Salada de beringela e tomate cereja assado com queijo de caju em pão chato

O Verão é provavelmente a minha estação do ano preferida. Tempo livre oferecido pelas férias escolares é um luxo único que devemos aproveitar, a acompanhar com um sol incrível por estes dias, e não preciso de mais nenhuma razão para me deixar de sorriso nos lábios o dia todo. Começo todos os dias com o despertador, que só nesta altura é meu amigo, e esqueço todo o rancor dos meses passados. Um pequeno-almoço demorado, (apesar de já estar pronto na noite do dia anterior: papas de aveia), e tarefas domésticas feitas no modo slow, e vou espreitar o que temos no quintal. Courgettes, feijão verde, tomates, beringelas e pepinos, fazem parte da nossa pequena horta. Colher os vegetais para o almoço continua a fazer parte do meu ritual matinal zen, que depois prossegue com uma ida a praia, encomendas ou trabalho no blog.

Até cozinhar flui de uma forma diferente. Aproveito tudo aquilo de que disponho na horta, e junto-lhe os ingredientes mais simples. Esta receita surgiu assim, com o queijo de caju que preparei recentemente, e com vegetais assados deliciosos, criei uma salada simples, que com um pão chato representa uma refeição completa para mim.

Mas, já chega de falar de mim, e as vossas férias como têm decorrido?

Salada de beringela e tomate cereja assado com queijo de caju em pão chato // Roasted eggplant and tomato salad with cashew cheese on flatbread

Salada de beringela e tomate cereja assados, rúcula e queijo de caju em pão chato
Serve 3

A receita dos pães chatos já existe no blog, é esta, com uma pequena adaptação, reduzi para metade a receita e fiz 3 pães maiores. Também juntei mais ervas aromáticas secas à massa, antes de levar à sertã.

2 beringelas grandes
1 chávena (150g) de tomates cereja
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Folhas de menta picadinhas
2 chávenas (60g) de rúcula
Queijo de caju

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte a beringela em cubos, e coloque numa forma com papel vegetal, deitando o azeite e temperando com o sal e a pimenta. Passados uns 10 minutos, coloque o tomate cereja na mesma forma cortado em metades, e deixe no forno mais 10 minutos, até os cubos de beringela ficarem bem douradinhos.
Numa taça, misture os vegetais assados, o vinagre balsâmico, a menta e a rúcula, e tempere a gosto, com um acerto no sal e na pimenta. Junte também o queijo de caju cortado em cubos.
Sirva a salada de beringela nos pães chatos.

Pão chato / Flat bread

Roasted eggplant and cherry tomato, arugula and cashew cheese salad on flatbread
Serves 3

I have already posted the flatbread recipe, but this time, to serve with this salad, I reduced the ingredients in half, and made 3 larger flatbreads. I also added some dried aromatic herbs before cooking the flatbread in the skillet.

2 large eggplants
1 cup (150g) cherry tomatoes
2 tablespoons olive oil
Salt and pepper
2 tablespoons balsamic vinegar
Mint leaves finely chopped
2 cups (60g) arugula
Cashew Cheese

Preheat oven to 180ºC (350ºF). Cut eggplant into cubes, and place in a lined baking tray, pour the olive oil and season with salt and pepper. After roasting about 10 minutes, place the tomatoes cut into halves, in the same baking tray, and leave in oven another 10 minutes.
In a bowl, mix the roasted vegetables, balsamic vinegar, mint and arugula, and season to taste with a hit of salt and pepper. Add cashew cheese cut into cubes.
Serve the eggplant cherry tomato salad in flat breads.

Salada de beringela e tomate cereja assado com queijo de caju em pão chato // Roasted eggplant and tomato salad with cashew cheese on flatbread

8 comments

  1. Às vezes, as melhores receitas surgem assim, do improviso :)
    Também gosto muito desta altura do ano, especialmente porque posso matar saudades de quem já não via há algum tempo.

  2. Boas férias, aproveita muito! :)
    É uma sorte poder ir à horta escolher o que fazer para a refeição, adorava ter esse privilégio!!
    E foi uma boa escolha esta, adorei a combinação!

    beijinho*

  3. Ao ler-te até me senti em modo de férias, adoro o verão e adoro a horta.
    Por cá as férias ainda se vêem longe, mas a horat vai dando os seus frutos!
    Adorei esta tua salada servida no pão achatado, que lindo!!
    Um beijinho.

  4. Olá !
    Descobri este blog há poucos dias e estou encantada. Receitas fáceis , com ingredientes “normais” , que se revelam muitos úteis para quem se está a iniciar na comida vegetariana e não tem talento nem imaginação para cozinhar.
    Muito obrigada!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>