Pudim de chia com chocolate // Chia chocolate pudding

Desde que comecei a ter um maior interesse na área de nutrição e na alimentação natural, afugentei os alimentos processados e os açúcares refinados da alimentação corrente. Comecei a utilizar mais frequentemente os adoçantes naturais, e ainda alguns açúcares ditos integrais. Mas atualmente procuro ainda mais substituições. Adoro desafiar a culinária, e por isso vou tentar partilhar-vos mais sobremesas completamente isentas de açúcares adicionados. A desta semana é adoçada com tâmaras, e tem uma consistência deliciosa, graças às sementes de chia.

Sementes de chia / Pudim de chia e chocolateSementes de chia

As sementes de chia são sementes comestíveis provenientes de uma planta do deserto mexicano com o nome de Salvia hispânica. A sua utilização pelos humanos remonta às antigas culturas Maia e Asteca(1). Atualmente tem merecido uma especial atenção, por ser considerado um superalimento, devido à sua quantidade invulgar de Ácidos Gordos Polinsaturados Omega 3, e até de cálcio. Em apenas 1 colher de sopa (10g), estas pequenas sementes concentram 49kcal, 3.7g de fibra, 1.5g de ácidos gordos Omega 3, 63mg de cálcio (6.3% DDR), e 9.5% da DDR de fósforo(2). É também de referir que, ao contrário das sementes de linhaça, não precisam de ser moídas antes de ser consumidas, e que podem ser digeridas facilmente pelo organismo.

Têm um sabor característico leve, e por isso não é difícil encontrar utilizações para estas sementes. Adicione-as a batidos, papas, cereais cozidos, bolos, queques ou iogurte.

1. Cahill JP. Ethnobotany of Chia, Salvia hispanica L. (Lamiaceae). Economic Botany. 2003; 57(4):604-18.
2. http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3061/2

Morangos / Pudim de chiaPudim de chia com chocolate

Faz 2 pudins

3 colheres de sopa de sementes de chia
1 chávena de leite vegetal (ou água)
2 a 3 colheres de sopa de cacau em pó
4 tâmaras

Hidrate as sementes de chia no leite (ou água), durante 15 minutos numa taça ou copo. Coloque o liquído, juntamente com as sementes num liquidificador, assim como o cacau e as tâmaras sem caroço e cortadas em pedaços. Triture até obter um creme leve. Prove, ajuste o sabor do cacau e a doçura a gosto. Sirva em duas tacinhas, com raspas de chocolate, e fruta. Leve ao frigorífico para ganhar mais consistência.

Pudim de chia e chocolate

Recipe in English

Chocolate chia pudding

Yields 2 puddings

3 tablespoons chia seeds
1 cup non-dairy milk (or water)
2 to 3 tablespoons cocoa powder
4 dates

Hydrate chia seeds in milk or water for 15 minutes in a glass. Transfer chia seeds and milk to blender, and add cocoa powder and dates, already pitted and chopped. Blend until achieving a soft cream. Adjust sweetness to taste. Serve in to glass bowls, topped with grated chocolate and fruit.

About these ads

15 comments

  1. Adorei a ideia! Nunca comprei sementes de chia mas já ando a acumular receitas com elas para experimentar, acho que esta vai ser a logo a primeira!! :)

  2. Parece uma ideia bem interessante! Já há algum tempo que procuro alternativas mais saudáveis para a mousse de chocolate (vivo com um chocolatólico assumido), mas ainda não encontrei a tal. Já experimentei com abacate (o horror) e com tofu (não tão má, mas mesmo assim nada de especial). Agora que vi esta vou experimentar também ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

  3. Márcia, que delícia. Nunca tinha pensado em bater a chia. Uso, basicamente, pra substituir os ovos, já que ela é liposolúvel e dá aquela consistência (em algumas receitas). Conhecia o mousse com abacate mas agora vou tentar tua receita já que chia é um ingrediente que não falta na minha cozinha! Beijo! ^^

  4. Márcia, tudo o que ajudar maníacos do chocolate (me confesso!) a consumi-lo de forma, como dizer, “salutar”, é tããão bem-vindo!!! Beijinhos e obrigada por mais esta sugestão – a experimentar impreterivelmente no fim-de-semana:)

  5. Deve ser tão delicioso Márcia!
    Daquelas receitas que apetece fazer logo e comer com gosto e sem culpa.
    Adoro com as sementes de chia :) Beijinho.

  6. Pingback: Looking back… |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s