Sugestões de prendas de Natal

Este ano partilho-vos novamente algumas sugestões de prendas para oferecer no Natal, mas enquanto no ano anterior abrangi questões do meu estilo de vida em relação ao que compro, este ano decidi focar-me apenas na comida, na tentativa de valorizar mais os presentes feitos por nós. No entanto, mantenho-me fiel ao que escrevi no ano anterior relativamente à roupa e cosméticos.

Nas próximas semanas vou partilhar-vos algumas receitas para a Ceia de Natal, por isso, estejam atentos!

Cabaz de Natal2
A primeira receita que vos partilho do meu cabaz é a conhecida granola deste blogue. Mas para dar um toque natalício juntei à granola uma colher de chá de canela e e ½ colher de chá de gengibre. Dividida em frascos com etiquetas personalizadas faz um mimo que todos vão querer ter.

De seguida, as trufas cruas, ou as de chocolate e leite de coco. Uma versão mais saudável, e quase permitida durante o dia, enquanto a outra mais gulosa, é reservada para as sobremesas.

Manteigas. Todo o tipo de manteigas fazem prendinhas deliciosas. E as opções são imensas: amêndoa, avelã, amendoim, caju, macadâmia (…).

E bolachas? Claro que também tinham de estar incluídas neste cabaz! As minhas preferidas são as de melaço e especiarias e as de cacau e cranberries.
Cabaz de Natal6
E por fim, bombons caseiros, em que fiz o próprio chocolate a partir de cacau, manteiga de cacau e um adoçante! A receita é simples, e resulta num chocolate de sabor semelhante ao do chocolate negro. Para contrabalançar, juntei um recheio que faz lembrar rebuçados de caramelo, e consiste num mistura de óleo de coco, um adoçante e manteiga de amêndoa. Estes bombons foram feitos em formas de papel, mas se tiverem moldes para bombons melhor ainda, pois podem fazer bombons com diferentes formatos!
chocolates1

Chocolatinhos com recheio de caramelo fingido (vegan, sem gluten)
Rende cerca de 10 chocolates em formas de papel pequenas

Chocolate
½ chávena (100g) de manteiga de cacau (ou óleo de coco se não tiverem)
8 colheres de sopa de cacau em pó
3-4 colheres de sopa de xarope de arroz ou outro adoçante natural da vossa preferência
1 pitada de sal

Recheio
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
2 colheres de sopa de xarope de arroz
2 colheres de sopa de óleo de coco, derretido

Em banho-maria, derreta a manteiga de cacau, lentamente, até ficar completamente líquida. Adicione o cacau, colher a colher, para se dissolver bem, e os restantes ingredientes. Ajuste o sabor do chocolate, adicionando mais adoçante ou cacau, a gosto. Divida cerca de metade deste molho de chocolate pelas forminhas (rende pouco menos de uma colher de sopa por cada forma de papel). Leve as formas ao congelador durante 15 a 20 minutos. Enquanto o chocolate solidifica, prepare o recheio.
Misture numa taça o óleo de coco derretido, a manteiga de amêndoa e o adoçante. Leve ao frigorífico o recheio.
Retire os chocolates do congelador, forme bolinhas com o recheio e achate-as no chocolate solidificado, tal como na fotografia. O diâmetro do recheio não pode ser superior ao da base. Cubra o recheio com o restante molho de chocolate. Volte a congelar os chocolates. Passados 20 minutos estão prontos a comer! Devem ser guardados no frigorífico.

Notas: Em relação ao adoçante, acho que é mais fácil fazer o chocolate com um adoçante líquido como xarope de arroz ou maple syrup, em vez de um sólido como o açúcar de coco, que é mais difícil de dissolver no molho de chocolate.
Em relação ao próprio chocolate, se por acaso não tiverem acesso a manteiga de cacau ou outros ingredientes, também resulta derreter chocolate de culinária em banho-maria, em vez de fazer o chocolate.
chocolates4

Recipe in English

Chocolate cups with caramel filling (vegan, gluten free)
Yileds about 10 mini chocolate cups

Chocolate
½ cup (100g) cacao butter (or coconut oil)
8 tablespoons cacao powder
3-4 tablespoons rice syrup
Pinch of salt

Filling
2 tablespoons almond butter
2 tablespoons rice syrup
2 tablespoons coconut oil, melted

Melt cacao butter in bain-marie (double boiler) until completely liquid. Add cacao, stir and add the remaining ingredients. Adjust the flavor, adding more sweetener or cacao, to taste. Spoon a thin layer of chocolate sauce into each mini cupcake liner (you will need about 10 cupcake liners). Place the liners in your freezer for 15 to 20 minutes. While the chocolate is in the freezer, prepare the filling.
Combine in a bowl melted coconut oil, rice syrup and almond butter, and store in the fridge.
Remove the chocolate from the freezer, form little balls with the filling and flatten them in the solidified chocolate base (see photo above). The diameter of the filling should not exceed the diameter of the base. Cover the filling with the remaining chocolate sauce. Place the chocolates in the freezer again, more 20 minutes and they are ready to eat! You should store the chocolate cups in the refrigerator.