Caril com sabores tailandeses de noodles, tofu e amendoim

noodle curry
Como já devem ter visto por aqui no blog, adoro adicionar uma boa quantidade de especiarias aos meus pratos. Adoro experimentar sabores novos, fazer diferentes combinações, e aperceber-me da inevitabilidade de fazer sempre um prato de sabor diferente, mesmo quando junto as mesmas especiarias. Por outro lado, bem sei que parece assustador ver tantos sabores novos numa receita para algumas pessoas. Para aqueles que por vezes me dizem que não têm os ingredientes para fazer as minhas receitas, digo-vos que a minha prateleira de especiarias há 2 anos não tinha nem um décimo das que tem agora, juro. Mas com o tempo e experiência fui juntando alguns ingredientes novos, e encorajo aqueles que se estão a aventurar na culinária a fazer o mesmo. Aos poucos. Começar com uma tentativa de cozinhar com gengibre, e se calhar na próxima semana experimentar o açafrão, e na outra, os coentros em pó, e quem sabe não desafiam o palato a novos sabores que nunca pensaram vir a gostar.
Esta semana combinei alguns sabores que lembram o caril tailandês. Gengibre, lima, coentros, malaguetas e coco, todos de sabor muito característicos e fortes, mas que em combinação acredito que se conseguem contrabalançar. O ácido da lima e o doce do coco, e o fresco dos coentros com o picante da malagueta. Tudo num único molho a servir noodles, tofu macio e amendoins crocantes.
noodle curry
Caril com sabores tailandeses de noodles, tofu e amendoim
Serve 2 a 3

80g de noodles (eu utilizei do tipo udon, mas podem utilizar qualquer tipo de massa)

1 colher de sopa de óleo vegetal (azeite não é propriamente tailandês, mas foi o que utilizei, mas se quiserem entrar no espirito, podem usar óleo de coco)
½ cebola, picadinha
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho da ponta do polegar, descascado e picado
½ colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de açafrão-das-índias
¼ malagueta picadinha, se não tiverem malaguetas compridas frescas em casa, substituam por menos de ¼ colher de chá pimenta cayenne em pó
200ml de leite de coco
250g de tofu firme, previamente drenado e prensado
Sumo de ½ lima
¼ chávena de amendoins ligeiramente tostados
Coentros frescos

Coza os noodles de acordo com as intruções do pacote.
Enquanto cozem, prepare o refogado com óleo, cebola, gengibre, malagueta e especiarias. Deixe saltear durante alguns minutos até a cebola amolecer. Adicione o leite de coco, o tofu e o sumo de lima. Reduza o lume, e deixe ferver durante alguns minutos. Note que o tofu não precisa de cozer, apenas ganhar o sabor do estufado. Se quiser um caldo mais líquido junte 100-200ml de água, se necessário. Passados uns 4-5 minutos junte os noodles cozidos e os amendoins. Sirva com coentros frescos picados.
noodle curry

Recipe in English

Thai curry with noodles, tofu and peanuts
Serves 2 to 3

80g noodles (I used udon)

1 tablespoon coconut oil
½ onion, finely chopped
1 piece of fresh ginger, peeled and chopped
½ teaspoon coriander seeds powder
1 teaspoon turmeric
¼ chilli, chopped, if you don’t have fresh chillies at home, replace with less than ¼ tsp cayenne pepper powder
200 ml coconut milk
250g firm tofu, drained
Juice of ½ lime
¼ cup slightly toasted peanuts
Fresh coriander

Cook the noodles according to package instructions.
While you’re cooking the noodles, sauté onion, ginger, chilli and spices in coconut oil. Sauté for a few minutes until the onions soften. Add coconut milk, tofu and lime juice. Reduce heat, and simmer for 4-5 minutes, so that the tofu absorbs the curry’s flavor. If necessary add 100-200ml of water. Add the cooked noodles and toasted peanuts. Serve with fresh chopped coriander.
noodle curry