Tacos mexicanos de feijão preto e salsa de abacate

Black bean tacos2
As receitas que sirvo em casa diariamente são geralmente bastante simples, simples até demais para serem receitas aqui no blog, mas é inevitável explorar as diferentes culturas gastronómicas, para tornar a culinária vegetariana mais interessante, (ou para, neste caso, apimentá-la).
Adoro aquilo que conheço e aplico da culinária mexicana, e adoro recriar a partir da sua inspiração pratos mais saudáveis, como estes “tacos”. A receita que utilizei foi inspirada numa do livro “Plenty” de Yotam Ottolenghi, mas era originalmente de “quesadillas”, e por isso, levavam queijo cheddar. Eu preferi cortar no queijo, e partilhar convosco um procedimento mais simples, como o dos “tacos” (em que é só “dobrar e comer”), no lugar de fazer “quesadillas”, porque sinceramente o resultado final seria bastante semelhante.
cashew sauce and salsaBlack bean tacos

Tacos de feijão preto, salsa de tomate e abacate, com creme de caju e limão
Serve 4

4 tortilhas de milho
Pasta de feijão, receita abaixo
Salsa de tomate e abacate, receita abaixo
Creme de caju, receita aqui

Aqueça as tortilhas num grelhador ou sertã antiaderente durante cerca de 1 minuto de cada lado. Para fazer os tacos mexicanos, coloque numa tortilha 2 ou 3 colheres de sopa de pasta de feijão, e espalhe, (deixando uma margem livre, tal como na fotografia). Coloque mais 2 ou 3 colheres de sopa de salsa numa das metades da tortilha, por cima da pasta de feijão, e por fim, algumas colheres de chá de molho de caju e limão. Dobre, e está pronta a comer!

Pasta de feijão preto
1 chávena de feijão preto cozido (ou 1 lata média)
1 colher de chá de sementes de coentros moídas
½ colher de chá de cominhos em pó
¼ colher de chá de pimenta cayenne em pó
1 molho de coentros, picado
Sumo de ½ lima
¼ colher de chá de sal

Para fazer a pasta de feijão preto, coloque no processador de alimentos, o feijão, os coentros, cominhos, pimenta, sal e sumo de lima. Triture até obter uma pasta cremosa. Se necessário, junte uma colher de sopa de água para ficar mais suave.

Salsa mexicana de abacate e tomate
1 abacate, cortado em cubos
1 tomate, cortado em cubos
1 pimentão-doce vermelho, cortado em cubos
¼ cebola, picada
1 dente de alho, bem picadinho
½ malagueta comprida chili, sem sementes, cortada em tiras finas
¼ chávena de coentros frescos picados
Sumo de ½ lima
½ colher de chá de cominhos em pó
¼ colher de chá de sal
Uma pitada de pimenta preta moída

Para fazer a salsa mexicana de tomate e abacate, prepare os vegetais, cortando a cebola, o pimento, o abacate e o tomate em cubos pequenos. Numa taça, junte os vegetais cortados, os coentros, a malagueta, o alho, e tempere o sumo de lima, cominhos, sal e pimenta. Misture tudo e está pronto a colocar nos tacos.
Black bean tacos5

Recipe in English

Black bean tacos with tomato avocado salsa and cashew sauce
Serves 4

4 corn tortillas
Bean paste, recipe bellow
Tomato avocado salsa, recipe bellow
Cashew lemon sauce, recipe here

Heat the tortillas a non-stick frying pan or grill for about 1 minute on each side. To make the tacos, spread on one tortilla 2 to 3 tablespoons of the bean paste, leaving ½ inch clear around the edge. Add in 2 to 3 tablespoons of salsa in one half of the tortilla, over the bean paste, and finally, a few teaspoons of cashew sauce. Fold and it’s ready to eat!

Black bean paste
1 cup cooked black beans
1 teaspoon ground coriander
1/2 teaspoon ground cumin
¼ teaspoon cayenne pepper
1 bunch cilantro, leaves and stalks, chopped
juice of ½ lime
¼ teaspoon salt

To make the black bean taste, put the beans, coriander, cumin, cayenne, cilantro, lime and salt in a food processor. Pulse until a rough paste has formed, adding a tbsp or so of water, as necessary.

Avocado tomato salsa
1 avocado, diced
1 tomato, diced
1 red bell pepper, diced
¼ onion, chopped
1 garlic clove, minced
½ fresh red chili, finely diced
¼ cup of chopped fresh coriander
Juice of ½ lime
½ teaspoon of cumin powder
¼ teaspoon salt
A pinch of ground black pepper

To make the tomato salsa, prepare the vegetables, cutting the onion, bell pepper, avocado and tomatoes into cubes. In a bowl, combine the vegetables with fresh chopped coriander, minced garlic, chopped chili, lime juice, cumin, salt and pepper. Stir well.