“Mousse” de chia e chocolate

Desde que comecei a ter um maior interesse na área de nutrição e na alimentação natural, afugentei os alimentos processados e os açúcares refinados da alimentação corrente. Comecei a utilizar mais frequentemente os adoçantes naturais, e ainda alguns açúcares ditos integrais. Mas atualmente procuro ainda mais substituições. Adoro desafiar a culinária, e por isso vou tentar partilhar-vos mais sobremesas completamente isentas de açúcares adicionados. A desta semana é adoçada com tâmaras, e tem uma consistência deliciosa, graças às sementes de chia.

Sementes de chia / Pudim de chia e chocolateSementes de chia

As sementes de chia são sementes comestíveis provenientes de uma planta do deserto mexicano com o nome de Salvia hispânica. A sua utilização pelos humanos remonta às antigas culturas Maia e Asteca(1). Atualmente tem merecido uma especial atenção, por ser considerado um superalimento, devido à sua quantidade invulgar de Ácidos Gordos Polinsaturados Omega 3, e até de cálcio. Em apenas 1 colher de sopa (10g), estas pequenas sementes concentram 49kcal, 3.7g de fibra, 1.5g de ácidos gordos Omega 3, 63mg de cálcio (6.3% DDR), e 9.5% da DDR de fósforo(2). É também de referir que, ao contrário das sementes de linhaça, não precisam de ser moídas antes de ser consumidas, e que podem ser digeridas facilmente pelo organismo.

Têm um sabor característico leve, e por isso não é difícil encontrar utilizações para estas sementes. Adicione-as a batidos, papas, cereais cozidos, bolos, queques ou iogurte.

1. Cahill JP. Ethnobotany of Chia, Salvia hispanica L. (Lamiaceae). Economic Botany. 2003; 57(4):604-18.
2. http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3061/2

Morangos / Pudim de chiaMousse de chia e chocolate

Serve 2 tacinhas

3 colheres de sopa de sementes de chia
1 chávena de leite vegetal (ou água)
2 a 3 colheres de sopa de cacau em pó
4 tâmaras

Hidrate as sementes de chia no leite (ou água), durante 15 minutos numa taça ou copo. Coloque o liquído, juntamente com as sementes num liquidificador, assim como o cacau e as tâmaras sem caroço e cortadas em pedaços. Triture até obter um creme leve. Prove, ajuste o sabor do cacau e a doçura a gosto. Sirva em duas tacinhas, com raspas de chocolate, e fruta. Leve ao frigorífico para ganhar mais consistência.

Pudim de chia e chocolate

Recipe in English

Chocolate chia pudding

Yields 2 puddings

3 tablespoons chia seeds
1 cup non-dairy milk (or water)
2 to 3 tablespoons cocoa powder
4 dates

Hydrate chia seeds in milk or water for 15 minutes in a glass. Transfer chia seeds and milk to blender, and add cocoa powder and dates, already pitted and chopped. Blend until achieving a soft cream. Adjust sweetness to taste. Serve in to glass bowls, topped with grated chocolate and fruit.

17 comments

  1. Parece uma ideia bem interessante! Já há algum tempo que procuro alternativas mais saudáveis para a mousse de chocolate (vivo com um chocolatólico assumido), mas ainda não encontrei a tal. Já experimentei com abacate (o horror) e com tofu (não tão má, mas mesmo assim nada de especial). Agora que vi esta vou experimentar também ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

  2. Márcia, que delícia. Nunca tinha pensado em bater a chia. Uso, basicamente, pra substituir os ovos, já que ela é liposolúvel e dá aquela consistência (em algumas receitas). Conhecia o mousse com abacate mas agora vou tentar tua receita já que chia é um ingrediente que não falta na minha cozinha! Beijo! ^^

  3. Márcia, tudo o que ajudar maníacos do chocolate (me confesso!) a consumi-lo de forma, como dizer, “salutar”, é tããão bem-vindo!!! Beijinhos e obrigada por mais esta sugestão – a experimentar impreterivelmente no fim-de-semana:)

  4. Pingback: Looking back… |

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>