Batido de framboesa e meloa

Batido de meloa e framboesa2
Já tinha saudades de fazer batidos, por isso estes dias experimentei diferentes combinações de frutas da estação. Gostei especialmente da combinação que partilho hoje, de meloa e framboesas, pois resultou num batido diferente, mas agradavelmente fresco, adocicado e saboroso. A adição de menta e gengibre eleva um bocadinho o sabor fresco deste batido, mas é opcional. Juntei também flocos de aveia e iogurte natural, resultando num batido de consistência mais cremosa, e, por fim, creme de amêndoa pelo ligeiro sabor tostado das amêndoas.

framboesas1
Batido de framboesa e meloa
Receita para 1 batido

100 g de framboesas
100 g (menos de ½ ) meloa
4 colheres de sopa (~30 g) de flocos de aveia
125 a 250 g de iogurte natural (utilizei de soja)
1 colher de sopa (15 g) de manteiga de amêndoa (ou frutos gordos à vossa escolha)
½ colher de chá de gengibre – opcional
5 folhas de menta – opcional

Coloque todos os ingredientes num liquidificador e triture até obter um batido cremoso.
Sirva o batido num copo e decore-o com iogurte (às vezes deixo um pouco do da receita para otopping), a granola de maçã, ou outros toppings a gosto.

VALOR NUTRICIONAL ESTIMADO
1 batido de meloa e framboesa com 250 g de iogurte, contém aproximadamente: 368 kcal, 19,1 g de proteína, 35,4 g de hidratos de carbono, 16,7 g de gordura, 7,3 g de fibra, 398 mg de cálcio, 3,3 mg de ferro e 3,2 mg de zinco
(Valores estimados com recurso à Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007)