12 receitas de estufados para variar a forma como prepara leguminosas

12 receitas de estufados para variar a forma como prepara leguminosas

Os estufados e os guisados correspondem a preparações culinárias onde ingredientes singulares cozem lentamente num caldo rico que funde todos os sabores. Quando ricos em leguminosas e vegetais, a par de alguns acompanhamentos, podem fazer uma excelente refeição vegetariana.

Nesta publicação compilo 12 receitas de estufados do blog, onde são utilizadas predominantemente leguminosas, para vos inspirar a variar a sua confeção. Cada uma das receitas poderá destacar-se ou pelo seu caldo rico, ou pela utilização menos comum de algum ingrediente, ou pelo guarnecimento que dá outro aspecto, cor e sabor ao prato.

De uma forma geral, todas as receitas de estufados começam por refogar cebola, alho, ou outras vegetais, e ervas aromáticas, que libertam os seus aromas para a base do estufado. De seguida, é adicionado um líquido que pode ser água, vinho branco ou um pouco de sumo de citrinos. Nestas sugestões, é frequentemente adicionado tomate pelado em cubos, que é reduzido a molho em lume brando. Os elementos que compõe o estufado podem ser vários, mas, escolham alguns vegetais, um tipo de cereais ou leguminosas, e tenham presente o equilíbrio das formas, cores, sabor, tamanhos e texturas dos mesmos, para que resulte numa mistura harmoniosa.

1. Estufado de feijoca e abóbora com sementes de abóbora crocantes
Começo por relembrar este estufado de feijoca, abóbora, tomate e algumas especiarias, pela fácil execução da receita e simplicidade dos ingredientes. Guarneci com algumas sementes de abóbora tostadas com especiarias, mas a sua adição é opcional.
Esta receita pode ser servida com pão de centeio, ou um pouco de arroz, e vegetais verdes cozidos ou salteados.

2. Estufado de feijoca, cevadinha e couve-Galega
Esta receita assemelha-se à anterior mas à base do estufado foi adicionada a cevadinha, que coze neste caldo. O resultado é um estufado com várias texturas e bastante aromático e saboroso pela diversidade de ervas aromáticas secas utilizadas para dar sabor à feijoca.

3. Minestrone
Minestrone, como o próprio nome indica, é uma sopa com substância, uma sopa rica, que contém alguma variedade de vegetais, leguminosas e, por vezes, massa, envolvidos num molho rico de tomate, ervas aromáticas e limão. Incluí nesta lista de receitas porque frequentemente não junto muita água ao caldo, e acaba por ser servida como estudo, e não como sopa. ..
Para guarnecer, gosto de juntar ervas aromáticas frescas, ou com uma colher de chá de molho pesto (opcional). Nesta sugestão também podem encontrar uma receita de pão de flocos de cereais para acompanhar o molho rico do estufado!

4. Estufado de feijão branco com “requeijão” de tofu
Este estufado lembra a sopa “Minestrone”, mas utiliza uma quantidade mais generosa de tomate e feijão, e é guarnecido com um “requeijão” de tofu. Para dar mais sabor a esta pasta, tentei ser generosa na quantidade de ervas aromáticas e temperos, que cortaram um sabor ligeiramente amargo característico do tofu.

5. Estufado de feijão manteiga e cogumelos
Esta receita é provavelmente a forma mais simples de confecionar as leguminosas… Nesta “feijoada” vegetariana, predominam condimentos como cominhos, colorau, piripiri, louro e tomilho, que dão sabor ao feijão manteiga. Também conta com a adição de cogumelos marron ou portobello.

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Estufado de lentilhas castanhas, espinafres e batata-doce

6. Estufado de lentilhas, espinafres e batata-doce
Esta foi a primeira receita que desenvolvi com lentilhas, por isso não dispenso partilha desta sugestão, especialmente para quem está agora a começar a explorar a culinária vegetariana! Trata-se de uma receita simples, com alguma variedade de vegetais, e que, mais uma vez, utiliza o tomate reduzido na base do estufado. As lentilhas são cozidas no caldo do estufado, tudo na mesma panela, por isso a preparação desta receita não é nada elaborada.

7. Estufado de lentilhas e beterraba
Este estufado distingue-se pela utilização da beterraba, que é adicionada em cubos aquando da incorporação das lentilhas secas à base de estufado. Os 15 a 20 minutos necessários para a confeção das lentilhas são suficientes para a beterraba amaciar e dar uma cor deliciosa ao prato!

8. Estufado de amendoim e batata-doce
Nesta receita, ao molho do estufado foi adicionada manteiga de amendoim, que lhe confere uma textura cremosa e uma riqueza fantástica! Os elementos deste estufado são a batata-doce, tradicionalmente utilizada na sopa de amendoim do Norte de África, grão-de-bico, e espinafres, mas poderiam ser utilizadas outras verduras ou vegetais.
Caso ache que o sabor deste estufado é muito intenso, e que predomina o doce da batata e o tostado da manteiga de amendoim, pode cortar com algum sabor fresco, como sumo de lima ou limão acabado de espremer.

9. Chili de feijão vermelho e abacaxi
Este chili de feijão vermelho utiliza o milho para dar mais textura, e o abacaxi doce, que recheia o paladar de uma doçura inesperada num caldo picante, que aconselho a todos a experimentar!

10. Estufado marroquino de grão-de-bico e damasco
Este estufado marroquino foi inspirado na sopa tradicional Harira, que utiliza grão-de-bico e especiarias mornas. Ao estufado, juntei damascos secos, que se desfazem um pouco durante a cozedura e dão uma doçura inesperada ao prato! Podem servir o estufado com cuscuz, e guarnecer com coentros frescos para dar alguma frescura.

11. Caril de grão-de-bico e vegetais
Nesta receita viajamos até aos sabores étnicos da Índia, com um caril delicioso de grão e vegetais. Misturei o caril em pó com açafrão-da-Índias, leite de coco cremoso, os sabores frescos da lima e dos coentros, e os picantes da pimenta, do gengibre e da malagueta. Cozi no caril cremoso alguns vegetais e grão-de-bico, e, por fim, servi com amendoins tostados crocantes e mais alguns coentros frescos.
Em vez do grão-de-bico, o caril também poderia ser feito com lentilhas vermelhas, que cozem em lume brando em pouco menos de 15 minutos.

Estufado de lentilhas, arroz selvagem e cogumelos

12. Estufado de lentilhas, arroz selvagem e cogumelos
Esta sugestão distingue-se das anteriores por utilizar na base do estufado o vinho branco, a água de demolha dos cogumelos secos, que intensifica o sabor do caldo e, ainda, por utilizar natas vegetais para dar alguma cremosidade ao molho.

Espero que estas sugestões vos inspirem na elaboração dos vossos estufados de leguminosas! Adorava saber quais as sugestões que mais gostam, que ambicionam experimentar, ou já experimentaram!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque