Bolinhos de cenoura, centeio e gengibre // Carrot rye ginger muffins

Bolinhos de cenoura, centeio e gengibre

Em menina, sempre que adoecia, o meu pai fazia um xarope de cenoura, açúcar amarelo e canela. Segundo ele, aquele xarope curava qualquer gripe ou constipação. Hoje, lembro-me especialmente da sua doçura e do sabor envolvente da cenoura, e lembro-me de acreditar no meu pai e ir roubar secretamente há noite uma colherzinha do xarope, por ser gulosa e por querer ficar melhor.

Infelizmente, esta semana estive de cama, algo que já não me acontecia há uns bons anos! E para me animar, depois de uns dias parada e sem vontade alguma de entrar na cozinha, fiz estes bolinhos com os sabores de uma parte da minha infância. Não muito doces, com o sabor envolvente da cenoura e um cheirinho de gengibre e canela.

Cenouras // Bolinhos de cenoura, centeio e gengibre Bolinhos de cenoura, centeio e gengibre

Faz cerca de 10 bolinhos médios, ou 8 grandes

1 1/2 chávenas (180g) de farinha (eu usei metade de farinha trigo integral e a outra metade de centeio)
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 chávena (120ml) de leite (utilizei de soja)
1/2 chávena (110g) de açúcar demerara
1/2 chávena (120ml) de azeite
1 chávena de cenoura ralada (aproximadamente 2 cenouras médias)
1 colher de sopa de vinagre

10 avelãs (opcional)

Coloque as formas de papel para os queques nas formas metálicas adequadas ou se não estiver a utilizar as forminhas de papel, unte as formas metálicas para os queques não colarem.
Numa taça grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, sal, canela e gengibre. Numa outra tigela, misture o açúcar, azeite, leite e cenoura ralada. Adicione à mistura de farinha, mexendo bem. Por fim, adicione o vinagre e envolva. Divida a massa pelas formas. Pode picar uma avelã por cima de cada bolinho.
Leve ao forno durante 20 minutos a uma temperatura de 200 ºC, ou até inserir um palito no centro de um queque e este sair completamente limpo. Deixe muffins de esfriar por 5 minutos. Retire da panela e deixe esfriar sobre grelha. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Bolinhos de cenoura, centeio e gengibre
Recipe in English

Carrot rye ginger muffins

Makes 10 muffins

1 1/2 cups (180g) flour (I used ¾ whole wheat and ¾ rye flour)
1 teaspoon baking powder
1/2 teaspoon baking soda
1/4 teaspoon sea salt
1 teaspoon ground cinnamon
1 teaspoon ground ginger
1/2 cup non-dairy milk
1 tablespoon apple cider vinegar
1/2 cup demerara sugar
1/2 cup olive oil
1 cup finely shredded carrot

10 hazelnuts (optional)

Line a muffin cups with paper liners or grease the tins.
In large bowl mix flour, baking powder, baking soda, salt, cinnamon and ginger. In another bowl, whisk together sugar, olive oil, milk and shredded carrot. Add to flour mixture, stirring until just combined. Finally, add vinegar. Divide batter equally among prepared muffin cups. Chop a hazelnut over each muffin.
Bake for 20 minutes at a temperature of 400ºF (200ºC), or until toothpick inserted in center comes out clean. Let muffins cool for 5 minutes. Remove from pan and cool on wire rack. Serve warm or at room temperature.