Feijoada de feijão manteiga e cogumelos, com batata-doce

feijoada de cogumelos com batata-doce
Na saga das receitas básicas, não poderia faltar uma feijoada vegetariana, a forma mais simples de confecionar as leguminosas. Nesta versão, comecei por fazer um molho rico, em que reduzi tomate maduro num refogado, e adicionei condimentos como cominhos, colorau, piripiri, louro e tomilho. Juntei feijão manteiga cozido, mas podem substituir pelo feijão branco, encarnado ou preto, ou outra leguminosa da vossa preferência. Por fim, juntei cogumelos marron (e Portobello na versão das fotografias), para dar mais textura a esta feijoada.

feijoada de cogumelos com batata-doce10
Para acompanhar esta feijoada vegetariana, fiz batata-doce assada, e couve galega cozida simples, só com um fio de azeite para além da pimenta e do sal. Na batata-doce assada não adicionei muitos condimentos, só uma pitada de sal e pimenta preta, mas, se gostarem, também podem juntar algumas especiarias como pimenta caiena, cominhos, paprika, e até canela, algumas especiarias que pessoalmente gosto de juntar à batata-doce pelo seu sabor naturalmente adocicado.

Antes de passarmos à receita, queria apenas convidar-vos a participar no Workshop de Culinária Vegetariana que irá decorrer na Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Decorrerá no dia 18 deste mês, às 10h, e será orientado pela Professora Patrícia Padrão, e por mim. Este workshop terá a duração de 3h, e tem duas componentes, uma teórica, onde serão abordadas recomendações alimentares e nutricionais para o padrão alimentar vegetariano, morbilidade e mortalidade, e a componente prática, onde todos terão a oportunidade de participar na elaboração receitas vegetarianas (e ovo-lacto vegetarianas) nutricionalmente equilibradas. Será também entregue um certificado de frequência a quem participar na sessão.

feijoada de cogumelos com batata-doce4

Feijoada de feijão manteiga e cogumelos
Serve 2

1 colher de sopa de azeite
½ cebola média, picadinha
2 dente de alho
2 tomates médios, maduros (200g)
½ colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de pimentão doce moído (colorau)
¼ colher de chá de piripiri moído
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho seco
12 cogumelos médios (200g)
2 chávenas (320g) de feijão manteiga cozido
¼ chávena de salsa fresca picada
Uma pitada de sal e pimenta preta

2 batatas-doces pequenas (~120g cada)

Salteie a cebola e o alho picados em azeite. Assim que a cebola ficar macia, junte os tomates maduros pelados e picados. Tape a panela e deixe o tomate ficar reduzido a molho. Adicione os cominhos, colorau, piripiri, louro e tomilho seco. Junte o feijão manteiga cozido, e os cogumelos. Deixe cozer em lume brando durante 5 a 10 minutos, até os cogumelos ficarem cozidos. Por fim, misture a salsa fresca picada e ajuste os temperos a gosto.

Para preparar a batata-doce, comece por lavar e limpar a batata-doce, e pique o exterior da batata com um garfo (3 a 4 vezes). Pode levar as batatas ao forno a 200ºC durante cerca de 45 minutos, até ficaram macias no seu interior, ou, durante cerca de 3 a 5 minutos no microondas. Corte as batatas em metades e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer.

Sirva a feijoada de cogumelos acompanhada da batata-doce assada e couve galega cozida, tal como sugerido na fotografia.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
1 dose desta feijoada de cogumelos acompanhada de 1 batata-doce pequena assada (120g) e ¼ prato de couve galega cozida (60g), temperada com 1 colher de chá de azeite, contém aproximadamente: 390,1kcal, 17,7g de proteína, 62,9g de hidratos de carbono, 7,5g de gordura, 20,2g de fibra, 299,6mg de cálcio, 6,7mg de ferro e 2,8mg de zinco
(Valores estimados com base na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007)