Sugestões para a Ceia de Natal – Abóbora recheada com puré de feijão branco

puré de feijão branco com abóbora recheada4
À semelhança dos anos anteriores, não poderia deixar de vos partilhar uma receita para a Ceia de Natal. Este ano a sugestão foi publicada no blog Nutrimento, uma página cuja função é a de alimentar a troca de informação, de ideias, o debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação.

abóbora e avelãs
A receita que partilhei trata-se de abóbora-menina recheada com castanhas, cogumelos e avelãs, acompanhada de puré de feijão branco, e das tradicionais verduras cozidas. Utilizei essencialmente produtos hortícolas simples, desta época, nacionais, e com elevada densidade nutricional.
De forma a enriquecer o prato em termos de sabor e textura, assei a abóbora com a casca, que ficou crocante, mas a polpa macia. O excesso de polpa foi posteriormente aproveitado na sobremesa, (que partilho muito em breve), mas que também pode ser utilizada noutras receitas do blog, como este bolo, ou esta tarte. O recheio é um salteado básico de cogumelos e castanhas, com alecrim e especiarias, que pode ser enriquecido em sabor com um vinho licoroso, como o vinho do Porto branco.

puré de feijão branco e castanhas
De forma a complementar a sugestão principal, servi também um puré de feijão branco, que permite adicionar alguma proteína à refeição vegetariana. Apesar de já ser interessante por si só, e bastante cremoso, não poderia deixar de lhe dar um toque mais especial, e por isso, envolvi sementes de funcho e salsa. Estas sementes podem ser encontradas na secção das especiarias dos hipermercados ou lojas de produtos naturais.
Por fim, não se esqueça de complementar o prato com as verduras da época (grelos de nabiça ou couve penca), ricas em vitamina K e pro-vitamina A, e nos minerais Cálcio, Ferro e Magnésio.

puré de feijão branco com abóbora recheada3

SUGESTÕES PARA A CEIA DE NATAL

Entradas: Sopa de abóbora, Sopa de beterraba e maçã, Sopa de cogumelos e castanhasBolinhos de grão-de-bico e curgetePasta de beringela, Pasta de azeitona ou Mini-quiches de cebola caramelizada

Prato principal: Abóbora recheada com puré de feijão brancoEstufado de cevada e cogumelos (ou “cevadotto” de cogumelos), Rolinhos de couve recheados com lentilhas, e molho de tomate, ou Tarte de cogumelos e lentilhas

Sobremesas: Bolo de maçã com crumble de amêndoa, Chocolate com amêndoas e cranberries, Chocolatinhos com recheio de caramelo fingido, Rosca de abóbora e chocolate, Tarte de abóbora, Tarte de banana e chocolate, Tarte de maçã e amêndoa ou Trufas de manteiga de amendoim