Para gulosos, e sem culpas

Para gulosos, e sem culpas

Quem convive comigo sabe que praticamente não adiciono açúcar em nada, nem no café, tão pouco no chá, e tentei educar o paladar desta forma, mas honestamente não resisto a um doce ocasionalmente.

Esta foi uma das minhas recentes experiências, e parece ter sido aprovada por todos. Trata-se de uma tarte de base de nozes e tâmaras, com uma cobertura cremosa de abacate e chocolate.

Tarte de mousse de abacate

Base
1 chávena (120g) de nozes descascadas
1 e ¼ chávena ( 250g) tâmaras, sem caroço
¼ chávena de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
¼ colher de chá de sal marinho de grão fino

Numa forma com aproximadamente 18cm de diâmetro coloque película aderente (para quando a tarte estiver pronta tirá-la mais facilmente da forma).
Num processador de alimentos, triture as nozes e tâmaras sem caroço até a massa ficar bem picada e pegajosa. Junte o cacau em pó, baunilha e sal marinho, e volte a triturar até obter uma massa consistente.
Coloque a massa na forma com a película aderente, e achate a massa contra o fundo da forma para formar uma camada uniforme.
Leve ao congelador cerca de 15 minutos.

Mousse de abacate de chocolate
2 abacates pequenos
3-4 colheres de sopa de cacau em pó
50g de chocolate negro, derretido
4-5 tâmaras, sem caroço
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Coloque no processador de alimentos (ou liquidificador) os abacates, cacau em pó, chocolate derretido, tâmaras e extrato de baunilha. Triture até a mousse ficar cremosa e suave.
Cubra a base de nozes e tâmaras que preparou previamente com a mousse de abacate.
Leve ao frigorífico 1-2 horas. Retire da forma puxando o rebordo de película. Sirva com raspas de chocolate, ou pepitas de cacau cru.

– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 fatia da tarte, de aproximadamente 60g (se for dividida em 12 fatias), contém: 191kcal, 3,3g de proteína, 24,4g de hidratos de carbono, dos quais 17,0g são açúcares, 11,4g de gordura total, das quais 2,3g são gorduras saturadas, e 5,1g de fibra

Nota: Apesar desta sobremesa utilizar ingredientes nutricionalmente densos, não dispensa de uma moderação nas fatias! Trata-se de uma tarte bastante calórica, e, por isso, requer, como todas as sobremesas alguma moderação por parte de quem procura uma alimentação saudável.

Recipe in English

Chocolate avocado mousse cake (vegan, no added sugar)

Crust
1 cup (120g) raw walnuts
1 ¼ cups (250g) pitted dates
¼ cup raw cocoa powder (or cacao powder)
1 teaspoon vanilla extract (optional)
¼ teaspoon fine grain sea salt

Line 18cm round pan with plastic wrap (to make it easy to lift out the cake).
In a food processor, process the walnuts, pitted dates and process until finely chopped and sticky. Add the cacao powder, vanilla, and sea salt and process until combined.
Press the mixture into the prepared round pan until.
Place in the freezer for about 15 minutes.

Mousse
2 small avocados
3-4 tablespoons cocoa powder (or cacao powder)
50g dark chocolate, melted
4 to 5 dates, pitted
1 teaspoon vanilla extract (optional)

Combine avocados, cocoa powder, melted chocolate sauce, dates, and vanilla extract in a blender. Blend until creamy and smooth.
Spoon into the round pan, over the walnut crust, and smooth out.
Refrigerate 1-2 hours or until ready to serve.

    • 22 Setembro 2014 / 8:03

      Estamos em sintonia. Há bem pouco tempo optei por começar a evitar tudo o que fosse adoçado sem ser naturalmente e a verdade é que me sinto muito bem com esta opção. De vez em quando lá como um docito, especialmente se for bolo de aniversário de alguém, mas sempre em porções muito mais pequenas do que era habitual (até porque agora tudo me parece extremamente doce!). Portanto, esta é uma receita a experimentar 🙂

    • 22 Setembro 2014 / 10:46

      Isso deve ser muito bom 🙂
      O que eu não dava para eliminar os açucares da minha alimentação 🙁 sou tão gulosa, adoro tudo o que seja doce, mas já estou muito melhor do que alguns tempos, só é preciso acreditar e ter força 🙂 *

    • carolina
      22 Setembro 2014 / 14:10

      Olá Márcia, parabéns por mais uma receita fantástica! Tenho aqui uma dúvida em relação à stevia, este adoçante tem boa fama mas não passa de um adoçante, e, como todos eles, perturbam o sistema nervoso em relação ao “doce”?

    • 22 Setembro 2014 / 17:07

      Olá Márcia! Por acaso ando já há 2 semanas sem comer nada com açúcares e pretendo continuar assim até novembro. Quando apetece algo mais doce, tenho-me virado para a fruta natural. Entretanto, já fiz uma experiência com panquecas de trigo sarraceno adoçadas com tâmaras neste ultimo fim de semana, e ficaram muito boas. A mousse de chia aqui do blog estava para ser a próxima, mas agora fiquei com vontade de fazer esta tarte linda 🙂

    • 22 Setembro 2014 / 18:04

      Que lindo Márcia!
      Cada vez mais é importante deixarmos os maus açúcares de lado.
      Durante a semana nunca como doces, só mesmo compotas.
      Mas ao fim de semana quando os faço tento que acda vez possam ser mais saudáveis.
      Gostei muito desta tarte sem culpas e gulosa.
      Um beijinho.

    • Esmy
      22 Setembro 2014 / 19:25

      Olá! Acho simplesmente fantástico como consegues fazer doces e sobremesas de forma mais saudavel e sem retirar o sabor. Sou fá do teu blog. Há 1 mês que sigo uma dieta e tento aos poucos ter um estilo de vida mais saudavel. O teu blog inspira-me. É muito importante reduzir o açucar, o sal, a gordura, entre outros aditivos que consumimos.

      Beijos. ^_^

    • 22 Setembro 2014 / 19:37

      Gostei tanto desta sugestão… Tentadora…sem duvida…
      Eu bem que tento evitar o açúcar mas ainda só consegui reduzir…. Não está mal… 🙂
      Obrigado por partilhares mais uma excelente sugestão…

    • 23 Setembro 2014 / 22:34

      Adorei a sugestão, mas tenho q ultrapassar os meus problemas com o abacate… não somos muito amigos 😛
      Se souberes de um substituto fico grata 😀
      bjinhos
      sara

    • 24 Setembro 2014 / 8:39

      Olá Márcia, tal como tu também tenho uma herança genérica dolorosa, das quais diabetes e colesterol (este já me restringe os passos ;). E também corto nos açúcares há bastante tempo. No café coloco canela para dar um gostinho bom, isso quando estou em casa, porque fora de casa não deito nenhum açúcar. Igualmente o chá gosto dele sem açúcar. Mas ao fim de semana gosto de fazer uma sobremesa cá para casa, mas corto sempre nas quantidades do açúcar. Aprecio muito este tipo de sobremesa saudável. E esta tarte ficou marcada para a fazer 🙂
      Obrigada pela partilha

      Beijinhos

    • Maria
      24 Setembro 2014 / 15:26

      Olá márcia!

      Quando referes a cacau em pó, voltas a repetir cacau em pó no que parece ser uma sugestão para substituição. Pode ser substituído por que outros ingredientes? já agora, pode ser substituído por alfarroba? se sim, que quantidades?
      Outra pergunta que já ando para fazer há imenso tempo, como consegues saber exactamente a informação nutricional das tuas receitas? Fiquei muito intrigada…

      Beijinhos e obrigada pelas (deliciosas) partilhas

    • 26 Setembro 2014 / 17:26

      Deixei de comer doces por motivos de saúde, mas ando numa aprendizagem para tentar encontrar doces confeccionados com frutos secos. Não tem sido fácil encontrar receitas. Esta vou de certeza fazer. 😉

    • Joana Freitas
      30 Setembro 2014 / 15:56

      Alô Marcia, a tarde tem um aspecto delicioso fiquei com vontade de a fazer. Como fazes para o abacate não oxidar se quiseres comer a tarte no dia seguinte?

    • Susana_Basta Cheio
      02 Outubro 2014 / 10:41

      Esta tarte atinge e deve chegar a ultrapassar a perfeição! Além de magnifica em aspecto é mais saudável 🙂 Não se podia pedir mais!
      Ando há imenso tempo para experimentar abacate em doces com efeito achocolatado e esta parece-me a versão ideal. Que coisa bonita!

      Bjinhos
      Susana

    • Raquel Morais
      02 Outubro 2014 / 11:56

      Olá Márcia, tens alguma dica no que diz respeito à compra do abacate? Já por duas vezes comprei, e quando o ia utilizar era demasiado verde (duro e sem sabor)…Obrigada e muitos Parabéns pelo teu blog, é fantástico e de uma inspiração deliciosa! 🙂

    • Cláudia Vasconcelos
      16 Fevereiro 2015 / 15:18

      Cada vez gosto mais do que aqui vejo…
      Muitos parabéns.
      Tenho mesmo que cortar nos açúcares, mas são mais fortes do que eu!!
      Com as tuas receitas, talvez consiga.
      ADOREI este chocolate 🙂
      Beijinhos

    • Joyce
      03 Setembro 2015 / 20:29

      Olá Marcia, estou muito feliz de ter encontrado seu blog -maravilhoso-!!! Com muitas receitas vegans, a incluir também as sobremesas!!! E tudo com foto! Quase um sonho!!!
      Eu estava a procura de uma torta vegan de abóbora e tâmaras e foi assim que tomei conhecimento deste tesouro “escondido”! Parabéns por este blog e por partilhar estas receitas connosco.
      Um abraço e muita inspiracao para ti, Joyce.

    • Rita Borges
      23 Março 2016 / 15:15

      Fiz a parte da mousse para exprimentar 🙂 Ficou boa! Mais escura que a do blog e em menor quantidade(acho que não dava para cobrir a tarte) ,talvez porque os meus abacates eram mais pequenos -devia ter posto 3- e então ficou muito rica ,mesmo com sabor a chocolate negro que eu adoro ,adicionei uma pitada de pimenta cayenne porque acho que mesmo imperceptível ao paladar faz contrastar muito mais o sabor do chocolate . No fim para conquistar a minha mãe tive que regar com um fiozinho de mel para tornar a mousse un petit peu mais doce . A consistência ficou top!

    • Patricia Vieira
      25 Julho 2016 / 17:12

      Fiz essa receita no fim de semana. Ficou espetacular!! Parabéns Marcia e muito obrigada pela receita!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque