Hambúrgueres de feijão preto com chutney de manga

As três semanas que mais temia este ano já estão quase a acabar felizmente, e os exames até têm revelado bons resultados. Afinal, uma agenda, muita organização e reflexão das minhas prioridades são elementos chave para separar o meu hobbie, dos estudos, e ainda assim, conseguir ter sucesso em ambos.

A gestão do tempo é o mais importante quando nos vemos perante, hum, 4 exames em 6 dias. E a gestão de tempo implica mudar alguns hábitos e enraizar outros. No meu caso, por exemplo, obrigou-me a ser criativa, e imaginar refeições rápidas, como hambúrgueres de feijão. Sempre prontos no congelador, seria só aquecê-los e juntar aos acompanhamentos que a minha mãe prepara (geralmente: sopa + arroz + vegetais salteados + hambúrguer de feijão). Assim, tenho a minha fonte proteica vegetal assegurada na refeição principal, e não preciso de perder muito tempo a pensar nas refeições principais, ou a cozinhar. Apesar de, às vezes, até saber bem pensar em mais alguma coisa senão tipos de glândulas localizadas no pâncreas, ou a quantidade de água em ml por kg de peso que um atleta precisa antes de um treino.

Hambúrguer de feijão preto

Esta receita surgiu assim, pela sua simplicidade e por ser prática nestes dias corridos, e depois de ter feito aquela receita de chutney de manga, foi só conjugar as duas ideias, para fazer uma refeição saborosa, digna de aparecer aqui no blog. E vocês? Que estratégias têm para perder pouco tempo a cozinhar no dia-a-dia?

Hambúrgueres de feijão preto

Faz cerca 6 hambúrgueres

½ chávena (80g) de caju
2 ½ chávenas (520g) de feijão preto cozido (ou uma lata grande), escorrido
1 dente de alho, picado
½ cebola, picada
1 colher de sopa de azeite
¼ colher de chá de pimenta cayenne
½ colher de chá de pimentão doce em pó (colorau)
½ colher de chá de cominhos em pó
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de amido de milho

Toste os cajus numa sertã (sem gordura), durante alguns minutos, até ficarem torradinhos. Leve ao processador de alimentos, e triture até ficar reduzido a farinha. Salteie a cebola e o alho no azeite. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos, e triture até a massa ficar homogénea e suficientemente consistente para formar 6 hambúrgueres. Se não servir todos no mesmo dia, pode guardá-los no congelador, envolvidos em película aderente. Para cozinhar os hambúrgueres disponha-os num recipiente próprio para ir ao forno, e coloque no forno pré-aquecido a 175ºC (350ºF) cerca de 15 a 20 minutos, virando-os uma vez a meio do tempo de cozedura. Ou, aqueça numa frigideira anti-anderente um fio de azeite e coloque os hambúrgueres. Deixe fritar cerca de 3 minutos de um lado, virando cuidadosamente, para fritar do outro lado.
Coloque o hambúrguer de feijão no pão, juntamente com folhas de alface, rodelas de cebola, pickles de pepino, (ou outros acompanhamentos que prefira…), e chutney de manga desta receita.

Hambúrguer de feijão preto
Recipe in English

Black bean burgers

Makes about 6 patties

½ cup (80g) cashew nuts
2 ½ cups (520g) of cooked black beans (or one large can), drained
1 garlic clove, minced
½ onion, chopped
1 tablespoon olive oil
¼ teaspoon cayenne pepper
½ teaspoon red bell pepper powder
½ teaspoon ground cumin
2 tablespoons chopped parsley
1 tablespoon cornstarch

Toast the cashews in a dry frying pan, for a few minutes until golden brown. Transfer to a food processor, and grind until the cashews are reduced to flour. Sauté minced onion and garlic in olive oil. Combine all ingredients in your food processor and blend until the dough is consistent enough to form 6 patties. If you are not going to cook all the burgers in the same day, store some of them in the freezer, wrapped in cling film. To cook the burgers, place them in baking dish, and bake in a preheated oven for about 15 to 20 minutes, at a temperature of 175 º C (350 º F). Don’t forget to turn the patties once halfway through cooking time. Serve your bean burger with bread along with lettuce leaves, onion slices, cucumber pickles, (…), and this mango chutney.

About these ads

10 comments

  1. Esta receita parece-me tão bem! Deve ficar optimo.
    Gestão do tempo. Ui, sei bem do que falas! Não é facil. Tento sempre programar as refeições semanais durante a semana. O fim-de-semana já dá para cozinhar com calma e muito mais gosto ;)
    Beijinho

  2. Gosto tanto de hambúrgueres, essa receita parece-me muito boa, vou experimentar :)

    Também costumo ter uns truques no congelador para dias mais difíceis, umas empadas, hambúrgueres ou refeições já prontas…pelo menos grão ou feijão tenho sempre, assim umas saladas rápidas com proteína estão garantidas!

    Boa sorte e força para o fim dos exames! :)

    **

  3. Que bom aspecto :D Já fiz uma vez (mas sob a forma de almôndegas) e gostei muito ;)

    Em relação à tua questão, eu costumo optar por cozinhar a dobrar para o almoço e o jantar ;) Assim só cozinho uma vez ;) Por muito que goste de cozinhar, há alturas em que as prioridades são outras :P

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

  4. Adoro estes hamburguers.
    Tb tenho as refeições sempre a correr! jantar as 10h da noite não é fácil. tenho mesmo q me socorrer destas coisinhas, hamburguers, tofu temperado de um dia para o outro e depois grelhar, sopinha…
    boa sorte :)
    bjos

  5. Que bom que as coisas correm bem!
    Adoro estes hamburgers, deliciosos com o chutney :)
    Por cá chego sempre tarde a casa do trabalho, e se não há ajudas, há sempre coisas rápidas preparadas no congelador, mesmo hamburgers ou saladas e massas com o que há no frio e os legumes do quintal.
    Um beijinho.

  6. Também uso essa estratégia dos hamburgers já prontos (ou croquetes). Este com chutney de manga já me deixou a salivar :)
    Beijinhos

  7. Pingback: Looking back… |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s