Um queijo diferente.

Como já devem ter reparado, aqui no blog nenhuma receita contém leite ou derivados, e portanto são isentas de lactose. Para além de achar interessante cozinhar segundo restrições (que é sempre um desafio), e as receitas serem ideais para muitos indivíduos que sofrem de alergias alimentares, a verdade é que simplesmente não publico aqui receitas com esses ingredientes por uma questão de coerência. Enquanto consumidora, procuro seguir fielmente os meus princípios de ética, e, por essa razão, raramente consumo leite ou derivados porque não acredito na atual indústria dessa área.

Já há alguns meses que pensava em explorar esta área dos “queijos falsos”, não para substituir o queijo em si, porque os resultados nunca são iguais, mas para colmatar um pouco o desejo, ter mais um creme para barrar, e uma receita interessante para os vegan.
Baseei-me completamente nesta receita do Vegetarian Times, que pretende recriar o queijo “de cabra”, mas com caju. Mais uma vez, os resultados fazem lembrar este tipo de queijo, mas não apresentam todas as características do original. A versão com caju até apresenta um sabor intenso, mas que pode ser alterado segundo as quantidades de sal e sumo de limão. Por fim, se experimentarem, recomendo que testem com diferentes sabores para além da pimenta preta, como colorau ou paprika, alecrim, piripiri, alho (…).

Queijo de caju // Cashew cheese
“Queijo” de caju, com pimento preta e ervas aromáticas (sem lactose, vegan)

¾ chávena (110g) de cajus neutros
6 colheres de sopa (90ml) de azeite
3 a 4 colheres de sopa (45 a 60ml) de sumo de limão
2 colheres de sopa (30ml) de água
½ a 1 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de pimenta preta em grão, moída grosseiramente
1 colher de chá de ervas aromáticas secas (orégãos, manjericão)

Coloque os cajus numa taça com água e demolhe com água durante 8 horas. Drene o líquido, e coloque os cajus num liquidificador, ou processador de alimentos, juntamente com o azeite, sumo de limão, água e sal. Triture até obter um creme suave.
Transfira a mistura para um pano muito fino, junte as pontas do pano e prenda com um elástico. O queijo envolvido pelo pano deve ser colocado num coador grande, com um recipiente por baixo. Drene durante 12 horas à temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 100ºC. Retire o “queijo” do coador, e molde com o pano, para formar um rolinho. Coloque o queijo numa forma, com papel vegetal. Leve ao forno durante 35 a 40 minutos, virando o rolo ocasionalmente. Retire do forno, remova o pano, e coloque a pimenta e ervas aromáticas no “queijo”. Guarde no frigorífico.
Queijo de caju // Cashew cheeseRecipe in English

Cashew cheese with black pepper and aromatic herbs (lactose free, vegan), inspired by this recipe from Vegetarian Times

¾ cup (110g) raw cashews
6 tablespoons (90ml) olive oil
3 to 4 tablespoons (45 to 60ml) lemon juice
2 tablespoons (30ml) water
½ to 1 teaspoon sea salt
1 teaspoon cracked black peppercorns
1 teaspoon dried herbs (oregano, basil)

Place cashews in large bowl and cover with water. Soak for 8 hours. Drain liquid, and place cashews, oil, lemon juice, salt, and water in food processor, and blend until smooth and creamy.
Spoon cashew mixture into cheesecloth, and fold sides of cloth over cheese, twist ends of cloth and secure with rubber bands. Place in a large strainer over a bowl, and let stand 12 hours at room temperature.
Preheat oven to 200°F. Remove cheese from strainer, and mold into a roll on cheesecloth. Place on a prepared baking sheet. Bake for about 35 to 40 minutes, turning occasionally. Remove from the oven, unwrap the cheese and sprinkle with peppercorns and dried herbs. Store in refrigerator.
Queijo de caju // Cashew cheese