Bolo gelado de morangos e chocolate // Strawberry chocolate ice cream cake

Bolo gelado de morangos e chocolateEm meados do mês de Maio, não poderia faltar uma sobremesa com um dos melhores frutos da Primavera, e um dos meus preferidos, os morangos.

Morangos. Recheados de vitaminas, fibra e de antioxidantes como os polifenóis, os morangos são um fruto de características únicas. Em apenas 1 chávena, encontramos 150% da Dose Diária Recomendada de Vitamina C, e quantidades consideráveis de manganésio e potássio. Mas os morangos não se ficam por aqui, o seu conteúdo em fitonutrientes é admirável, e tem provado ser um dos frutos com maior capacidade antioxidante e anti-inflamatória. E é devido à presença destes maravilhosos fitiquímicos, que se têm realizado pesquisas acerca do benefício do consumo de morangos nas áreas da saúde cardiovascular, regulação dos açúcares no sangue, (associados à diminuição do risco de diabetes tipo 2) e à prevenção de determinados tipos de cancro. (Fonte: WHFoods)

Bolo gelado de morangosOriginalmente, este bolo gelado pretendia recriar os bolos gelados comercialmente disponíveis, numa versão feita em casa, com ingredientes naturais, possivelmente com menos açúcares adicionados, e isento de lacticínios. Mas aviso que este bolo tem uma textura única, diferente da dos bolos mencionados.Ainda assim, foi muito bem aceite pelos gulosos cá de casa.

Bolo gelado de morangos e chocolate (sem lactose, sem glúten, cru, vegan)

Base
1 chávena de amêndoas (também misturei algumas avelãs)
Cerca de 9 tâmaras (se estiverem muito secas demolhe-as durante 1 ou 2 horas)
¼ colher de chá de sal marinho

Recheio
3 chávenas de cajus, demolhados durante a noite (mínimo: 4h)
½ chávena de óleo de coco não refinado, derretido
½ chávena de mel (ou outro adoçante líquido)
¼ chávena de água
¼ chávena de sumo de limão
½ chávena de morangos

Lascas de chocolate (opcional)
40g de chocolate negro – derreta o chocolate, e espalhe com uma colher em papel vegetal. Leve ao frigorífico, e assim que solidificar parta as lascas e decore o bolo.

Junte num processador de alimentos as amêndoas, as tâmaras (demolhadas ou não) e o sal marinho e triture até a massa ficar bem moída. Deve testar a massa para verificar a consistência, isto é, pegue num pouco de massa com a mão e pressione com o dedo indicador e o polegar, se a massa se mantiver unida está pronta, se não, deve juntar mais tâmaras para ligar melhor a massa. Coloque a base numa forma redonda (diâmetro 20cm, a minha era de 22cm, e ainda assim achei que o bolo ficou baixo). Se a forma não for de tampa removível, coloque película aderente, para posteriormente ser mais fácil a remoção do bolo da forma. Pressione bem a massa, para fazer uma camada uniforme no fundo da forma.
Misture no processador de alimentos, todos os ingredientes da receita do recheio, com excepção dos morangos. Triture, vá provando e ajuste a quantidade de adoçante e limão a gosto. O recheio deve ficar suave e homogéneo.
Coloque cerca de 2/3 a ¾ do recheio na forma, e com uma colher alise a superfície. Triture o restante creme com os morangos, e coloque novamente por cima da última camada.
Leve o bolo ao congelador até solidificar, cerca de 2h.
Retire o bolo da forma e sirva acompanhado de frutas frescas da época.

Bolo gelado de morangos

Recipe in English

Strawberry chocolate frozen cake

Base
1 cup almonds (I added some hazelnuts)
About 9 dates (if they are dry, soak for 1 to 2 hours)
¼ teaspoon sea salt

Filling
3 cups cashews, soaked overnight (minimum 4 hours)
½ cup of unrefined coconut oil, melted
½ cup honey (or other liquid sweetener)
¼ cup of water
¼ cup of fresh lemon juice
½ cup of strawberries

Chocolate decoration (optional)
40g dark chocolate – melt the chocolate and spread into a thin layer with a spoon on parchment paper. Refrigerate, and break chocolate into pieces and decorate the cake.

Combine in a food processor: almonds, dates and sea salt and grind until the dough is well ground. To test the crust, press a bit of dough between your fingers, if the dough remains together it’s ok to go, if it doesn’t, add more one or two dates to the food processor. Scoop out crust mixture into a 20cm spring-form pan (I don’t have a spring form pan, so I lined with saran wrap a regular 22cm pan), and press firmly to make an even layer on the bottom of the pan.
Combine in food processor all filling ingredients, except strawberries. Blend until you achieve a creamy and smooth dough. Taste and adjust sweetness.
Place about 2/3 to ¾ of the filling in the pan, and with a spoon smooth the surface. Blend the remaining dough with the strawberries, and pour on top of the last layer.
Place cake in the freezer for about 2 hours, until solid.
Remove cake from the pan and serve with fresh seasonal fruit.

15 comments

  1. Este bolo faz-me lembrar um da Sarah Britton que está na minha lista para fazer. O teu ficou lindo, agora estou ainda mais ansiosa para experimentar um bolo destes!

  2. Que linda receita!!!!! Mas fiquei com uma duvida…. Quando vc diz 3 chavenas de caju, vc quer dizer a fruta ou castanhas de caju ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>