Sopa de feijão branco e couve

sopa de feijão branco e couve galega.1
Espero que tenham gostado da última receita do blog pois esta semana volto a partilhar-vos uma receita conveniente, acessível, e, muito, muito simples. A partilha destas receitas tem como objetivo o desenvolvimento de uma ementa, um pequeno compêndio de receitas básicas, para aqueles que pretendem fazer refeições vegetarianas, mas que ainda receiam experimentar confecioná-las. Esta pequena ementa também terá as várias refeições do dia-a-dia, com o respetivo valor nutricional.

couve galega
Na ementa que vos descrevo, esta sopa surge como forma de incorporar mais hortícolas na refeição, especialmente vegetais de folha de cor verde-escura, e, também, leguminosas, para complementar algumas receitas, tal como a última que vos partilhei.
A receita da sopa que vos partilho é baseada na que faço diariamente em casa. A base da sopa é feita com vegetais, neste caso foi com cenoura, curgete e cebola, mas também podem substituir por abóbora, chuchu, couve-flor, alho-francês, ou outros hortícolas e tubérculos a gosto. Gosto de juntar quase sempre couves, ou outros vegetais de folha de cor verde-escura, para juntar à base sobrenadante, ou, para triturar em creme. Fora este aspeto, tento variar os vegetais utilizados, tendo também em conta a sazonalidade, e a disponibilidade da nossa horta, mas a receita-base da sopa é esta. Uma receita simples, que, em cada taça consegue fornecer cerca de 150g de vegetais, sendo por isso uma preparação que se destaca pela densidade nutricional, ao mesmo tempo que é económica, e de fácil confeção.

Por fim, gosto de juntar algumas ervas aromáticas à sopa, e até um pouco de pimenta preta acabada de moer, só mesmo pelo sabor e como forma de reduzir um pouco a adição de sal, e, para finalizar, um fio de azeite.

sopa de feijão branco e couve galega4
Sopa de feijão branco e couve Galega
Serve 4 pessoas

1 dente de alho, descascado
½ cebola média, descascada e cortada
1 curgete média, cortada em cubos
1 cenoura média, descascada e cortada em cubos
1 molho de salsa fresca (20g)
160g de couve Galega, cortada em tiras
2 chávenas (320g) de feijão branco cozido
Sal e pimenta preta a gosto
Folhas de manjericão a gosto para decorar

Numa panela média, coloque o dente de alho descascado, a cebola, a curgete, cenoura, salsa fresca e cerca de 2 chávenas (500ml) de água. Leve a ferver, e, assim que começar a ferver, reduza o lume para médio-baixo. Deixe cozer os vegetais durante cerca de 10 minutos, até ficarem tenros. Triture os vegetais com uma varinha mágica. Tempere com sal e pimenta preta, e ajuste os temperos a gosto. Por fim, junte o feijão e a couve galega. Deixe ferver mais 3-4 minutos, até as couves estarem cozidas.
Sirva a sopa em 4 taças individuais com 1 colher de chá de azeite e algumas folhas de manjericão, se gostarem.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Uma dose desta sopa, servida com 1 colher de chá de azeite, contém aproximadamente: 127,6kcal, 8,2g de proteína, 17,2g de hidratos de carbono, 2,9g de gordura, 8,9g de fibra, 218,7mg de cálcio, 3,6mg de ferro, 1,4mg de zinco
(Valores estimados com base na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007)
sopa de feijão branco e couve galega1.1