estou hoje a partilhar-vos esta receita, uma das minhas preferidas, porque combina chocolate, com banana e manteiga de amêndoa.

Estas barritas são ideais para comer ao lanche antes do treino, porque combinam açúcares de absorção rápida para nos dar energia, com hidratos de carbono complexos e fibras da aveia que nos dão saciedade. Proteínas dos frutos gordos e sementes, e também o magnésio, são nutrientes importantes no treino físico e posteriormente na recuperação muscular.

Barras de cereais com banana, amêndoa e chocolate

Barras de cereais com banana, amêndoa e chocolate
Faz 10 a 12 barritas (85 a 70g por unidade)

3 chávenas (280g) de flocos de aveia
1 chávena (~130g) de frutos gordos e sementes (utilizei nestas barritas avelãs e sementes de abóbora e girassol)
¼ chávena (40g) de chocolate negro
9 colheres de sopa (135ml) de mel (ou outros adoçantes líquidos como xarope de arroz)
1/3 chávena de banana madura esmagada
1/3 chávena de manteiga de amêndoa (receita)
1/3 chávena de tâmaras secas
Canela

Triture no processador de alimentos as tâmaras, juntamente com a banana, a manteiga de amêndoa e o mel. À parte, corte as avelãs ou outra oleaginosa que estiver a utilizar em pedaços mais pequenos. Coloque os pedaços numa taça, e adicione as sementes, a aveia em flocos, o chocolate grosseiramente picado e uma pitada de canela ou outra especiaria. Junte a mistura de banana e manteiga de amêndoa. Mexa, envolvendo tudo muito bem.
Numa forma de aproximadamente 20 por 20 cm, coloque papel vegetal e de seguida, a mistura das barras de cereais. Prense a mistura com as costas de um colher, até ficar lisa e de altura uniforme por toda a forma. Leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos, até ficarem douradas, a uma temperatura de 160ºC (325ºF)
Retire as barras do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente durante alguns minutos, retire da forma, deixe arrefecer completamente e coloque no frigorífico. É importante que as barras estejam frias para cortá-las. Se cortarem as barras quentes, provavelmente vão desfazer-se.
As barritas devem ser guardadas num recipiente fechado no frigorífico e aguentam 1 semana. Pode também congelar.

Barras de cereais com banana, amêndoa e chocolateRecipe in English

Banana almond chocolate granola bars
Yields about 10 to 12 bars

3 cups (280g) rolled oats
1 cup (~130g) nuts and seeds (I used hazelnuts, sunflower and pumpkin seeds)
¼ cup (40g) dark chocolate chips
9 tablespoons (135ml) honey (or other natural sweetener)
1/3 cup banana puree
1/3 cup almond butter (recipe)
1/3 dried dates
A pinch of cinnamon

Purée dates in the food processor. Add banana puree, almond butter and honey.
Combine in a bowl: nuts (cut into pieces), seeds, chocolate chips, rolled oats, and a pinch of cinnamon or other spice. Stir in almond butter mixture, and combine.
Line a 8 inch square pan with parchment paper. Transfer the mixture into the baking pan and press the granola bar mixture with a spoon, making sure it is evenly distributed and tightly packed. Bake for approximately 20 to 25 minutes, until golden brown, at a temperature of 160°C (325°F).
Remove bars from the oven and allow to rest at room temperature for a few minutes to cool, remove from the pan and place the bars in the refrigerator, until firm. Cut into 10 to 12 bars, and store the granola bars in an airtight container in the refrigerator for up to 1 week.

22 comments

  1. Que bom aspecto! Especialmente esta última foto, parece que estás a oferecer-nos uma trinca. Há alguns anos deixei de consumir barrinhas de cereais compradas, mas nunca tentei fazer em casa. Estas, assim como as de ameixa são perfeitas e um dia farei com certeza, mas acho que vou faze-las pequeninas porque os meus treinos ainda se resumem só a caminhadas.
    Beijinho

  2. Adoro estas barras! Infelizmente já tentei fazer a outra receita que puseste e não correu lá muito bem! Tens que me dar um workshop :p disso e de cozinhar tofu e seitan! Acho que lhe perdi o jeito.
    letsmaketeanotwar.blogspot.com

  3. Adorei as barrinhas Márcia!!
    Costumo fazer as minhas com granola e tâmaras e sem adoçantes, e ficam muito boas.
    Mas confesso que as tuas me deixaram cheia de vontade de as fazer e provar, só por terem o chocolate :)
    Devem ser tão boas!!
    Um beijinho.

  4. Olá Márcia, parabéns pelo blog, as receitas que vi até agora deixaram-me de água na boca!
    E esta receita veio mesmo a calhar, ainda hoje estava no supermercado a olhar para as barrinhas e a pensar que tinha de arranjar uma receita para fazer umas caseiras! Vou de certeza experimentar :D

    ***

  5. Pingback: Looking back… |
  6. Olá. Vai com o papel vegetal ao frigorífico? Ou seja, tiro da forma com o papel e mantenho assim até ao momento de cortar? Obrigada!

  7. Olá Márcia :) gostava de fazer esta receita mas não tenho processador de alimentos. É possível fazer de outra forma? Um beijinho. Parabéns pelo blog :)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>