Tarte de limão

Limoeiro
Recentemente recebi a sugestão de uma leitora da página de partilhar sobremesas mais frescas. Imediatamente verifiquei a inexistência de sobremesas nesta página com lima ou limão, ou sobremesas que utilizassem principalmente frutas. Admito que gosto muito mais de sobremesas ricas, com chocolate, mas depois de ter posto esta tarte em prática, achei que talvez fosse igualmente tentadora, e mais adequada para a estação que se aproxima.

Tarte de limão5.1
Aproveitei as receitas de outras tartes que já vos partilhei para fazer a base, por isso, esta não será uma novidade nesta receita. O recheio, por sua vez, é uma deliciosa combinação de sabores doce e amargo, de aromas frescos do limão, e com uma boa consistência devido à utilização do amido de milho e leite de coco.

Tarte de limão6.2
Não resisti em juntar amêndoas e coco laminados, para um toque crocante, mas são opcionais. Para os leitores mais audazes na cozinha vegetariana, sugiro que experimentem também finalizar a tarte com um merengue de aquafaba, para um resultado final com um aspeto para lá de fantástico, e capaz de surpreender os mais sépticos da culinária vegetariana. Ou, se gostam da ideia de uma sobremesa mais fresca, porque não, acompanhar a tarte de uma bola de gelado de baunilha e umas folhas de menta?
As sugestões de apresentação desta receita podem ser várias, mas prometo que a base da tarte e o recheio simples são, por si só, deliciosos.

Tarte de limão9
Tarte de limão

Base da tarte
2 chávenas (240g) de farinha de trigo
1 chávena (120g) de amêndoas
6 colheres de sopa de óleo vegetal não refinado (à vossa escolha)
6 a 7 colheres de sopa (60-75ml) de água gelada
¼ colher de chá de sal

Recheio de limão
1 lata (400ml) de leite de coco
8 colheres de sopa rasas (50g) de amido de milho
½ chávena + 2 colheres de sopa rasas (125g) de açúcar
Sumo e raspa de 3 limões médios (rende cerca de 160 a 180ml de sumo)
1 pau de canela (opcional)

Cobertura (opcional)
50g de amêndoa laminada

Pré-aqueça o forno a 175ºC (350ºF).
Numa taça grande, misture a farinha, óleo, sal e a amêndoa moída. Misture bem, e adicione as colheres de sopa de água gelada, uma a uma. A massa deve ficar bem unida, com uma boa consistência. Se não, adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa de água. Ou se ficar muito húmida, adicione um pouco de farinha. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a com o auxílio de um rolo, formando um círculo de aproximadamente de 25 a 30cm. Guarde a massa no frigorífico durante 10 minutos. Coloque a massa na tarteira. Pique a massa com um garfo, coloque uma folha de papel vegetal com feijões secos (para manter a base lisa), e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Enquanto a crosta coze no forno, prepare o recheio. Misture o amido de milho com cerca de 50ml de água numa taça, e reserve. Numa panela pequena, misture o leite de coco, o açúcar, o sumo e raspa de limão, um pau de canela, e o amido dissolvido. Aqueça a panela em lume baixo. Mexa continuamente até que a mistura começar a engrossar. Prove e ajuste a doçura do recheio. Reserve, e deixe o recheio arrefecer um pouco à temperatura ambiente.
Retire a base da tarte do forno, e espalhe o recheio. Cubra com a amêndoa tostada, e leve a tarte ao frigorífico, cerca de 2 horas, até o recheio ficar firme.

Tarte de limão