Bolonhesa de lentilhas // Lentil Bolognese

Entre a faculdade e as minhas responsabilidades, tenho encontrado algum tempo todas as semanas para partilhar convosco aquilo que cozinho. E normalmente corre tudo bem. Excepto quando avaliações da faculdade, se misturam com desastres na cozinha nos mesmos dias. Aí, os nervos sobem-me à cabeça, e fico frustrada quando algo que ambicionava partilhar com vocês, não o é. Felizmente, tenho sempre uma lista mental de receitas alternativas.

Mas esta receita, não foi só a alternativa de hoje. É a alternativa comum das sextas feiras à noite, quando o frigorífico está quase vazio. Acho que é a receita perfeita para gastar “os restos” da semana. E geralmente, quando abro o frigorífico, surgem situações do género: “Ainda ficaram aqui 2 cogumelos sozinhos?“, com lentilhas é que ficam bem… “A avó apanhou um saco de espinafres?” Não me lembro de vegetal que ficasse melhor com massa… Ou, “Ah, a mãe não gastou a courgette na sopa?Bota p’rá panela…

Em menos de meia hora, prometo uma receita deliciosa, com poucos ingredientes e barata. Mas fiquem a saber, não tem muito a haver com a tradicional, de carne. Não procuro imitar a textura. As lentilhas tem a sua própria personalidade. Mas a minha parte preferida, o molho, está lá, a dar sabor às lentilhas.

Louro, alho e esparguete

Bolonhesa de lentilhas
Serve 2 pessoas

1/2 chávena (50g) de lentilhas secas (coloque-as de molho durante algumas horas, com uma chávena de água)
1 a 2 colheres de sopa de azeite
1/4 a 1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 colher de chá de pimentão doce em pó
1/4 colher de chá de pimenta cayenne em pó
2 folhas de louro
1 tomate médio maduro (congelado, enlatado, fresco, como preferirem)
1/2 colher de chá de orégãos
Vegetais, opcional: Utilizei algumas folhas de espinafres, cortadinhas e 2 cogumelos frescos
Salsa fresca picada
Sal, a gosto

Salteie a cebola e o alho picados no azeite. Junte as especiarias, o louro e o tomate, pelado e cortado em cubos. Assim que o tomate ficar completamente reduzido a molho, junte as lentilhas (e a água em que estiveram de molho). Deixe cozer durante uns 10 minutos (se não demolhou as lentilhas, deixe cozer mais alguns minutos). Se necessário, junte mais água. Adicione agora o sal, salsa picada e os vegetais. Cozinhe mais 5 minutos.

Sirva com esparguete (integral, ou não).

Nota: Depois de ter acabo de cozinhar as lentilhas, preparei a mesa para tirar fotografias, e coloquei o esparguete a cozer. No momento em que me preparava para empratar, as lentilhas, quase inexplicavelmente, tinham absorvido bastante líquido, e por isso o molho tinha ficado bastante reduzido. Não é que eu me importe, mas se gosta de uma bolonhesa com bastante molho, junte pelo menos mais 1/2 chávena de água (ou de vinho branco).

Bolonhesa de lentilhas

Recipe in english

Lentil Bolognese
Serves 2

1/2 cup (50g) dried brown lentils (soak lentils for a few hours, with 1 cup of water)
1-2 tablespoons olive oil
1/4 to 1/2 onion
2 garlic cloves
1/2 teaspoon red bell pepper powder
1/4 teaspoon of cayenne pepper
2 bay leaves
1 ripe medium tomato
1/2 teaspoon dried oregano
Vegetables, optional: I added some spinach leaves, and 2 fresh mushrooms
Chopped parsley
Salt, to taste

Sauté minced onion and garlic  in olive oil. Add spices, bay leaves and tomato, already peeled and diced. Once the tomato is completely reduced to sauce, add lentils (and soaking water). Cook lentils for about 10 minutes. If necessary, add more water. Finally, add salt, chopped parsley and vegetables. Cook for 5 minutes more, until the vegetables and lentils are nicely cooked.

Serve with spaghetti.