Chamuças de tempeh

chamuças de tempeh2
Lembram-se da última receita que vos partilhei com tempeh? Já foi há quase um ano, mas entretanto tenho cozinhado mais vezes com esta proteína vegetal, e descobri novas formas de a confeccionar. E aparentemente, nunca mais tive más experiências com o sabor característico deste alimento.
Desta vez usei o tempeh como recheio para fazer chamuças, envolvido em especiarias e vegetais para lhe dar mais riqueza em sabor e textura. O tempeh é um bocadinho seco, por isso juntar vegetais picadinhos como cebola, pimento, cenoura,  (entre outros…) é uma boa ideia pois os vegetais libertam os seus sucos durante o refogado, e dão mais humidade e uma boa textura ao recheio, sem a necessidade de juntar muito azeite.
Utilizei massa filo para cubrir as chamuças, mas também podem usar outras massas, e até folhas de arroz. Não resisti a decorá-las com sementes de sésamo pretas, e a pincelá-las com um pouco de azeite, para que ficassem bem crocantes.
Sugiro que, caso façam esta receita, a sirvam imediatamente no próprio dia, pois como estas chamuças não são fritas, nem esta massa é muito rica em gordura, no dia seguinte perdem a sua textura crocante. Sugiro também que sirvam com uma boa salada, e acompanhem as chamuças com chutney de manga.
chamuças de tempeh1
tempeh2

Chamuças de tempeh

6 folhas de massa filo
Sementes de sésamo pretas

Recheio:
250g tempeh, picadinho
1 colher de sopa de azeite
½ cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1 malagueta chili, sem sementes, cortada em tiras
1 folha de louro
1/4 pimento vermelho, cortado em cubos
¼ colher de chá de coentros moídos
1 colher de chá de caril em pó
¼ colher de chá de açafrão-das-Índias
Sal e pimenta preta a gosto
Salsa fresca picada

Refogue o alho e a cebola picados em azeite. Junte as especiarias, malagueta, folha de louro e deixe refogar. Junte o tempeh já picado e o pimento, e envolva no refogado. Tempere com sal e pimenta preta. Coza o tempeh uns 10 minutos, para que absorva os sabores do refogado. Rectifique os temperos a gosto, junte salsa fresca picada e retire do lume.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as folhas de massa filo em 2 tiras sobre o comprido, (deste forma terá 12 folhas), numa dessas tiras, coloque duas colheres de sopa de recheio no canto inferior direito e dobra-se essa mesma folha para fechar o recheio. Dobre em triângulos. Por fim, pincele com azeite as chamuças fechadas, e coloque algumas sementes de sésamo para decorar. (Se ficou com dúvidas em relação ao procedimento, veja esta explicação com desenhos).
Coloque as chamuças num tabuleiro preparado com uma folha de papel vegetal e leve ao forno durante 15 minutos.

Nota: Se nunca cozinhou com tempeh sugiro que o coza durante 10 a 15 minutos em água a ferver para suavizar o seu sabor.

chamuças de tempeh
Recipe in English

Tempeh samosas
Makes 12 samosas

6 filo pastry sheets
Black sesame seeds

Filling:
250g tempeh, minced
1 tablespoon olive oil
½ onion, chopped
2 garlic cloves, minced
1 chili pepper, seeded, cut into strips
1 bay leaf
1/4 red bell pepper, diced
¼ teaspoon ground coriander seeds
1 teaspoon curry powder
¼ teaspoon turmeric
Salt and black pepper to taste
Chopped fresh parsley

Sauté minced garlic and onion in olive oil. Add spices, chili, bay leaf and stir. Add minced tempeh and bell pepper cut into cubes. Season with salt and black pepper to taste. Cook for about 10 minutes, stirring frequently. Finally add some chopped fresh parsley, stir, and turn off the heat.
Preheat oven to 180ºC (350ºF). Cut each filo sheet into 2 strips. Spoon 2 tbsps of the prepared filling on the right bottom end of the filo sheet. Fold left half of phyllo over the right (like a book) to cover filling. Fold up on the diagonal to form a triangle. Continue folding alternating diagonal until samosa is completed. Repeat with remaining filo sheets and filling. Brush the samosas with olive oil. Place samosas on a parchment-lined baking sheet. Sprinkle with black sesame seeds ans bake in the oven for 15 minutes or until golden.
chamuças de tempeh