Creme de brócolos e espinafres

sopa verde5
Os dias já estão a crescer, surgindo assim novos legumes nos mercados, que pedem receitas e confecções diferentes. Mas há certos que pratos que ainda assim não consigo deixar de lado nas estações que se seguem, e um deles é a sopa.
Uma das confeções culinárias que mais carcteriza a alimentação Portuguesa, a sopa está na nossa mesa todos os dias antes das refeições principais. É um hábito que enraizei em miúda do qual não dispenso. Mas se possível, gosto de fazer sopas variadas para fugir à sopa tradicional com base de batata, cenoura e curgete e as couves tenras cortadinhas. Nada contra esta versão, aliás, até é uma excelente forma de acrescentar mais vegetais na alimentação (para quem não gosta dos legumes crús, cozidos ou salteados), induz a saciedade, é uma boa fonte de vitaminas e minerais, e substâncias protectoras do nosso organismo, como antioxidantes, e ajuda a uma adequada hidratação.
Legumes
Desta vez fugi um bocadinho ao tradicional, e fiz um creme de espinafres e brócolos, com um pouco de gengibre, alho e salsa, para tornar a sopa mais aromática, sem necessidade de juntar colheradas de sal. As leguminosas (grão-de-bico), permitem que a sopa fique mais cremosa, sendo a adição de batata opcional.

Por fim, não é comum decorar as sopas, mas pareceu-me bem partilhar-vos uma das minhas mais recentes descobertas para levar as sopas e saladas a outro nível – o Dukkah. É uma mistura aromática de especiarias como cominhos, coentros, funcho e pimenta preta com avelãs tostadas crocantes, que deixam qualquer prato mais aromático. Podem, no entanto, decorar a sopa com algumas folhas de salsa, fatias de rabanete, ou rebentos, e um fio de azeite, para uma guarnição igualmente apelativa (e nutritiva!).
dukkah
Creme de brócolos e espinafres
Faz 4 taças individuais de sopa

1 curgete, cortada em cubos pequenos
1 alho-francês, cortado em tiras
1 dente de alho descascado
1 pedaço de gengibre do tamanho de uma unha, descascado e picado
1 chávena (160g) de grão-de-bico cozido
800ml a 1L água
1 brócolo, cortado em floretes pequenos
200g espinafres
1 colher de sopa de azeite
1 raminho de salsa, picado
Uma pitada de sal marinho
1 pitada de pimenta preta
1 colher de sopa de sumo de limão

Leve a água a ferver e junte a curgete em cubos, o alho-francês, grão, gengibre e alho. Deixe cozer cerca de 10 minutos. Junte os vegetais verdes, o azeite e o sal. Cubra a panela, reduza o lume, e deixe cozinhar durante cerca de 7-10 minutos, até os vegetais ficarem macios. Junte a salsa picada. Triture a sopa com uma varinha mágica ou num liquidificador, e ajuste o tempero a gosto, temperando com um pouco de sumo de limão e pimenta preta a gosto.
Sirva a sopa guarnecida com folhas de salsa, fatias de rabanete, sementes variadas e um fio de azeite, ou dukkah.

Dukkah
1/4 chávena (30g) avelãs
2 colheres de sopa de sementes de coentros
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colheres de sopa de cominhos
1 colher de chá de pimenta preta em grão
1/2 colher de chá de funcho
1/4 colher de chá de sal

Toste as avelãs numa frigideira sem adição de gordura. Retire do lume assim que ficarem douradas por fora, e deixe arrefecer completamente. Repita este processo com as especiarias e sementes de sésamo. Coloque as avelãs e especiarias, juntamente com sal, numa almofariz e esmague até a mistura ficar bem moída, mas com alguns pedacinhos de avelã inteiros. Em alternativa, também pode triturar no processador de alimentos.
Esta mistura de especiarias pode guardada num recipiente fechado até 1 mês.
dukkah

Recipe in English

Spinach and broccoli soup
Makes 4 bowls of soup

1 zucchini, cut into cubes
1 leek, cut into strips
1 garlic clove, peeled
1 piece of ginger the size of a thumb, minced
1 cup (160g) cooked chickpeas
800ml to 1L water
1 broccoli, cut into small pieces
200g raw spinach
1 tablespoon olive oil
Fresh parsley, chopped
Pinch of sea salt and black pepper
1 tablespoon lemon juice

Bring water to boil and add the cubed zucchini, leeks, chickpeas, ginger and garlic. Cook for about 10 minutes. Add spinach, broccoli, olive oil and salt. Cover the pan, reduce heat, and simmer for about 7-10 minutes, until the vegetables are tender. Add the chopped parsley. Blend the soup with a hand blender. Season with a little lemon juice and black pepper to taste.
Serve the soup garnished with parsley leaves, radish slices, various seeds, a drizzle of olive oil, or dukkah.

Dukkah
1/4 cup hazelnuts
2 tablespoons coriander seeds
1 tablespoon sesame seeds
1 tablespoons cumin seeds
1 teaspoon black peppercorns
1/2 teaspoon fennel seeds
1/4 teaspoon salt

Toast the hazelnuts in a skillet. Remove from the heat and cool completely. Repeat the procedure with seeds and the peppercorns. Place the nuts and seeds, along with salt, into a mortar and pound until the mixture is crushed. Or pulse in a food processor to a coarse consistency.
Store in an airtight container for up to 1 month.
sopa verde2