Barritas de aveia com manteiga de amendoim e chocolate

Peanut butter granola bars (2)
Para mim, a prática de exercício físico é fundamental, e quando as semanas de faculdade se tornam mais complicadas, anseio por aqueles minutos que posso dedicar a mim mesma, e em que me deixo esquecer todas as preocupações. É também a minha forma de garantir um bom descanso nesse dia, pois caso contrário demoraria muito mais tempo a cessar os inúmeros afazeres e problemas que rondam a minha cabeça antes de dormir, e assim deixo que o cansaço físico se encarregue disso. Se é importante para o meu bem-estar mental, também é essencial para o físico, para melhorar a função cardiovascular e para ganhar maior funcionalidade muscular.

Como vou frequentemente ao ginásio, também me preocupo com aquilo que como nesses momentos. Daí até surgiram algumas receitas que estão aqui no blog, e esta é uma delas. Um dos meus snacks pré-treino preferidos, as barritas de manteiga de amendoim e chocolate. A sua fórmula não foi feita ao acaso, e escolhi utilizar aveia, o meu cereal preferido, porque oferece hidratos de carbono complexos que promovem a saciedade. Depois contém frutos gordos e sementes, fonte de proteína e gorduras saudáveis. Um pouco de maple syrup (ou mel) para adoçar e tâmaras. Resultando numa barrita de 70g com 293kcal, 34,3g de hidratos (dos quais 12,8g são açúcares), 9,1 g de proteína, 14,9g de gorduras totais (das quais 2,1g são gorduras saturadas), e 5,5g de fibra. Aliada a esta barrita, consumo sempre uma peça de fruta, para me oferecer os hidratos de carbono necessários durante o exercício físico, para manter os níveis adequados de glicose no sangue para os músculos em atividade.

Mas e após o treino? Para além de uma boa hidratação, são necessários hidratos de carbono para repor o glicogénio muscular, e proteínas para reparação de microlesões musculares induzidos pelo exercício físico e para o acréscimo de massa muscular. E como nem sempre chego a casa rapidamente após o treino, levo comigo alguns snacks, como estas barritas, e outros alimentos, para comer imediatamente depois do esforço físico.

Creio que esta barrita também é óptima para quem procura um lanche rápido e saboroso, não se restringindo a quem procura um snack para comer antes ou depois de treinar.

peanut butter granola bars editado
Barras de aveia com manteiga de amendoim e chocolate
Faz cerca de 10 a 12 barras

3 chávenas (300g) de flocos de aveia
1 ½ chávena (180g) de frutos gordos e sementes (utilizei sementes de girassol, amêndoas e avelãs)
¼ chávena (60ml) de mel
1/3 chávena (80g) banana em puré
1/2 chávena (130g) de tâmaras sem caroço
1/2 chávena (130g) de manteiga de amendoim (receita aqui)

Triture no processador de alimentos as tâmaras, juntamente com a banana, a manteiga de amendoim e o mel. Coloque numa taça a aveia em flocos, sementes de girassol, e as avelãs e amêndoas picadas grosseiramente. Junte a mistura de banana e manteiga de amendoim. Mexa, envolvendo tudo muito bem.
Numa forma de aproximadamente 20 por 20 cm, coloque papel vegetal e de seguida, a mistura das barras de cereais. Prense a mistura com as costas de um colher. Lave a colher para esta não se colar à mistura, para conseguir prensar a massa até ficar lisa e de altura uniforme por toda a forma.
Leve ao forno durante cerca de 25 minutos, até ficarem douradas, a uma temperatura de 160ºC (325ºF)
Retire as barras do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente durante alguns minutos, retire da forma, deixe arrefecer completamente e coloque no frigorífico. Com o auxílio de uma espátula, faça riscos com o molho de chocolate por cima das barras. Leve ao frigorífico até solidificar. Corte em 10 a 12 barritas.
As barritas devem ser guardadas num recipiente fechado no frigorífico e aguentam 1 semana. Pode também congelar.

Molho de chocolate (opcional)
¼ chávena de chocolate preto picado
2 colheres de chá de óleo de coco
Leite vegetal (penso que foram aproximadamente 2 colheres de sopa)

Usando a técnica do banho-maria, funda o chocolate lentamente, acrescente o óleo de coco, e o leite vegetal. O molho deve ficar com uma consistência pouco grossa.

peanut-butter-granola-bars-4

Recipe in English

Peanut butter chocolate granola bars (vegan)
Makes about 10 to 12 bars

3 cups (300g) rolled oats
1 ½ cups (180g) nuts and seeds (I used sunflower seeds, almonds and hazelnuts)
¼ cup (60ml) maple syrup (or honey)
1/3 cup (80g) banana puree
1/2 cup (130g) pitted dates
1/2 cup (130g) peanut butter (recipe here)

Purée dates in the food processor. Add banana, peanut butter and honey.
Combine in a bowl: nuts (cut into pieces), sunflower seeds and rolled oats. Stir in peanut butter mixture, and combine.
Line a 8 inch square pan with parchment paper. Transfer the mixture into the baking pan and press the granola bar mixture with a spoon, making sure it is evenly distributed and tightly packed. Bake for approximately 25 minutes, until golden brown, at a temperature of 160°C (325°F).
Remove bars from the oven and allow to rest at room temperature for a few minutes to cool, remove from the pan and place the bars in the refrigerator. With a spatula, decorate the bars with the chocolate sauce. Place again in the refrigerator until the chocolate is firm.
Cut into 10 to 12 bars, and store the granola bars in an airtight container in the refrigerator for up to 1 week. You can also store in your freezer if not consuming immediately.

Chocolate sauce (optional)
¼ cup (40g) dark chocolate
2 teaspoons coconut oil
Non-dairy milk (approximately 2 tablespoons, add more if necessary)

Using a double-boiler, melt chocolate. Add coconut oil and non-dairy milk, and mix everything. The chocolate sauce must be light and liquid to decorate the bars.
Peanut butter granola bars (3)

About these ads

16 comments

  1. Olá Márcia: excelente post, excelente texto, excelente receita!… Bom, eu nunca fiz barritas em casa, mais pela falta de tempo do que pela falta de vontade. Mas esta receita deixou-me cheia de intenções :) Adoro aveia e a perspectiva de juntá-la à manteiga de amendoim parece-me certeira para o desgaste físico.
    Beijinhos

      1. é que passas, sultanas e tamarâs não gosto muito :\ se retirar a parte delas na receita, nota-se muita diferença? obrigada pela resposta de qualquer das formas! :)

      2. Eu percebo! Também não consigo comer muitas tâmaras simples… Mas consigo usá-las bem nas receitas porque apenas servem para adoçar e dar mais consistência à barra :)
        Se quiser realmente não utilizar as tâmaras, aumente a quantidade de adoçante líquido, manteiga de amendoim e banana.

  2. olá, tenho andado a fazer as tuas receitas, e tenho a dizer que são óptimas. parabéns! acabei de fazer as barras, para congelar basta corta las e por um recipiente? depois de descongelar estão prontas a comer? Obrigada

  3. Bom dia!! Esta receita (e todas as outras!) parece-me tão bem e vou ter de experimentar. Mas ainda não consegui encontrar óleo de coco. Pode me dizer onde o consigo encontrar? Muito obrigada. Continue a transmitir tudo o que de bom faz :) Beijinhos, Patrícia.

  4. Que maravilha! Adorei estas barrinhas energéticas caseiras, tão simples de executar e cheias de sabor. Receita a reter! ;)

    Bjinhos
    Susana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s