Salada mediterrânica de lentilhas e foccacia // Mediterranean lentil salad and foccacia

Salada mediterrânica de lentilhas e foccaciaSe de alguma forma me pedissem para descrever a minha alimentação, diria que as suas raízes são profundamente mediterrânicas. Pois, apesar de nos anos recentes a globalização ter afectado fortemente a forma como nos alimentamos, acredito, que se deixarmos de lado os produtos processados, as refeições rápidas, e se reservássemos mais tempo para a refeição e para o convívio, algumas tradições provavelmente voltariam a fazer sentido para a maioria.

Uma alimentação rica em cereais integrais, leguminosas, azeite com as maravilhosas gorduras monossaturadas e os compostos fenólicos, as azeitonas também, a presença rica de hortofrutículas (ups, esta receita não é um bom exemplo disso, mas juro que ao lado da mesa estava um prato de salada de verdes), ervas aromáticas e outras plantas selvagens, e finalmente os frutos gordos e sementes. São alguns dos aspectos que coincidem com a tão afamada alimentação mediterrânica, mas não só. A sazonalidade é também demarcada, assim como o recurso a poucos produtos processados, culinária simples mas cuidada e deliciosa, e claro, o convívio à refeição. Não são as melhores refeições aquelas que partilhamos com os nossos?

Salada mediterrânica de lentilhas e foccaciaSalada de lentilhas com tomate seco

½ chávena de lentilhas castanhas secas
½ chávena de tomate seco (reidratado)
¼ chávena de salsa picada
¼ cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
¼ colher de chá de pimenta preta

Coza as lentilhas em água durante aproximadamente 15 – 20 minutos, até que as lentilhas fiquem suaves, mas sem se fragmentarem. Tempere com sal, no final da cozedura. Escorra-as e coloque-as numa taça.
Junte os restantes ingredientes na mesma taça, envolvendo as lentilhas nos temperos. Sirva acompanhado de vegetais de folha verde crus, como alface, agriões e rúcula, e também da foccacia deliciosa descrita na receita abaixo.

Foccacia (com farinha de trigo integral)

Nesta receita utilizei quase a mesma quantidade de farinha de trigo integral e farinha de trigo branca. Procure aumentar ou diminuir a proporção de farinha de trigo integral a gosto, sem alterar o peso total das farinhas da receita.

2 colheres de chá (8g) de fermento
1 colher de chá (5g) de açúcar mascavado
1 1/2 chávenas (360ml) de água morna
2 colheres de sopa de azeite para a massa, + 2 colheres de sopa para cobrir
2 chávenas (250g) de farinha de trigo integral
1 2/3 chávenas (200g) de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
Ervas aromáticas secas

Na taça grande, junte o fermento e o açúcar na água, e deixe o fermento actuar. Adicione 2 colheres de sopa de azeite, as farinhas, o sal, e misture. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse, acrescentando farinha, se necessário, durante 10 minutos, até a massa ficar elástica e suave.
Coloque a massa numa taça grande untada com azeite. Cubra a taça com película aderente, e deixe crescer num local morno durante 1 ½ a 2 horas, ou no frigorífico durante 4 a 8 horas, até que a massa atinja a dobro do volume.
Sove a massa, e coloque outra vez na mesma taça, coberta, durante mais 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Coloque papel vegetal numa forma e unte com azeite. Molde a massa na forma de um rectângulo. Para fazer isso de forma eficiente, pressione a massa, e espere 5 minutos para o glúten “relaxar”, em seguida, volte a pressionar, e repita até que a massa atinja o tamanho certo. Cubra com um pano e deixe a massa descansar mais 30 minutos. Antes de levar ao forno, faça vários furos na massa com os dedos, regue com o restante azeite, e salpique com ervas aromáticas secas.
Leve ao forno durante 25 minutos, até a foccacia ficar douradinha. Deixe arrefecer, e sirva acompanhada de uma boa salada, ou recheada.

foccaciaRecipe in English

Lentil sundried tomato salad
½ cup of dried brown lentils
½ cup of dried tomatoes (soaked in water or oil)
¼ cup of chopped parsley
¼ chopped onion
2 tablespoons olive oil
1 tablespoon balsamic vinegar
¼ teaspoon black pepper

Boil the lentils in water for about 15 – 20 minutes, until lentils are soft, but haven’t started to fragment. Season with salt, at end of cooking. Drain them and place them in a bowl.
Add the remaining ingredients in the same bowl, involving lentils in seasonings. Serve with raw green leafy vegetables such as lettuce, watercress or arugula, and also serve with the delicious foccacia described in the recipe below.

Whole-Wheat Focaccia

2 teaspoons (8 grams) active dry yeast
1 teaspoon muscavado sugar
1 1/2 cups (360ml) lukewarm water
2 tablespoons olive oil for dough, + 2 more for drizzling
2 cups (250 grams) whole-wheat flour
1 2/3 cups (200g) all-purpose flour
2 teaspoons salt
Dried herbs for seasoning (basil and oregano)

Dissolve yeast in the water with the sugar as directed. Stir in olive oil, whole-wheat flour, salt and all-purpose flour, until the dough can be scraped out onto a floured work surface. Knead, adding flour as necessary, for 10 minutes, until the dough is elastic.
Place the dough in a greased large bowl. Cover with plastic wrap and let rise in a warm spot for 1 ½ to 2 hours, or in the refrigerator for 4 to 8 hours, until volume has doubled.
Punch down the dough. Cover with plastic and let the dough rest for 15 minutes.
Preheat the oven to 200ºC (400ºF). Line a pan with parchment and oil generously. Shape the dough into a rectangle the size of the sheet pan. To do this efficiently, press out the dough, stop and wait 5 minutes for the gluten to relax, then press again, and repeat until the dough reaches the right size. Cover with a towel and let rest for 30 minutes. Just before baking, use your fingers to dimple the dough all over, drizzle on two tablespoons of olive oil and sprinkle dried herbs.
Bake for about 25 minutes, until deep golden brown. Let cool, and serve with a good salad.