Falafels com molho picante de tomate

Lentil falafels with tomato hot sauce | Compassionate Cuisine
No que toca a fast-food étnica, este é o meu petisco preferido! Bolinhas de grão bem temperadas com um molho de tahini no pão pita quentinho e uns vegetais… Hummm, podia comer isto todos os dias. E por essa razão, esta é a segunda receita de falafels que publico no blog.
Relembro que os tradicionais Falafels são bolinhas de grão-de-bico fritas servidas no Médio Oriente como um snack, com pão pita, vegetais, molhos picantes ou molho de tahini. Desta vez escolhi alterar a receita original, e utilizei lentilhas vermelhas, com temperos semelhantes, mas desta vez sem o molho de tahini, e acompanhei com um molho picante de tomate, que me pareceu ficar melhor com o sabor das lentilhas.

Um pequeno reparo quanto à execução dos falafels. Noto que algumas pessoas têm alguma dificuldade a fazer esta receita, porque esta massa apesar de ser coesa é um bocado húmida. É suposto ser húmida porque os falafels depois de fritos (ou assados neste caso), vão ganhar uma crosta crocante por fora, mas são suaves por dentro. Por experiência própria, verifiquei que utilizar grão-de-bico ou lentilhas cozidos nesta receita também resulta bem, mas os falafels acabam por ficar menos coesos e menos húmidos no interior, e assemelham-se a hambúrgueres de leguminosas. Por isso se decidirem utilizar as lentilhas ou grão demolhados e a massa parecer muito húmida podem juntar um bocadinho de farinha, mas é suposto a massa ter essa textura, para obterem um melhor falafel.
Lentil falafels with tomato hot sauce | Compassionate CuisineLentil falafels with tomato hot sauce | Compassionate Cuisine

Falafel de lentilhas em pão pita com molho picante de tomate
4 pães pita integrais
Algumas folhas de alface ou outros vegetais à vossa escolha

Molho picante de tomate
3 tomates maduros
2 dentes de alho
½ cebola média (ou 1 cebola pequena)
1 malagueta piripiri
¼ colher de chá de sal
½ colher de chá de pimentão doce
2 colheres de sopa de salsa picada

Descasque a cebola e corte em quartos, lave os tomates e corte em metades, e coloque numa forma. Asse durante 15 minutos a 180ºC. Deixe arrefecer, retire a pele dos tomates assados, e coloque todos os ingredientes no processador de alimentos. Triture até obter uma textura homogénea.

Falafel de lentilhas
Faz 16 bolinhas

1 chávena (200g) de lentilhas vermelhas, demolhadas durante pelo menos 8 horas
1 cebola pequena picada
¼ chávena de salsa picada
2 dentes de alhos
½ colher de chá de cominhos em pó
½ colher de chá de sementes de coentros em pó
2 colheres de azeite
2 colheres de sopa de farinha à vossa escolha
½ colher de chá de sal marinho
¼ colher de chá de pimenta preta moída

Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Num processador de alimentos, misture as lentilhas (bem escorridas), o azeite, a cebola, o alho, a salsa picada, as especiarias e o sal. Triture bem a massa do falafel até ficar quase cremosa.
Molde com as mãos as bolinhas de falafel e achate-as ligeiramente. Coloque as bolinhas numa forma adequada para ir ao forno (com uma folha de papel vegetal).
Leve os falafels 10 minutos ao forno, e, de seguida, vire cuidadosamente cada uma das bolinhas. Coloque novamente no forno mais 10 minutos, até os falafels ficarem dourados de ambos os lados.
Caso utilize pães pita, aqueça-os numa frigideira (sem gordura) durante alguns minutos de ambos os lados. Corte a meio cada pão, e recheie cada metade com 2 falafels, folhas de alface ou outros vegetais a gosto, e com o molho de tomate picante.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
1 dose – 4 falafels com 1 pão pita médio e 2 colheres de sopa de molho de tomate picante:
422kcal, 18,7g de proteínas, 68,8g de hidratos de carbono, 8,7g de gordura, das quais 1,2g são gorduras saturadas e 7,5g de fibra
Lentil falafels with tomato hot sauce | Compassionate Cuisine

Recipe in English

Lentil Falafels in pita bread with roasted tomato salsa
4 whole wheat pita breads
Lettuce leaves and other vegetables of your choice

Roasted Tomato Salsa
3 ripe tomatoes
2 garlic cloves
½ medium onion
1 serrano pepper, stemmed
¼ teaspoon salt tea
½ teaspoon red bell pepper powder (or paprika)
2 tablespoons chopped parsley

Peel onion and cut into quarters, wash the tomatoes, cut into halves and place the tomato halves skin-side up on a baking sheet. Bake the tomatoes and onion for 15 minutes at 180ºC. Let cool, remove the skin from the roasted tomatoes, and transfer the vegetables, garlic, chile, salt, parsley and paprika to a food processor. Blend into a smooth purée.

Lentil falafels
Makes 16 falafel balls

1 cup (200g) dried red lentils, soaked for at least 8 hours
1 small onion, chopped
¼ cup fresh parsley leaves
2 garlic cloves
½ teaspoon ground cumin
½ teaspoon ground cilantro seeds
2 tablespoons olive oil
2 tablespoons flour
½ teaspoon sea salt
¼ teaspoon black pepper

Preheat oven to 175ºC (375ºF).
In a food processor, combine soaked and drained lentils, olive oil, chopped onion, garlic and parsley, spices and salt. Blend until smooth.
Using your hands, shape the falafel mixture into small balls, and slightly flatten them. Place each falafel in a baking dish (lined with parchment paper).
Bake for 10 minutes, then flip each one carefully. Bake for another 10 minutes, until the falafels are lightly browned on both sides.

Serve the falafels in pita breads with vegetables of your choice and roasted tomato salsa.