Papas de amaranto com banana caramelizada // Amaranth porridge with caramelized banana

Papas de amaranto com banana caramelizada

Alguns meses atrás resolvi comprar uma embalagem de um grão com um aspecto muito semelhante à quinoa. Pensei que depois de cozido teria uma textura solta e suave, mas no lugar disso acabei com umas papas, de textura mesquinha e sabor desinteressante. Depois desta desilusão, fiz a minha pesquisa, e descobri que o amaranto, é um pseudo-cereal, e que de facto, serve essencialmente para fazer papas.
Decidi dar uma segunda chance a este grão pequenino, e cozinhá-lo com a intenção de fazer umas papas diferentes para o pequeno-almoço. Mas a sabor estranho continuava lá, mesmo juntando alguma fruta por cima, e a textura também.

Passados alguns meses, vi uma das melhores receitas de papas de aveia de sempre. É da autoria da Sandra Guimarães, do Papacapim, e utiliza banana caramelizada, que transforma completamente o sabor de qualquer papa. Só há pouco tempo é que me lembrei de associar os dois, e experimentar o meu desastre com uma das melhores receitas que conheci, e não fiquei surpreendida com os resultados. De sabor naturalmente adocicado e uma textura melhorada, finalmente tinha conseguido reaproveitar este grão. Agora, partilho-vos esta receita, para quem, como eu, não conseguiu dominar a estranheza deste pseudo-cereal.

Papas de amaranto com banana caramelizada

Papas de amaranto com banana caramelizada
Faz 1 dose

1/4 chávena de amaranto
3/4 a 1 chávena (180ml a 240ml) de leite vegetal
1 banana
1 fio de mel, opcional
Algumas avelãs
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas

Coloque a demolhar o amaranto na noite anterior em água. Só para eliminar os fitatos e antinutrientes presentes. Razão pela qual também demolho leguminosas. No entanto é opcional! No dia seguinte escorra a água e coloque o amaranto e leite numa panela. Aqueça em lume brando. Enquanto o amaranto coze lentamente, caramelize as fatias de banana, colocando-as numa sertã anti-aderente (tal como na fotografia). Assim que os lados das fatias fiquem dourados, esmague a banana com um garfo e junte-a ao amaranto, que já deve estar a ferver. O amaranto deve cozer uns 15 minutos. Assim que estiver cozido, junte canela e um fio de mel, e triture com uma varinha mágica, se não gostar da textura do amaranto.
Coloque as papas numa taça, juntamente com uma colher de sopa de linhaça (+ Omega3! ;)), e algumas avelãs picadas, que também podem ser demolhadas.

Papas de amaranto com banana caramelizada

Amaranth porridge with caramelized banana
1 serving

1/4 cup amaranth
3/4 to 1 cup (180ml to 240ml) non-dairy milk
1 banana
A drizzle of honey, optional
Some hazelnuts
1 tablespoon of ground flax seeds

Soak amaranth overnight. The next day drain soaking water and place amaranth and milk in a small saucepan. Cook over low heat. While amaranth is slowly cooking, place banana, cut into pieces, in a hot non-stick skillet, and cook until golden brown. Once the slices are golden, mash banana with a fork and add to the amaranth porridge. Once the amaranth is cooked, add a dash of cinnamon, maybe a drizzle of honey, and if you don’t like the amaranth texture, blend the porridge with a hand blender.
Serve porridge in a bowl, add a tablespoon of flaxseed, and some chopped hazelnuts.

8 comments

  1. Também fiquei decepcionada com a textura do amaranto cozido, Márcia, por isso deixei esse pseudo-grão pra lá (apesar de ser tão nutritivo). Mas a ideia de transforma-lo em papa é muito boa…

  2. É a única forma que consigo comer amaranto! No inverno fiz umas papinhas com abóbora inspiradas numas da Sarah Britton que ficaram deliciosas! Mas estas com banana também devem ser qualquer coisa!! ;) *

  3. Olá Márcia! Também eu não gostei de amaranto em forma de papas, razão pela qual comecei a comprá-lo em flocos e a ingeri-lo assim somente com leite de soja (com leite de avelã também experimentei, mas os preços do leite de avelã continuam elevadíssimos). Insisti no amaranto porque, nas minhas curtas pesquisas, apercebi-me realmente do seu valor e é óptimo encontrar uma alternativa de receita. Beijinhos

  4. Tenho cá amaranto Márcia, e para além das papinhas só usei numas bolachas e em pão.
    E gostei :) Adorei as tuas papas com essas bananas :)
    Lindas as fotos! Um beijinho.

  5. Delicioso! tinha amaranto no armário há tanto tempo e nunca mais peguei nele. Agora com esta receita, todos os domingos a faço! As bananas só ficaram perfeitas quando fiz com bananas biológicas! Obrigada por estas receitas maravilhosas e nutritivas:)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>