Novos hábitos

Muesli soaked in orange juice

Grata por haver um mês em que paramos do ritmo das aulas, dos transportes, e dos trabalhos, em que finalmente posso dedicar mais tempo à leitura, ao descanso, ao exercício físico, aos amigos e à família, mas também a este meu projecto. Aproveito para melhorar capacidades, como a cozinha, em que não perdi a oportunidade de me inscrever neste curso, e fazer aquilo que gosto. É assim que eu vejo as férias, como uma altura para descansar, viajar, mas também reflectir naquilo que fazemos, melhorar capacidades, investir em nós mesmos, e mudar hábitos, porque nem sempre temos tempo nos dias preenchidos pelo trabalho ou pela faculdade.

Com os dias maiores, tempo geralmente mais quente, quase não há desculpas para não aproveitar e dar uma caminhada ou corrida, fazer uns alongamentos ao ar livre, para iniciar a prática de exercício físico. E a alimentação? É o tempo perfeito para saladas, e a razão perfeita para aumentar a ingestão de legumes, e até de frutas frescas. Basta pensar um bocadinho na mudança, ganhar motivação, e prática diária vai criar hábitos saudáveis. No meu caso também foi assim, e até comecei pelo pequeno-almoço, que era habitualmente leite com cereais, (ou às vezes só leite). Depois de conhecer o muesli e a aveia acabei por mudar radicalmente os meus pequenos-almoços, e agora quase não consigo prescindir da minha aveia demolhada com frutos secos e sementes com leite ou iogurte vegetal e frutas. Já vos tinha apresentado esta sugestão para preparar a aveia, mas não poderia deixar de partilhar uma versão mais apelativa, e mais adequada à estação.

Deixo este desafio aos leitores que sentem que devem mudar a sua alimentação. Comecem por experimentar uma refeição ou outra diferente, mais pensada face às necessidades, objectivos e no bem-estar, e verão que a longo prazo poderá fazer parte de novos hábitos!

Muesli soaked in orange juice

Aveia (ou muesli) demolhada em sumo de laranja com iogurte e frutas

Serve 1 dose

Preparar na noite anterior:
½ chávena (45g) de muesli – podem encontrar um exemplo de uma receita aqui, ou simplesmente misturar algumas sementes e frutos secos com aveia no momento. Eu juntei umas 3 colheres de sopas cheias de aveia, com 1 colher de chá de sementes de chia, e outras 2 de sementes de girassol, avelãs, e ainda 1 noz do brasil, mas façam a vossa própria mistura com os frutos que tiverem e gostarem mais!
½ chávena (120ml) de sumo de laranja natural,  água ou bebida vegetal

Juntar tudo num recipiente, fechá-lo, e guardar no frigorífico.

Na manhã seguinte:
Algumas frutas como mirtilos e pêssego, cortado às fatias
2 colheres de sopa de iogurte natural

No dia seguinte coloque as “papas” de aveia numa taça e sirva com frutas da estação como mirtilos e pêssego, e o iogurte.

– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 dose de muesli em sumo de laranja com iogurte e frutas contém: 296kcal, 8g de proteína, 50g de hidratos de carbono, (dos quais 22g são açúcares), 9g de gordura, (dos quais 1g são gorduras saturadas), e 8g de fibra
Muesli soaked in orange juice

 Recipe in English

Orange overnight oats with yogurt blueberries and peach (vegan)

Serves 1

Prepare the night before:
½ cup (45g) muesli – prepare this recipe, or just simply combine some nuts and seeds of your choice with rolled oats
½ cup (120ml) orange juice

Mix muesli with freshly squeezed orange juice and stir to combine. Cover, and place in the fridge overnight.

The next morning:
Some fruits like blueberries and peaches (cut into slices)
2 tablespoons natural non-dairy yogurt

Scoop the soaked porridge to a bowl and cover with fresh seasonal fruits like blueberries and peaches, and non-dairy yogurt.