Mousse de chia e cereja

Cherry chia pudding
Já não é a primeira vez que partilho uma receita com sementes de chia, e relembro este artigo em que falei das características nutricionais destas pequenas sementes, juntamente com a receita de mousse de chia com chocolate. Mas este mês obrigou-me a experimentar uma das minhas frutas preferidas, as cerejas, numa sobremesa leve com as sementes de chia. Para quem nunca utilizou as sementes de chia, não se pasmem com a quantidade de ingredientes desta receita, estas sementes são capazes de criar sobremesas deliciosas, com uma consistência única, sem qualquer dificuldade. Apenas começa com a adição das sementes a uma bebida vegetal, neste caso, ao leite de coco, e deixar as sementes hidratarem, e, por isso, fazer versões desta receita torna-se muito fácil. A que vos partilho tem a adição de cerejas, mas morangos e chocolate, ou pêssego e baunilha, também fazem excelentes combinações para adicionar a esta sobremesa.
Cherry chia pudding
Debati-me durante algum tempo com o nome da receita, porque afinal, esta sobremesa com chia não se assemelha de todo a uma mousse, que é leve e areada, enquanto a chia deixa as sobremesas um pouco densas e gelatinosas. Mas também não posso chamar de pudim porque poderia induzir-vos em erro, e esta sobremesa não tem a consistência firme de um pudim. Escolhi chamar de mousse, mas fica aqui o aviso de que esta sobremesa tem uma consistência própria devido às sementes de chia.

Mousse de chia e cerejas (vegan)
Serve 2-3 tacinhas

3 colheres de sopa de sementes de chia
1 chávena de leite de coco
1 chávena de cerejas, sem caroço
1 colher de sopa de maple syrup, ou outro adoçante (opcional)

Hidrate as sementes de chia no leite de coco durante 15 minutos numa taça ou copo. Transfira a mistura do leite de coco para um liquidificador, e junte as cerejas e o adoçante. Triture até obter um creme leve. Prove, e ajuste a doçura a gosto. Sirva em duas ou três tacinhas, com raspas de chocolate, e fruta a gosto. Leve ao frigorífico para ganhar mais consistência.
Cherry chia pudding

Recipe in English

Cherry chia mousse
Yields 2-3 servings

3 tablespoons chia seeds
1 cup coconut milk
1 cup cherries, pitted
1 tablespoon maple syrup, or other natural sweetener (optional)

Hydrate chia seeds in coconut milk for 15 minutes in a glass. Transfer coconut milk to a blender, and add pitted cherries and maple syrup. Blend until achieving a soft cream. Adjust sweetness to taste. Serve in two glass bowls or jars, topped with grated chocolate and fruit.
cherries