Espetadas de tofu e vegetais

Verão, altura de convívio, churrascos e almoços longos com a família. Apesar de apreciar o convívio, os churrascos não são exactamente o melhor local para se comer comida vegetariana, a não ser que eu queira ficar limitada ao pimento grelhado e aos acompanhamentos. Mas mesmo que o faça, a família não se sente confortável com isso, como se eu fosse desfalecer por comer menos numa refeição. Aprendi que, ao levar as minhas próprias opções preparadas, já ninguém me ofereceria alimentos que não quero comer, e a refeição seria menos importunada com isso.

Neste ambiente, e com algumas saudades de comer grelhados em brasa, não poderia deixar passar a oportunidade, e aproveitei para aprimorar uma receita que já tinha tentado algumas vezes. Finalmente consegui gostar de tofu em espetadas, sem deixar que este ficasse demasiado seco ou desinssabido. O importante é ter um bom molho a envolvê-lo.

Espetadas de tofu e vegetais // Tofu vegetable skewers

Relativamente à receita, o tofu é um ingrediente que consumo ocasionalmente, e decidi utilizá-lo nesta receita, mas as espetadas podem ser feitas sem este tipo de proteína vegetal, só com os legumes.

Espetadas de tofu e vegetais com arroz basmati
Serve 2

Marinada
½ colher de chá de pimentão vermelho em pó (colorau)
¼ colher de chá de pimenta cayenne (piripiri)
Sumo de 1 lima
4 colheres de sopa (60ml) de azeite
1 colher de chá de mel ou outro adoçante
¼ colher de chá de sal
2 dentes de alho, esmagados

250g de tofu
1 courgette pequena
1 pimento vermelho
Lascas de 1/2 cebola

Comece por drenar o líquido do tofu, enrolando-o num pano ou guardanapo e colocando por cima 2 pratos para fazer pressão durante 15 minutos. Enquanto o tofu é drenado, prepare a marinada, misturando todos os ingredientes. Corte o tofu em cubos, e misture os cubos na marinada, deixando-o assim durante pelo menos 20 minutos. Este passo pode ser feito no dia anterior.
Corte a courgette em cubos, o pimento vermelho em tiras quadradas e a cebola em lascas. Misture os vegetais com a marinada do tofu.
Divida os legumes e os cubos de tofu por 6 espetos de madeira (que devem ser molhados em água antes de utilizar). Grelhe as espetadas durante alguns minutos, virando algumas vezes para não queimarem. Pincele o molho da marinada enquanto as espetadas estão a grelhar.
Sirva as espetadas com arroz basmati temperado com sumo de lima e folhas de menta picadas.
Espetadas de tofu e vegetais // Tofu vegetable skewers

Recipe in English

Tofu and vegetable skewers with basmati rice
Serves 2

Marinade
½ teaspoon red chili powder (paprika)
¼ teaspoon cayenne pepper (chilli)
Juice of 1 lime
4 tablespoons (60ml) olive oil
1 teaspoon honey or other sweetener
¼ teaspoon salt
2 garlic cloves, crushed

250g tofu
1 small zucchini
1 red bell pepper
½ an onion, peeled into layers

Start by draining the tofu, wrapping it in a paper towel and placing 2 plates over the tofu to drain the liquid, for 15 minutes. While the tofu is draining, prepare the marinade by combining all the ingredients. Cut the tofu into cubes, and toss the cubes in the marinade. Let the tofu absorb the flavors of the seasonings, marinating for at least 20 minutes. This step can be done the day before.
Cut the zucchini into cubes, red bell pepper into strips and onion layers. Combine the vegetables with the marinade.
Divide the chopped vegetables and tofu cubes into 6 skewers (which must be soaked in water before use). Grill the kebabs for a few minutes, turning a few times to avoid burning.
Serve the kebabs with basmati rice seasoned with lime juice and chopped mint leaves.

Espetadas de tofu e vegetais // Tofu vegetable skewers

About these ads

10 comments

  1. Por acaso eu faço algumas vezes comida de churrasco, principalmente no campismo quando estamos com os meus pais. Gosto de grelhar cogumelos portobello, seitan (que também já fiz com espetada), espargos, beringela… ficam uma delicia :) com tofu nunca fiz porque achava que se iam desfazer mas as tuas ficaram tão bonitas, vou experimentar para a próxima :)

    Beijinho*

  2. Olá, Márcia!… Gosto tanto dos novos detalhes da página!… E mais ainda das tuas palavras: nem sempre é fácil fazermos uma refeição tranquila diante da perplexidade (e digo-o até no bom sentido) dos outros ou da sua insistência em que comamos ou mais, ou, pelo menos, mais (famosa expressão…) “sustância”… Claro que a receita é para experimentar, tanto mais que sou adepta de tofu!… Beijinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s