Barritas de chocolate e amêndoa que não precisam de ir ao forno

barrasMais uma vez um snack bem guloso. Para contrastar com a granola, (as outras) barritas, manteigas (…) Ups, pronto, admito que se calhar sou um pouco gulosa… Mas para snacks, até conseguem ser saudáveis, se consumidos em moderação… A receita de hoje, não tem qualquer açúcar adicionado, porque contém os açúcares naturalmente presentes nas tâmaras (e acreditem que não precisa de mais), e tem ainda frutos gordos e aveia. A combinação de estes 3 ingredientes, deu umas barrinhas de aspecto duvidoso, mas de sabor surpreendentemente adocicado e saboroso, e uma textura cremosa, que quase se derrete na boca.

Como consumir estas barritas? Leve-as embrulhadas em papel vegetal na mala, e coma a meio da manhã ou da tarde, dão saciedade para a próxima refeição.

barrasBarritas energéticas de amêndoa, chocolate e aveia, que não vão ao forno (receita adaptada do site: The Kitchn)

Faz 6 barritas

1 chávena (~140g) de amêndoas (também juntei algumas nozes e avelãs)

1 chávena de tâmaras (cerca de 15 tâmaras)

1/2 chávena de cranberries (ou outro tipo de fruto seco da vossa preferência)

1/2 chávena (45g) de aveia em flocos (podem ser finos)

2 colheres de sopa de cacau

Coloque as amêndoas no processador de alimentos e triture, para ficarem grosseiramente picadas. Junte o cacau, os cranberries e aveia, e triture. Com o processador de alimentos ligado, junte as tâmaras uma a uma, para não exigir muito da máquina. Assim que a massa começar a formar uma bola, e ficar bem unida, a massa está pronta.

Coloque a massa numa forma de pão revistada de película anti-aderente ou papel vegetal, e achate com uma colher a superfície da massa. Leve a forma ao frigorífico durante 1h. Corte a massa em 6 barritas, e guarde no frigorífico.

barrasRecipe in English

No bake energy bars, with almonds, chocolate and oats (adapted from: The Kitchn)

Makes 6 bars

1 cup (~ 140g) almonds (I also added some walnuts and hazelnuts)

1 cup dates (about 15 dates)

1/2 cup of cranberries (or other dried fruit of your choice)

1/2 cup (45g) rolled oats (or instant)

2 tablespoons cocoa powder

Place the almonds in a food processor and grind. Add cocoa, cranberries and oats. With the food processor running, add the dates one by one. Once the ingredients clump together and gather into a ball, the dough is ready.

Place the dough in a bread pan lined with parchment paper, and flatten the surface of the dough with a spoon . Let the dough chill for at least an hour in the refrigerator. Cut into 6 bars, and store in the refrigerator.