Gelado de banana e amêndoa com molho de caramelo

caramel banana ice cream4
De vez em quando, (diria quase de mês a mês), não prescindo de uma sobremesa. Brownies, bolos e tartes com fruta da época são algumas das minhas sobremesas preferidas, mas há alturas em que simplesmente não tenho tempo para os fazer, e procuro soluções mais simples, com poucos ingredientes e que sejam realmente rápidas e não precisem de ir ao forno. A mousse de chia e chocolate (ou a de cereja) entram nesta categoria de receitas, assim como as trufas de cacau, e as bolinhas de coco e limão. Mas durante o verão procuro sobremesas mais frescas, e gelados feitos a partir de banana são a minha alternativa preferida aos convencionais, porque para além de podermos adicionar qualquer sabor, são também muito fáceis de fazer.

caramel banana ice cream3
Há cerca de 3 anos partilhei-vos o meu primeiro gelado no blog. Era uma mistura de banana congelada com manga ou frutos vermelhos, sem quaisquer açúcares adicionados, e com apenas 3 ingredientes. Simplesmente fruta congelada e triturada servida na hora, mas que para mim até sabia melhor do que qualquer sorbet do supermercado. Agora partilho-vos uma versão um bocadinho mais gulosa, mas que nem assim se torna mais complicada, e imita os sabores doce, morno e rico do caramelo numa versão sem açúcar adicionado.

O molho de caramelo é feito com tâmaras trituradas, um pouco de água, uma pitada de sal para contrabalançar com o doce das tâmaras, e um pouco de manteiga de amêndoa, pelo toque das amêndoas tostadas. Também tenho o hábito de juntar 1/4 colher de chá de extracto de baunilha, mas é opcional. Esta mistura resulta num molho cremoso, que envolvido no gelado de banana, até disfarça um bocadinho o sabor a banana, e torna-o ainda mais guloso. Em alternativa podem também juntar chocolate derretido (ou os dois!).

A receita base do gelado até poderia ser servida imediatamente, sem adição do caramelo, mas também fica óptima se triturem algumas frutas da época como mirtilos, morangos, framboesas ou cerejas, e envolverem (como o caramelo) na base do gelado, tal como sugerido na foto abaixo.

blueberry ice cream1

Gelado de banana e amêndoa com molho de caramelo
Serve 4 taças individuais

4 bananas maduras
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (ou amendoim se não tiverem)
1/4 chávena (60ml) de leite de coco
2 colheres de sopa de amêndoas picadas

Congele as bananas maduras cortadas em fatias pelo menos 12h antes de fazer o gelado.
No dia seguinte coloque as bananas congeladas no processador de alimentos, assim como o leite de coco e a mateiga. Triture até obter uma massa cremosa e homogénea. Transfira o gelado para um recipiente e envolva parte do molho de caramelo, e as amêndoas picadas. Leve ao congelador pelo menos 3h, e sirva o gelado em bolas decorado com amêndoas ou chocolate derretido.

Molho de caramelo
1 chávena (175g) de tâmaras, sem caroço
3 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
4 a 5 colheres de sopa (60-75ml) de água
1 pitada de sal marinho

Demolhe as tâmaras durante pelo menos 4 horas. Escorra a água, e coloque as tâmaras num processador de alimentos ou liquidificadora. Triture e junte a manteiga, uma pitada de sal, e a água, colher a colher, até obter uma pasta cremosa.
Junte parte deste molho ao gelado, e reserve o restante num recipiente fechado no frigorífico.

Nota: Este gelado deve ser preferencialmente consumido no próprio dia tal como refere a receita, porque como não vai à máquina de fazer gelados, ou não é mexido enquanto está no congelador, pode formar cristais de gelo grandes, que comprometem a textura do gelado.

blueberry ice cream4

Recipe in English

Banana and almond ice cream with caramel sauce
Serves 4 individual bowls

4 ripe bananas
2 tablespoons almond butter (or peanut butter)
1/4 cup (60ml) coconut milk
2 tablespoons chopped almonds

Slice the bananas and freeze for ​​at least 12 hours before making the ice cream.
The following day, blend the frozen bananas in a food processor, add the coconut milk and almond butter. Blend until smooth. Scrape the ice cream out into a glass or metal container and fold in a few tablespoons of the caramel sauce and some chopped almonds. Place in the freezer at least 3 hours.
Scoop the ice cream and top with some chopped almonds or even melted chocolate.

Caramel sauce
1 cup (175g) dates, pitted
3 tablespoons almond butter
4-5 tablespoons (60-75ml) water
1 pinch of sea salt

Soak dates for at least 4 hours in water. Drain the water. Blend the dates in a food processor or blender, and add almond butter, a pinch of salt, and finally the water, 1 tablespoon at a time. Blend until creamy. 
Combine a few tablespoons of this sauce with the banana ice cream, and store the rest in a airtight glass container in the fridge.

caramel banana ice cream