Sugestões para a Ceia de Natal

Sugestões para a Ceia de Natal

Tal como prometido, partilho-vos as minhas sugestões para a Ceia de Natal.
No ano passado partilhei umas tartes individuais de lentilhas e cogumelos, mas este ano tentei relembrar alguns elementos da ceia tradicional passada em família – a cenoura cozida, as batatas assadas e as couves tenras da geada – da minha tradicional ceia, reinventadas, e com outros métodos culinários e sabores.
As cenouras foram assadas com laranja, as batatas reduzidas a puré com molho de cogumelos, e as couves envolvidas em cogumelos, e um elemento menos tradicional (mas completamente opcional), o tofu. O folhado de cogumelos, tofu e esparregado de couve, foi inspirado no bife Wellington, mas na verdade, depois de tirar as fotografias, achei que o nome não seria o mais correto, mas espero que tenham, ainda assim, gostado da sugestão.
A massa folhada também não é um ingrediente muito comum no blogue, mas nestas alturas deixo de lado a perspetiva nutricional dos alimentos, e preocupo-me mais em agradar, com os meus pratos, aqueles que não dispensam o bacalhau, mas que gostam de provar novas receitas.

Folhado de tofu e cogumelos, com esparregado de couve
Serve 2 a 3 pessoas

1 embalagem de massa folhada, rectangular

½ cebola, cortada em tiras
2 dentes de alho, cortados em tiras
2 colheres de sopa de azeite
150g (1 chávena e meia) de cogumelos marron, cortados em quartos, ou também em tiras
2 colheres de chá de tomilho seco
125g de tofu, cortado em cubos, e marinado durante a noite em pimenta preta, limão, azeite, sal e tomilho
Sal e pimenta preta

Esparregado de couve
4 folhas grandes de couve galega
2 dentes de alho, picados
1 colher de sopa de farinha
Bebida de soja (ou outra) q.b.
1 colher de chá de vinagre (opcional)

Salteie em azeite a cebola e os dentes de alho. Junte os cogumelos, e tempere com sal, tomilho, e pimenta preta a gosto. Junte o tofu cortado em cubos, e envolva-o no salteado. Ajuste os temperos e reserve.
Leve água e ferver, junte uma pitada de sal, e as folhas de couve. Coza as folhas durante alguns minutos, e quando estiverem cozidas, escorra a água onde as cozeu. Corte as folhas em tiras fininhas. Numa frigideira, salteie em azeite os dentes de alho picados. Junte a couve picadinha e envolva no azeite, deixando fritar ligeiramente, alguns minutos, a lume baixo. Misture o leite e a farinha à parte, e junte à couve picada, mexendo sempre. Retifique os temperos e retire do lume assim que atingir a consistência desejada.
Estenda a massa folhada numa folha de papel vegetal, e coloque, tal como sugerido na fotografia, uma porção do salteado de cogumelos, coberta e esparregado, a par da largura do retângulo de massa folhada. Feche o retângulo, e pincele com azeite a superfície. Leve ao forno durante 30 minutos a 180˚C.

Servi o folhado de tofu e cogumelos com cenouras assadas, puré de batata, e molho de cogumelos (utilizei esta receita, mas substitui o leite por bebida de soja, o óleo por azeite, e a sálvia por tomilho).

Cenouras assadas com laranja
3-4 cenouras, descascadas, e cortadas em fatias diagonais
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sumo de laranja
2 alhos esmagados
Sal e pimenta preta

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Prepare as cenouras, se estas forem muito grandes, corte em fatias mais finas. Tempere as fatias com o azeita, sumo de laranja, alho, sal e pimenta preta. Coloque numa forma adequada para ir ao forno, com as fatias de cenouras numa única camada. As cenouras devem estar cozidas após cerca de 25 minutos.
Podem juntar um pouco de salsa ou endro picadinhos antes de servir.

    • 19 Dezembro 2014 / 0:02

      Hummm tudo com tão bom aspecto!! Adorei a forma como cozinhaste as cenouras, vou ter de experimentar! E molho de cogumelos é uma delíca, também fiz o ano passado no Natal e acho que repito este ano 🙂 Maravilhosas estas tuas sugestões, gostei muito! 🙂

      Beijinho e um óptimo Natal cheio de amor 🙂

    • 19 Dezembro 2014 / 7:32

      Olá Márcia,
      A massa folhada não faz muito bem, mas tem mesmo a particularidade de tudo ficar muito bom dentro dela 🙂
      Suponho que com filó também deve ficar uma delícia. Ficou uma refeição com um aspecto delicioso e reconfortante.
      Claro que a gulosa em mim, já ficou curiosa com a sobremesa que vem no menu.
      Beijinhos

    • 19 Dezembro 2014 / 10:35

      Que ótima sugestão. Deve ser tão bom esse folhado… Agora fiquei indecisa, pensei fazer Tofu no Forno com natas mas depois de ver o teu post… 🙂

      Beijinhos,
      Sónia

    • 19 Dezembro 2014 / 11:44

      Uma alternativa muito apelativa, sem dúvida. Por cá há pouca margem de manobra para inovações, o natal é sempre muito tradicional. Só inovamos nas entradinhas e em algumas sobremesas 🙂

    • Mafalda Mingacho
      19 Dezembro 2014 / 13:26

      Olá Márcia! Vou de certeza experimentar! Mas posso usar couve lombardo ou mesmo espinafres? Não gosto muito de couve galega…. Ficará bom na mesma?

      Bjs

    • Daniela Lopes
      23 Dezembro 2014 / 3:05

      Oh, Márcia, que delicioso parecer!
      Ando a começar a minha viagem pelo mundo vegetariano, ainda só tentei alguns pratos e saíram bem, e esta parece uma próxima decisão a fazer. Adoro!

    • Joana
      30 Dezembro 2014 / 0:38

      Olá, Marcia!
      Gosto muito do teu blog, a estética e a apresentação do mesmo e a originalidade das receitas dão sempre vontade de voltar! Experimentei esta receita para a minha consoada, foi o meu primeiro natal como vegetariana, aliás, sou vegetariana à pouco tempo e confesso que cozinhar tem sido um grande desafio…
      Nesta receita senti um grande sabor a azeite , o que me incomodou um pouco, o problema é que não sei se é a minha falta de experiência ou simplesmente a receita não encaixou comigo.. Alguém tem umas dicas para que ao fazer salteados o sabor do azeite não predomine tanto?
      beijinhos!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque