Feijão-verde com grão-de-bico e batata assada com vinagrete de mostarda

Salada de grão, batata e fejão verde6Depois a entrega dos trabalhos de conclusão da licenciatura, estou de volta às publicações nesta página!
Quase 2 meses depois da última publicação, trago-vos novamente uma salada, desta vez com um legume escassas vezes apresentado nesta página, o feijão-verde. Este legume, cozido apenas 3 a 4 minutos em água a ferver, de cor viva, mas tenro, pode ser uma ótima adição a saladas. E, neste caso, envolvi-o numa salada a par de uma batatinha pequena assada com pele e com o aromático tomilho, juntei grão-de-bico, e ainda umas folhas de rúcula. Adicionei um vinagrete de mostarda, de sabor mais forte, que não abafado pelo “picante” da rúcula, e por fim, guarneci com amêndoas laminadas crocantes, para dar mais textura à salada.

Salada de grão, batata e fejão verde7
Feijão-verde com grão-de-bico e batata assada com vinagrete de mostarda
Rende 2 porções

270 g de grão-de-bico cozido (1 lata pequena)
Uma mão cheia de feijão verde
30 g de amêndoas (inteiras partidas, ou laminadas)
10 g de salsa fresca, picada
150 g de batata branca pequena
1 colher de chá de azeite
1 colher de chá de tomilho seco
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto

Molho de mostarda
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de xarope de arroz ou outro (opcional, ajuda na emulsão e suaviza o sabor pungente da mostarda)
2 colheres de chá de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de sumo de limão
Sal a gosto e pimenta preta

Lave as batatas, e corte-as em metade ou quartos. Tempere com azeite, tomilho seco, sal e pimenta preta. Depois de bem envolvidas nos condimentos, coloque num tabuleiro com papel vegetal, e leve ao forno a 180ºC durante 25-30 minutos.
Aqueça numa panela cerca de 1 L de água, com ¼ colher de chá de sal. Assim que começar a ferver, coloque o feijão-verde, e deixe cozer cerca de 4 minutos. O feijão deve manter a cor viva, deve estar tenro, mas ligeiramente crocante. Escorra a água de cozimento.
Para preparar o vinagrete, misture o azeite, xarope (opcional), mostarda, limão, sal e pimenta preta até obter uma emulsão.
Toste ligeiramente as amêndoas numa frigideira (sem óleo) durante alguns minutos, mexendo frequentemente, até ligeiramente douradas.
Por fim, envolva a rúcula, o grão-de-bico, o feijão-verde cozido, as batatas, a salsa fresca picada e tempere com o vinagrete. Sirva numa travessa ou numa taça e guarneça com as amêndoas laminadas, e mais ervas aromáticas a gosto.

VALOR NUTRICIONAL ESTIMADO
1/2 salada de feijão-verde e grão-de-bico com vinagrete de mostarda, contém aproximadamente: 407 kcal, 17,6 g de proteína, 42,4 g de hidratos de carbono, 18,4 g de gordura, 11,7 g de fibra, 167,9 mg de cálcio, 4,2 mg de ferro e 2,4 mg de zinco
(Valores estimados com recurso à Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007; e USDA, National Nutrient Database for Standard Reference Release 28)

Salada de grão, batata e fejão verde4