Trufas de manteiga de amendoim

Depois de ter feito esta receita, debati-me onde a encaixaria, porque quase que se pode tratar de um snack. Ou de uma sobremesa. Ou talvez os dois.
Peanut butter truffles
A ideia inicial era fazer uma bolinhas “energéticas”, fáceis de fazer e transportar, para comer entre as refeições principais. Juntei alguns dos meus ingredientes preferidos na forma de bolinhas, como aveia, amêndoas, tâmaras e manteiga de amendoim, mas ao provar o sabor desta massa, achei que se calhar era digna de algo mais, e cobri as bolinhas com chocolate. Pareciam pequenas trufas, e até juntei amendoins e pepitas de cacau por cima do chocolate. Na hora de provar, humm… Nem é preciso dizer nada. Quem duvida da combinação de manteiga de amendoim com chocolate?
Peanut butter truffles
Esta receita é também em si, isenta de açúcares adicionados, pois utilizo tâmaras para permitir uma boa consistência das bolinhas, mas também devido ao seu conteúdo em açúcares, que permite um sabor doce agradável. Relativamente ao chocolate, escolho sempre o chocolate com um teor de 70% de cacau.
Por fim, relembro que apesar desta receita incluir alimentos que do meus ponto de vista são saudáveis – aveia e frutos secos – estas pequenas trufas devem ser consumidas em moderação, devido à sua densidade energética!
Peanut butter truffles

Trufas de manteiga de amendoim (vegan)
Faz cerca de 22 trufas

1/2 chávena (120ml) de manteiga de amendoim
1/2 chávena (80g) de tâmaras, sem caroço
1/2 chávena (70g) de amêndoas, cajus ou amendoins
1/3 chávena (30g) de aveia em flocos
100g de chocolate
Para o topping: amendoins picados ou pepitas de cacau cru

Pique no processador de alimentos a aveia em flocos e as amêndoas, e transfira esta mistura uma taça. Triture desta vez no processador as tâmaras, até formarem uma bola, e junte a manteiga de amendoim. Combine a mistura de manteiga de amendoim com a aveia e amêndoas picadas numa taça. Verifique a consistência desta massa, e se é possível fazer bolinhas. Se necessário, junte mais manteiga de amendoim. Faça cerca de 22 bolinhas, moldando-as com as mãos, e de diâmetro de aproximadamente 2cm.
Derreta o chocolate em banho-maria, passe as bolas de manteiga de amendoim uma a uma pelo chocolate derretido, e coloque-as num tabuleiro com papel vegetal. Antes que o chocolate solidifique, coloque amendoins picados, pepitas de cacau cru, ou outros toppings,  nas bolinhas. Leve ao frigorífico para o chocolate solidificar.

– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 trufa de manteiga de amendoim (sem topping), contém:
96kcal, 2,8g de proteína, 7,6g de hidratos de carbono (dos quais 4,1g são açúcares), 6,6g são gorduras (dos quais 1,9g são gorduras saturadas) e 1,7g de fibra.
Peanut butter truffles

Recipe in English

Peanut butter truffles (vegan)
Makes about 22 truffles

1/2 cup (120ml) peanut butter
1/2 cup (80g) dates, pitted
1/2 cup (70g) almonds, cashews or peanuts
1/3 cup (30g) rolled oats
100g of chocolate
For the topping : chopped peanuts or raw cocoa nibs

Grind the oats and almonds in a food processor, and transfer this mixture to a bowl.
Next, place dates in the food processor and process until it clumps into a ball, and add the peanut butter. Combine the peanut butter mixture with ground oats and almonds in a bowl. Check the consistency of the dough, and if needed, add more peanut butter. Shape with your hands small amounts of the dough into 22 balls.
Melt the chocolate in a double boiler. One peanut butter ball at a time, dip them into the melted chocolate. Use a fork to remove them and tap away excess chocolate. Transfer back onto parchment paper and top with chopped peanuts, raw cocoa nibs, or other toppings. Place in the fridge to set.