Bolo de chocolate com vinho do Porto, e cobertura de chocolate e avelãs

Bolo de chocolate vegan / Vegan chocolate cake
Esta semana fiz 20 anos. Curiosamente nunca admiti a minha idade no blog até agora, com receio que perdesse crédito por isso. Afinal, tinha começado o blog com 18 anos. Agora, creio que isso já não seja um obstáculo, e sonho com as opções que tenho pela frente.
Apesar de o futuro ser muito incerto, vejo com agrado as escolhas que tomei no passado que me levaram onde cheguei hoje. E como é curioso, lembrar que enquanto adolescente, as opções, e o futuro, pareciam tão mais simples. E com o decorrer do tempo, cada decisão parece levar a mais uma escolha e esta a outra a, como uma árvore, cujos ramos não param de crescer e de se multiplicar.
Já não vejo o futuro desta forma, aliás, até o vejo de uma forma bastante optimista, apesar de saber que a possibilidade de arranjar emprego na minha área, e no meu país, é reduzida. Talvez seja devido à minha personalidade sonhadora, ou por saber instintivamente que estou no caminho certo, mesmo não conseguindo prever nada do que se seguirá nos próximos anos.
Todos os anos esta data leva-me a fazer esta pequena introspecção, mas para já, vou retomar à rotina das aulas, e saborear cada dia, com gratidão.

Bolo de chocolate vegan / Vegan chocolate cakeA razão pela qual vos estou a partilhar este bolo é simples. O meu bolo preferido, desde que me lembro, é o bolo de chocolate com um toque de vinho do Porto, da minha mãe. Este é apenas uma versão semelhante a esse bolo. Ligeiramente reinventado, mas com o mesmo sabor forte a cacau, e pouco doce.

Bolo de chocolate com vinho do Porto, vegan

3 chávenas (360g) de farinha de trigo (se quiser adicionar farinha integral, aconselho a substituir apenas metade desta quantidade)
⅔ chávena (60g) de cacau
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 ¼ chávenas (225g) de açúcar areado (ou açúcar mascavado, normal ou açúcar de coco)
2/3 chávena (160ml) de óleo vegetal (utilizei óleo de amendoim)
1 ¾ chávenas (420ml) de bebida de soja, arroz ou aveia
¼ chávena (60ml) de vinho do Porto, ou substitua por mais leite ou água
2 colheres de sopa de vinagre de cidra

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte uma forma circular de 20cm.
Para preparar o bolo misture a farinha, o cacau, o bicarbonato, sal e o açúcar. Numa outra taça, misture o óleo, leite e vinho do Porto. Envolva a mistura líquida no preparado seco e mexa até ficar homogéneo. Junte o vinagre, mexa rapidamente, pois o bicarbonato de sódio começa a reagir com o vinagre.
Despeje a massa na forma preparada. Deixe cozer aproximadamente 40 minutos no forno. Retire do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Transfira para um prato e decore com o ganache de chocolate.

Ganache de chocolate
½ chávena (120ml) de leite vegetal
1 colher de sopa de vinho do Porto
150g de chocolate para usos culinários

Em banho-maria, derreta o chocolate, e envolva-o no leite e vinho do Porto até obter uma cobertura cremosa. Retire do lume e decore o bolo.
Bolo de chocolate vegan / Vegan chocolate cake

Recipe in English

Chocolate Cake with Port Wine, vegan

3 cup (360g) wheat flour (if you want to use whole wheat flour, replace 1 ½ cups)
⅔ cup (60g) cocoa powder
2 teaspoons baking soda
½ teaspoon salt
1 ¼ cup (225g) demerara sugar
¾ cup (160ml) vegetable oil
1 ¾ cups (420ml) non-dairy milk
¼ cup (60ml) Port wine (you can replace with more milk or water)
2 tablespoons cider vinegar

Preheat oven to 175 º C. Grease a round pan with approximately 20cm width (8 inch).
To prepare the cake, sift together flour, cocoa, baking soda, salt and sugar. In another bowl, combine oil, milk and Port wine. Pour the wet mixture into the prepared dry ingredients and mix until it’s all well combined. Add the vinegar and stir quickly.
Pour the batter into the prepared pan. Bake in the oven for about 40 minutes. Remove from the oven and let the cake cool for 10 minutes in the pan. Transfer to a plate and garnish with chocolate ganache.

Chocolate ganache
½ cup (120ml) non-dairy milk
1 tablespoon port wine
150g of chocolate

Using a double boiler method, melt the chocolate with milk and Port wine. Remove from heat and garnish the cake.
Bolo de chocolate vegan / Vegan chocolate cake