Salada mediterrânica de grão-de-bico com “feta” de tofu


Aproveitando alguns dos melhores ingredientes da estação que está agora a chegar ao fim, hoje partilho-vos uma salada de tomate, pepino e grão-de-bico, generosamente aromatizada com manjericão, e que incluí uma forma diferente de preparar tofu.
Nesta receita, o tofu é apenas marinado em azeite, ervas aromáticas secas, alho esmagado e pimenta preta em grão. Como beneficia do facto de se tratar de um alimento pré-preparado, após absorver o sabor da marinada durante algumas horas, pode ser adicionado a saladas, ou outros pratos.
A ideia de servir o tofu preparado desta forma surgiu depois de receber alguns pedidos de sugestões de marmitas vegetarianas que não necessitassem de ser aquecidas. E esta forma de preparação pode ser uma alternativa conveniente, apta a pratos frios, e que também favorece o tofu pela melhoria no sabor que é conseguida após algumas horas de marinada, que enriquece o seu sabor neutro. A textura firme do tofu e a sua aplicação numa salada fez-me lembrar o queijo feta, explicando o nome da receita, ainda que seja muito diferente em termos de complexidade de sabor e de textura…


Tal como referido anteriormente, o tofu depois de marinado pode ser adicionado a quaisquer saladas de verduras e legumes, com leguminosas ou cereais cozidos (aproveito para relembrar este guia para fazer saladas), mas deixo como exemplo esta salada muito, muito básica, de grão-de-bico, para se inspirarem. As porções desta salada possivelmente poderão não ser muito generosas para alguns. Nesse caso, podem juntar massa cozida (cotovelos, hélices ou macarronete, por exemplo) ou adaptar ao vosso gosto.


Salada de grão-de-bico mediterrânica com “feta” de tofu
Serve 2 porções

1 colher de sopa de azeite (pode ser o azeite aromático aproveitado da receita descrita imediatamente abaixo)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
6 folhas de manjericão, finamente cortadas
250g de tomate cereja, cortados em metades ou quartos
1 tomate pequeno, cortado em cubos
1 pepino, sem sementes, cortado em cubos
10 azeitonas de cura tradicional, descaroçadas e cortadas
260g de grão-de-bico cozido (corresponde a 1 lata pequena), escorrido
Uma pitada de pimenta preta

Procedimento:
1. Numa taça envolva o azeite juntamente com o vinagre balsâmico e as ervas aromáticas. Junte os vegetais devidamente preparados e cortados, as azeitonas e o grão-de-bico cozido. Envolva tudo e ajuste os temperos a gosto. Junte uma pitada de pimenta preta moída no momento, se gostar. Envolva por fim os cubos de tofu (preparados tal como sugerido na receita imediatamente abaixo, escorridos), ligeiramente esmigalhados, na salada.
2. Sirva a salada guarnecida com folhas de manjericão frescas.

“Feta” de tofu
125g de tofu, firme
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
½ colher de chá de pimenta preta em grão
1 raminho de alecrim
1 colher de chá de orégãos
¼ colher de chá de sal marinho
2 dentes de alho, esmagados

Procedimento:
1. Drene o tofu para absorver o sabor da marinada. Comece por escorrer o bloco da água que acompanha na embalagem. Coloque o bloco ou as fatias entre dois panos de cozinha ou folhas de papel absorvente, e disponha um peso por cima (pratos, por exemplo), durante 15 minutos. Corte o tofu em cubos pequenos.
2. Prepare a marinada envolvendo num recipiente limpo: o azeite, a pimenta em grão, o alecrim, os orégãos, o sal e os alhos esmagados. Junte o tofu à marinada, certificando-se de que fica envolvido no azeite, e deixe a marinar no recipiente limpo, fechado e guardado no frigorífico, durante algumas horas (6 a 8h) de forma a absorver os sabores da marinada.