
Sopa de Lentilhas e Abóbora, com Azeite Aromatizado
Sopas
Sopa de Lentilhas e Abóbora, com Azeite Aromatizado
Tenho o hábito de iniciar quase sempre as refeições principais com uma sopa de hortaliças e legumes, que não variam muito da cenoura, abóbora, curgete, e couves, grelos ou espinafres, de acordo com a disponibilidade de vegetais na horta. Mas também vario, e gosto de fazer sopas mais densas, às vezes no lugar da refeição principal, com leguminosas variadas, e outros legumes, e com especiarias e ervas aromáticas.
Desta vez fiz um creme de lentilhas vermelhas com abóbora, gengibre, raspa de uma laranja, e os habituais condimentos. Servi o creme guarnecido com amendoins tostados porque se este creme fosse uma refeição principal (vegetariana), achei que deveria ser enriquecido nutricionalmente com alguma proteína, e gorduras. Mas é também uma forma de juntar outras texturas ao creme.
A ideia de aromatizar o azeite pareceu-me interessante, pois achei que poderia ser mais um veículo de sabor e aroma nas marinadas, ou na finalização de pratos, como saladas, e em pratos quentes como sopas.
A receita que vos partilho tem um procedimento diferente das receitas que vão encontrar online. A ideia de aquecer a gordura e voltar a armazená-la simplesmente não me parecia correcta, e por isso para fazer este azeite aromatizado, preferi juntar o piripiri seco (moído ou não), as estrelas de anis e o louro seco, e esperar 1 semana até que desvolvesse o aroma que procurava. Depois podem, ou não, coar o azeite, e está pronto a ser usado. Em alternativa ao louro, podem utilizar outras ervas aromáticas secas da vossa preferência, mas não recomendo a utilização de ervas frescas, pois diminui significamente o tempo de prateleira do mesmo. Para além do piripiri também podem juntar pimenta em grão ou bagas de zimbro.
Sopa de lentilhas e abóbora, com azeite aromatizado
2 porções | Dificuldade: 1/5 | Tempo: 30 min
½ chávena (100 g) de lentilhas vermelhas, demolhadas e lavadas
300 g de abóbora-menina (cerca de ½ abóbora média), descascada e cortada em cubos
½ cebola, descascada e picada
2 dentes de alho, descascados
Raspa de 1 laranja (opcional)
1 pedaço de gengibre pequeno (1 cm de largura)
1 colher de sopa (7 g) de amendoins, ligeiramente tostados
1/8 colher de chá de sal
1/8 colher de chá de pimenta preta
Procedimento:
1. Coloque as lentilhas, a abóbora em cubos, a cebola picada, os dentes de alho, e o gengibre numa panela a cozer, com ~500 mL de água. Assim que levantar fervura, deixe cozer durante 15 a 20 minutos, em lume brando. Verifique se as lentilhas estão cozidas, tempere com a raspa de laranja, o sal e a pimenta preta. Por fim, ajuste os temperos a gosto, desligue o lume, e passe uma varinha-mágica, até a sopa ficar uma consistência cremosa.
2. Sirva o creme com os amendoins tostados, salsa fresca picada, e uma colher de chá do azeite aromatizado (opcional).
Azeite aromatizado com piripiri
1 chávena (250ml) de azeite virgem extra
2 colheres de sopa de piripiri seco
2 folhas de louro
2 estrelas de anis
Procedimento:
1. Num frasco limpo, coloque todos os ingredientes citados acima. Tape o frasco e guarde à temperatura ambiente, resguardado da luz, durante 1-2 dias.
2. Após esses dias, coe as especiarias e o louro. Guarde num frasco bem fechado, e consuma num prazo de 1 mês.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
1 porção desta sopa com 15g de amendoins e 1 colher de chá de azeite contém: 445kcal, 21.5g de proteína, 57.4g de hidratos de carbono e 14.4g de gordura
Recipe in English
Red lentil butternut squash soup
2 servings | 30 minutes
½ cup (100g) red lentils, soaked
300g butternut squash (about ½ medium), peeled and diced
½ onion, peeled and chopped
2 cloves garlic, peeled
Zest of 1 orange (optional)
1 small piece of ginger (1/2 inch wide)
¼ cup (30g) peanuts
Salt and black pepper to taste
Method:
1. Place the lentils, butternut squash, onion, garlic, and ginger in a small pan, along with ½ liter of water, and bring o a boil. Simmer for about 15-20 minutes over low heat. Make sure the lentils are cooked, and season with orange zest, salt and black pepper. Finally, adjust the seasonings to taste, turn off the heat, and blend with a hand blender, until creamy.
2. Top with toasted peanuts, fresh parsley and a teaspoon of chili oil.
Chili oil
1 cup extra virgin olive oil
2 tablespoons dried chilies
2 bay leaves
2 anise stars
Method:
1. Place all ingredients in a bottle / jar. Seal the lid. Let the flavors dissolve in the oil for 1 to 2 days, at room temperature, shielded from light.
2. Strain the chilies and other spices, and consume up to 1 month.
Outras Receitas que merecem destaque

Tarte de alho-francês e tofu

Cupcakes de chocolate com cobertura de coco

Que sopa apetitosa. E adorei a ideia do azeite aromatizado como sugeres. Vou experimentar de certeza!
Humm…
Que belo aspecto. Tão cremosa. Gosto bastante de sopa e essa agradou-me.
Beijinhos!! 🙂
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Gosto imenso de lentinhas na sopa e esta receita parece-me mesmo apetitosa 😀 Já está na lista de a experimentar, ótima sugestão
Parece muito boa, ainda mais com essas fotos sempre lindas!
Obrigada por compartilhar.
Olá Márcia.
As lentilhas que usou são sem casca?
Obrigada,
Olá! São sem casa Andreia 🙂
Que maravilha de sopa ,a ideia do azeite com temperos é expendido ,como é bom os legumes , tanto bem nos faz ,a terra nos oferece estas maravilhas ,amo cozinhar ,sou vegana e tenho descoberto só boas receitas ,grata ♥️
Que bom aspeto essa sopinha um dia deste vou a exprimentar obrigada