Sobre mim

Bem, parece que vou ter de me apresentar… Chamo-me Márcia, tenho 23 anos, sou natural de Vila Nova de Gaia, e sou Licenciada em Ciências da Nutrição.
Embora tenha começado a cozinhar por necessidade, desde que me conheço que gosto de experimentar receitas novas e desafiar o meu conhecimento culinário. Mas só comecei a cozinhar com maior frequência quando me tornei vegetariana, pois surgiu a necessidade de preparar todas as minhas refeições.
Tornei-me vegetariana há cerca de 4-5 anos, por motivos de ordem ética. Sigo uma alimentação ovo-vegetariana (incluo ovos caseiros na minha alimentação), em que procuro incluir essencialmente alimentos mais densos nutricionalmente.

Acredito que uma alimentação vegetariana pode ser saudável recorrendo apenas a alimentos minimamente processados, e inseridos na tradição alimentar Portuguesa, algo que espero que seja reflectido neste blog. Sigo uma alimentação que, embora as minhas restrições ideológicas, considero ser saudável para mim, e, como reconheço todas as possíveis limitações da alimentação vegetariana, faço suplementação de vitamina B12, ácidos gordos ómega 3 (DHA e EPA) e Vitamina D.
Ocasionalmente, como qualquer pessoa que gosta de cozinhar, também gosto de cometer as minhas asneiras (tal como poderão constatar na página “Sobremesas), porque acredito que a comida também nos deve dar prazer!

Sobre o blog

Comecei o blog "Compassionate Cuisine" ("Cozinha com Compaixão", em Português) em 2012 com um único objectivo: a divulgação de receitas vegetarianas, que considero serem saborosas, simples, criativas, inovadoras e adequadas para as diferentes refeições do dia.

Relativamente aos ingredientes solicitados nas receitas, vão verificar que são, na sua maioria, ingredientes facilmente encontrados num supermercado comum (como os hortícolas, frutas, leguminosas ou frutos gordos), com excepção de alguns ingredientes que poderão ser apenas encontrados em lojas de produtos dietéticos (as sementes e pseudo-cereais), e alguns condimentos. Como a maioria dos hortofrutícolas que utilizo na minha cozinha são provenientes do quintal da minha família, a sazonalidade dos ingredientes é um aspecto que também aparece realçado nesta página.

Todas as receitas são 100% vegetarianas. Embora não siga completamente um estilo de vida vegan, gostava que nesta página não existissem quaisquer barreiras para a elaboração das receitas, quer fossem ideológicas, ou, por necessidade (alergias alimentares, por exemplo). Gostava que encontrassem nesta página receitas que vos inspirem, e que sejam facilmente aplicáveis, independentemente da alimentação que façam, quer sejam vegetarianos ou não.

Todas as receitas que divulgo são originais, a menos que tenham sido baseadas em receitas de outros autores. Nesse caso, menciono sempre o nome do autor e o link ou livro de onde poderá ter sido baseada a receita.

 

Poderá aceder facilmente às receitas através da página “Receitas” na barra superior, se pesquisar pelo tipo de refeição, ou através da “Pesquisa” na barra lateral.

Tal como as receitas, as fotografias também são todas da minha autoria, e, por isso, peço que respeitem o meu esforço e dedicação, e não se limitem a copiar as fotografias ou receitas, e as divulguem nas redes sociais ou páginas, sem que contenha a sua autoria, e o link que lhes deu origem.

Embora esteja a estudar nutrição, e tenha um separador na página dedicado a uma maior consciencialização das pessoas para os possíveis défices de uma alimentação vegetariana, esta página não é dedicada ao tema da saúde ou nutrição em particular. Acredito que a crescente divulgação de informação em nutrição e alimentação pelos media e redes sociais tem promovido uma maior desinformação da população na área da nutrição. Por isso, apesar de algumas receitas neste blog poderem ser consideradas “saudáveis”, cabe a cada indivíduo saber o que é melhor para si, e aconselhar-se junto de um nutricionista.

Por fim, espero que os conteúdos partilhados vos sejam úteis, e sintam-se à vontade de deixar a vossa opinião e as vossas dúvidas em relação às receitas ou temas abordados nesta página. Podem contactar-me via e-mail (compassionatecuisine@hotmail.com) ou por mensagem nas redes sociais. Responderei assim que tiver disponibilidade.