Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas

Mais um dia normal da semana à noite e tenho de preparar o almoço para o dia seguinte. “O que fazer, o que fazer?”- murmuro a olhar para a despensa, a pensar que talvez devesse ter feito mais comida no dia anterior.
É verdade, nem sempre tenho tempo para cozinhar, ou para ser criativa. Às vezes tento elaborar um planeamento semanal das refeições, mas por vezes também me escapa.
Assim, nem sempre é fácil elaborar receitas criativas aqui para o blogue, e, por isso, hoje decidi partilhar-vos algo que provavelmente faria durante a semana de aulas, e que deve demorar cerca de pouco mais de 20 minutos a ser confecionado.
Cuscuz com grão, amêndoas e especiarias1
O cuscuz é o melhor amigo daqueles que têm pouco tempo para cozinhar. A sua confeção é extramente rápida e não precisamos de estar de olho nele enquanto coze. Misturado com legumes e grão-de-bico fica excelente, mas eu gosto de lhe juntar algumas especiarias, e dar-lhe alguma cor. Neste caso, aqueci ligeiramente algumas especiarias como o cardamomo, a canela e o cravinho, (que dão uma certa sensação de conforto ao prato) em azeite para libertar os aromas, e juntei o grão-de-bico e algumas amêndoas inteiras. Depois de salteados, o grão e as amêndoas vão ficar dourados, e vão dar outra cor ao simples cuscuz. Os damascos são opcionais, mas para quem gosta de misturar o doce e salgado num prato são uma opção a adicionar. Relativamente à lista de especiarias, adequem ao que tiverem por casa.
couve flor e damascos

Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas
Serve 2 pratos

½ couve-flor
Azeite, sal e pimenta do reino

¼ chávena de cuscuz + 60ml de água a ferver

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho, picado
½ colher de chá de açafrão
2 grãos de cardamomo
¼ colher de chá de canela
¼ colher de chá de cravo moído
1/8 colher de chá de pimenta caiena
1 chávena de grão de bico cozido
¼ chávena de amêndoas
3 damascos secos, cortados em pedacinhos
Salsa fresca picada

Lave a couve-flor e corte em porções mais pequenas. Coloque a couve-flor numa assadeira, junte um fio de azeite, e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta. Leve ao forno cerca de 20 minutos a 180°C. Assim que a couve-flor estiver cozida, retire do forno.
Coloque o cuscuz numa tigela e junte a água a ferver e uma pitada de sal. Cubra e deixe o cuscuz absorver a água uns 5 minutos. Assim que o líquido for completamente absorvido. Com um garfo, separe os grãos de cuscuz para que fique solto e fofo.
Aqueça uma sertã com azeite em lume médio, e junte as especiarias. Cozinhe por menos de um minuto, até os aromas se libertarem, e junte o alho picado. Junte finalmente o grão-de-bico e as amêndoas, e, se necessário algumas colheres de água. Cozinhe mais alguns minutos e adicione os damascos picados e o cuscuz. Misture tudo, ajuste os temperos e retire do lume. Junte a salsa e a couve-flor assada, e sirva.

Cuscuz com grão, amêndoas e especiarias

Recipe in English

Couscous with chickpeas, almonds and roasted cauliflower
Serves 2

½ cauliflower head
Olive oil, salt and black pepper

¼ cup couscous + 60ml boiling water

1 tablespoon olive oil
1 garlic clove, finely minced
½ teaspoon turmeric
2 cardamom pods
½ cinnamon stick
¼ teaspoon cloves, ground
1/8 teaspoon cayenne pepper
1 cup cooked chickpeas
¼ cup almonds
3 dried apricots, diced
Fresh parsley, roughly chopped

Wash the cauliflower and cut into small florets. Place the florets in a baking dish, add a drizzle of olive oil, and season with a pinch of salt and black pepper. Bake for approximately 20 minutes at 180°C. Once cauliflower is cooked, remove from oven and set aside.
Place the couscous in a bowl and pour over the boiling water. Cover and set aside for 5 minutes. Once the liquid has been absorbed, fluff the couscous with a fork to separate and set aside.
Heat the olive oil over a medium heat in a pan, and add the spices and cook for 1 minute until fragrant, add the garlic. Add the chickpeas and almonds, and, if necessary a few tablespoons of water. Cook for a few minutes, and add the diced apricot and couscous. Toss to combine, adjust seasonings and remove from the heat. Stir in the parsley and roasted cauliflower, and serve.