Panquecas de aveia e iogurte com frutos vermelhos

Panquecas de aveia e iogurteO fim da semana foi marcado pelo solstício de Verão, e finalmente vejo as merecidas férias a aproximarem-se. Anseio pela praia, os dias longos, e a ausência de relógio há meses, e este sábado tive um cheirinho das férias, mais exactamente a panquecas.

O Verão é a única altura do ano em que tenho tempo e paciência para as fazer para mim, porque nos restantes meses, ocupados pelas responsabilidades, seria impossível ter tempo para cozinhar de manhã, mesmo no fim de semana. E aproveitando alguns dos meus frutos preferidos da estação, juntando alguns dos meus ingredientes de eleição, criei umas panquecas bem saudáveis para vocês, para começarem bem o dia. Até porque, as férias são para se aproveitar, sim, mas também criar ou retomar hábitos saudáveis, como  comer um bom pequeno-almoço.

Frutos vermelhos / Panquecas
Panquecas de aveia e iogurte, vegan

Serve 2

1 chávena (90g) de aveia em flocos
2 colheres de sopa de linhaça moídas + 6 colheres de sopa de água morna (em substituição de 2 ovos)
6 colheres de sopa de leite vegetal
1 iogurte natural (125g, ½ chávena), sem açúcar, pode ser de soja
2 colheres de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento em pó
uma pitada de canela

Num moinho elétrico pique os flocos de aveia, para fazer farinha. Ou, caso tenho farinha de aveia em casa, utilize 90g desta.
Numa taça média, misture a água morna e as sementes de linhaça, batendo com um garfo, até ficar com uma consistência pegajosa. Junte os restantes ingredientes, misturando bem com um garfo.
Aqueça uma sertã antiaderente até ficar quente, (se necessário, adicione gordura à sertã) e com uma pá medidora de ¼ de chávena (ou com uma colher grande de servir), coloque a massa na sertã, espalhando-a bem, e deixe fritar desse lado cerca de 3 minutos, até ficar levemente dourado a parte inferior, e a parte superior com bolinhas de ar. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 2 minutos.
Cubra as panquecas com iogurte natural, frutos vermelhos, ou outros à sua escolha, e um fio de maple syrup (xarope de ácer), ou mel.

Panquecas de aveia e iogurte
Recipe in English

Oat yogurt pancakes, vegan

Serves 2

1 cup (90g) rolled oats
2 tablespoons ground flaxseeds + 6 tablespoons warm water, to substitute 2 eggs
1 unsweetened natural yogurt (125g, ½ cup), you can use soy yogurt
6 tablespoons non-dairy milk
2 teaspoons brown sugar
1 teaspoon baking powder
a pinch of Cinnamon

In a coffee grinder, put in the oats, and grind into flour. If you have oat flour, you can skip this and use 90g oat flour.
In a medium bowl, combine the warm water and flax seeds, beating with a fork. Add the remaining ingredients, mixing well.
Heat heavy based non-stick fry pan, (slightly greased if necessary). Pour ¼ cup of batter onto the pan and cook the pancake for about 3 minutes, until the bottom of the pancake is golden brown and little bubbles start to form on top. Flip the pancake and cook for another 2 minutes.
Cover the pancakes with yogurt, red fruits, (or other fruits you may prefer), and drizzle maple syrup (or honey).
Panquecas de aveia e iogurte

About these ads

16 comments

  1. Têm um ótimo aspeto!
    A minha receita é muito parecida com esta. Costumo é ter os ingredientes secos já misturados (guardo num frasco grande) e na hora de fazer é só juntar os líquidos (nas proporções certas) ;)
    Beijinhos

  2. Márcia, que encanto!
    Eu adoro panquecas e pequenos-almoços deliciosos e demorados.
    Gostei desta tua versão sem ovos, e com os frutos que adoro.
    Um beijinho.

  3. Márcia, você salvando minha vida, again. AMO panquecas e depois de me tornar vegana, não me aventurei a fazer sem ovos (na verdade, toda vez que tentei, foi uma bagunça pra acertar a massa). Quero fazer essa semana, ainda. Vou às catas do iogurte de soja. Beijo pra ti! (:

    1. Fico contente Nina por matar os desejos de panquecas! :p
      Só recomendo que espalhes rapidamente a massa das panquecas na sertã… Acho que a farinha de aveia, e o facto de não ter ovos, deixa a massa mais densa, e mais difícil de trabalhar.
      Beijinhos!

  4. Pingback: Looking back… |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s