Sopa de beterraba e maçã

Beet soup
Em pleno solstício de Inverno, é-me quase impensável imaginar uma refeição sem uma boa sopa ou estufado. Ocasionalmente uma salada morna. Mas uma sopa quente parece dar um conforto diferente, além de ser mais saciante.
Desta vez escolhi partilhar-vos uma sopa de beterraba e maçã. É uma combinação um pouco inimaginável, eu sei, mas penso que a maçã fica bem com a beterraba doce e de sabor forte. Quase que imagino alguns narizes a torcer por aí a imaginar uma sopa roxa, mas depois de ler a parte seguinte deste post, eu sei que vão dar uma segunda chance às beterrabas.
BeetsAs beterrabas são tubérculos fantásticos. Aqui em casa temos destas raízes praticamente todo o ano, em especial no Verão. Curiosamente é quando sabe melhor, e é servida crua, raspada, apenas com sumo de limão, para aproveitar todos os seus benefícios.
As beterrabas são uma fonte única de fitoquímicos com o nome de betalaínas. Estes químicos naturalmente presentes são responsáveis pela sua cor roxa viva, e são antioxidantes, promovem a desintoxicação do organismo e têm propriedades anti-inflamatórias. Estes potenciais efeitos anti-inflamatórios, são devidos à presença das betalaínas, (e outros fitoquímicos como a betanina e carotenóides) nas beterrabas, e o seu consumo parece trazer um efeitos anti-inflamatórios, o que é interessante para quem sofre de inflamação crónica. Este efeito tem sido estudado no âmbito das doenças cardiovasculares e do Diabetes Tipo 2.
Também é importante mencionar que as beterrabas promovem a desintoxicação do organismo de substâncias químicas indesejadas. Isto porque aqueles químicos que mencionei, as betalaínas, parecem desencadear a libertação de toxinas a nível celular, e permite a sua excreção do organismo.
Por fim, fiquem a saber que ½ chávena (68g) de beterraba crua raspada tem apenas 29kcal, e é uma excelente fonte de folato, e uma boa fonte dos antioxidantes manganês e vitamina C, assim como de fibra, cobre, magnésio, ferro e fósforo.
Beets
Este vair ser o último post antes das festividades, portanto aproveito para vos desejar a todos um Natal muito feliz na companhia de quem mais gostam.

Sopa de beterraba e maçã

Faz 2 a 3 doses individuais de sopa

2 beterrabas médias, descascadas e cortadas em cubos
1 colher de sopa de azeite
Sal marinho e pimenta preta a gosto
5 raminhos de tomilho fresco

1 colher de sopa de azeite
½ cebola média, cortada em tiras
1 maçã, descascada e cortada em cubos
1 batata cozida pequena (é opcional, mas torna a sopa mais cremosa)
400ml de água, ou caldo de vegetais, se preferirem
Sal marinho e pimenta preta a gosto

Prepare as beterrabas, e tempere os cubos com azeite, sal, pimenta preta e o tomilho. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos a 200ºC.
Salteie numa panela média a cebola no azeite, e junte a maçã em cubos. Salteie durante alguns minutos, e junte os cubos de beterraba, batata cozida (se utilizar) e a água. Deixe cozer uns 7 minutos em lume brando. Triture a sopa com uma varinha mágica.
Sirva a sopa em pratos ou taças individuais, decoradas com iogurte de soja natural, folhas de tomilho ou pinhões.
Beet soup

Recipe in English

Beet and apple soup

Makes 2 to 3 individual portions of soup

2 medium beets, peeled and diced
1 tablespoon olive oil
Sea salt and black pepper to taste
5 sprigs of fresh thyme

1 tablespoon olive oil
½ medium onion, cut into strips
1 apple, peeled and diced
1 small cooked potato (optional, for a creamier soup)
400ml water or vegetable broth, if you prefer
Sea salt and black pepper to taste

Prepare the beets, and season with olive oil, salt, black pepper and thyme. Bake for 20-25 minutes at 200 º C.
Sauté onion strips in olive oil, in a medium saucepan. Add the diced apple. Sauté for a few minutes and add the diced beets, cooked potato (if using) and water. Let the soup boil 7 more minutes over low heat. Whizz the soup with a hand blender.
Serve the soup in individual bowls or plates, decorated with natural soy yogurt, thyme leaves or pine nuts.
Beet soup

10 comments

  1. Por cá não se torce o nariz, muito pelo contrário. Aplaude-se e sorri-se. Adoramos beterraba e fazemos qualquer coisa com ela pelo menos 1 vez por semana: sopa, saladas, pesto para massa, sumo, etc… E a cor que deixa em tudo? Delicioso só de olhar :)

  2. Sem dúvida uma excelente utilização para a beterraba. Por cá está quase sempre presente nas saladas. Também já a utilizei na sopa. A minha filha adora e fala muita vez na sopa cor-de-rosa da mãe. As tuas fotos estão lindas, como sempre.
    Boas Festas.
    Patrícia

  3. Também sou fã de sopas de beterraba e esta parece-me excelente. Fiquei já com ela debaixo de olho. :)
    Aproveito também para meter a colher e acrescentar que a beterraba é a melhor fonte vegetal de ferro – preciosa para vegetarianos e vegans – não tanto pela quantidade que contém mas por ser muito biodisponível (ao contrário do ferro contido noutros vegetais, que não é tão bem absorvido pelo organismo).
    Beijinhos,
    Sophia.

  4. Que ideia fantástica! Eu adoro beterraba e costumo fazer sopa com frequência, por isso, vou fazer esta de certeza! Tem um aspeto fabuloso. Não tenho é tomilho, poderei usar folhas de manjerição? Vou partilhar no facebook!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>