Panquecas de flocos de aveia

Às vezes as melhores receitas são aquelas que mais facilmente conseguimos colocar em prática no dia-a-dia. Estas panquecas são um bom exemplo disso. Com ingredientes simples e económicos, a que recorro diariamente, consegui fazer umas panquecas saborosas, rápidas, e, inclusivamente, práticas para os lanches fora de casa.

panquecas de aveia1
Como poderão verificar pela receita, são apenas pedidos 4 ingredientes: flocos de aveia finos, sementes de linhaça moídas, fermento químico e água. A banana e a canela são opcionais, apenas utilizei para dar mais sabor às panquecas, mas fica a sugestão para quem gostar. No lugar da banana, se quiserem, podem juntar a mesma quantidade de maçã em cubinhos, ligeiramente cozidos 1-2 min no micro-ondas, para libertar alguns sucos, e dar mais doçura às panquecas.

panquecas de papas de aveia
O procedimento remete-nos para a receita das papas de aveia overnight, em que colocamos na noite anterior os flocos de aveia em água (ou leite, ou bebidas vegetais), e, no dia seguinte, estão prontas a consumir. Estas panquecas foram inspiradas nesta forma mais rápida de preparar aveia, mas, também adicionei sementes de linhaça moídas para conseguir uma panqueca coesa mesmo utilizando como ingrediente principal da massa os flocos de aveia (no lugar da farinha), e o fermento químico, que permite que as panquecas cresçam um pouco, embora fiquem bastante densas. Assim, a massa destas panquecas também pode ser preparada na noite anterior, e cozida na frigideira na manhã seguinte, para serem imediatamente servidas. Também podem ser comidas mais tarde, frias, embora acabem por ficar mais densas… Mas fica a sugestão, pois até fazem um lanche interessante, acompanhadas de fruta, iogurte natural, e frutos gordos, tendo como exemplo, banana com manteiga de amendoim, tal como a sugerido nas fotografias, mas podem escolher outras combinações!

panquecas de aveia5
Panquecas de flocos de aveia e banana
Serve 1

3 colheres de sopa (cheias) de flocos de aveia finos
1 colher de sopa rasa de sementes de linhaça moídas
½ colher de chá de fermento químico (baking powder)
½ colher de chá de canela em pó – opcional
1/3 chávena (80ml) de água
½ banana pequena (50g) – opcional

Coloque os flocos de aveia, as sementes de linhaça moída, o fermento químico, a canela e a água numa taça. Misture bem, e deixe os flocos e a farinha de linhaça absorver a água. Volte a mexer, e verifique a consistência da mistura, que deve assemelhar-se a papas. Junte, por fim, a banana cortadinha em pedacinhos pequenos, e misture bem com a colher, de forma a esmagar e envolver bem a banana na massa.
Aqueça uma frigideira antiaderente até ficar quente, (se necessário, coloque um bocadinho de óleo de coco ou outra gordura vegetal cujo sabor não afete as panquecas, para não colar à frigideira) e com uma colher de servir, coloque metade da massa na frigideira, e deixe cozer cerca de 3 minutos em lume médio, até ficar a face inferior ficar levemente dourada, e a superior com bolinhas de ar. Também pode tapar a frigideira para a massa cozer por dentro, visto que a massa é um bocadinho densa. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 2 minutos. Repita o procedimento para a restante massa.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
– 1 dose de panquecas de flocos de aveia e banana contém: 181kcal, 5,7g de proteína, 30,4g de hidratos de carbono, 4,0g de gordura, 4,9g de fibra, 28,6mg de cálcio, 0,9mg de ferro e 1,7mg de zinco
– 1 dose de panquecas de flocos de aveia acompanhadas com 1 colher de sopa rasa (15g) de creme de amendoim, 1 iogurte de soja natural (125g) e ½ banana pequena (50g) contém aproximadamente: 370kcal, 15,3g de proteína, 45,0g de hidratos de carbono, 14,3g de gordura, 8,9g de fibra, 191,7mg de cálcio, 2,1mg de ferro e 2,6mg de zinco
(Valores estimados com base na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007)