
Estufado de Feijão Branco com “Requeijão”
Pratos Principais & Acompanhamento
Estufado de Feijão Branco com “Requeijão”
O Inverno ainda se faz sentir, por isso achei que um último estufado, uma última taça desta “comida de conforto”, ainda fizesse sentido.
O estufado que vos partilho hoje não é muito diferente da sopa “Minestrone”, uma sopa de nome elaborado, mas de sabores e ingredientes simples como feijão, legumes e hortaliças, envoltos num molho rico de tomate, ervas aromáticas e limão. Esta receita continua a ser uma inspiração transversal para muitas receitas de estufados que coloco em prática no dia-a-dia, tal como esta.
Servi o estufado de feijão branco com um “requeijão” de tofu, uma pasta que verdadeiramente nada tem a haver com o original, mas que pode ser um substituto interessante em receitas que o exigem, nomeadamente no recheio de massas ou vegetais, numa lasanha, a acompanhar saladas, ou, pode ser usado simplesmente para barrar no pão. Para dar mais sabor a esta pasta, tentei ser generosa na quantidade de ervas aromáticas e temperos, e até adicionei uns pinhões esquecidos das festividades, que cortaram um sabor ligeiramente amargo, característico do tofu. Aconselho-vos a adequar a receita ao vosso gosto, e jogar com as especiarias e ervas aromáticas que tiverem disponíveis. Se não quiserem utilizar o tofu, aconselho-vos a dar uma olhada nesta receita da Joana Alves, e esta, da Joana Limão.
Por fim, servi o estufado em taças individuais, guarnecido com umas colherzinhas de chá de molho pesto caseiro, uma colher (cheia) do “requeijão”, e algumas folhas de rúcula. O molho pesto é perfeitamente dispensável, mas pelo menos algumas folhas de manjericão picado, ou outras ervas aromáticas frescas, ficam sempre bem.
Estufado de feijão branco curgete e couve, com “requeijão”
Serve 4 doses
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
Raspa de ½ limão
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
2 talos de aipo, cortados
1 lata de tomate pelado, ou cerca de 2 tomates grandes, maduros
1 colher de chá de orégãos
2 chávenas (520g) de feijão branco cozido (ou 1 lata média)
1 chávena (240ml) de água
1/2 curgete, cortada em cubos
½ chávena de couve galega, cortada
Sal e pimenta preta a gosto
Coloque numa panela média a cebola, o tomate, o aipo, o alho, o louro, colorau, raspa de limão, orégãos, sal e pimenta preta a gosto. Leve a ferver e deixe cozer cerca de 10 minutos em lume branco. Adicione o feijão branco e a água, se necessário. Assim que voltar a ferver novamente, junte a curgete em cubos, e passados 2 ou 3 minutos, a couve cortada em tiras. Cozinhe mais uns 3 minutos, e ajuste os temperos a gosto. Nesta fase também gosto de adicionar algumas ervas aromáticas frescas, picadas, como manjericão e salsa.
Sirva em taças individuais, e regue com molho pesto caseiro, e com uma colher de “requeijão”, e decore com algumas folhas de manjericão.
“Requeijão” de tofu
¼ chávena (30g) de pinhões, ou amêndoas sem pele
250g de tofu firme
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão, acabado de espremer
½ colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de orégãos secos
2 colheres de sopa de manjericão fresco, picado
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
Uma pitada de sal (1/4 cc) e pimenta preta
Coloque os pinhões ou amêndoas num processador de alimentos e triture. Junte o tofu, cortado em pedaços, e os restantes ingredientes. Ajuste os temperos a gosto e retifique a quantidade de sal.
Informação nutricional – uma dose de estufado de feijão branco com legumes, e “requeijão” de tofu, contem aproximadamente: 413kcal, 23,4g de proteína, 44,4g de hidratos de carbono, 15,8g de gordura total
Outras Receitas que merecem destaque

Tarte de alho-francês e tofu

Salada de inverno de couve-bruxelas e tangerina

Parece-me bem reconfortante e deliciosa esta receita ainda que me fique pelo requeijão original.
Beijinhos
Está com um aspecto muito apetitoso. Requeijão de tofu, interessante 🙂
Beijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Olá Márcia,
Tenho seguido o blog e já experimentei algumas receitas, que têm resultado muito bem.
Gostaria de perguntar se tem alguma sugestão para usar algas.
Li sobre as vantagens em consumir e tentei usar alga kombu, mas correu pessimamente.
Obrigada!
Ótimo post, Márcia, como sempre!
Do Brasil,
Samuel
Quando se deve adicionar o tomate?
No refogado! Obrigada pelo reparo, vou corrigir a receita. 🙂
estava aqui a ver em que receita ia deixar o meu comentário, mas tornou-se tão difícil de escolher a minha favorita que foi mais ao menos ao calhas. se calhar o requeijão de tofu é que me puxou, já que os lacticínios (e tentativas de substituí-los) são sempre a minha maior inclinação. como sempre, Márcia, muitos parabéns pelo teu blogue: aprendo sempre imenso e fico com vontade de experimentar tudo quando por aqui passo. beijinho
Maria, muito obrigada pelas tuas palavras! Espero que o meu blog de alguma forma te continue a proporcionar aprendizagem e inspiração…
Se por acaso experimentares o “requeijão”, diz! 🙂
Beijinho!
Olá Márcia, quero agradecer-te por teres sido uma grande ajuda na minha transição para uma alimentação 100% vegetal. Este foi o primeiro blog que me ajudou logo desde o início, principalmente com receitas de estufados e falafels!
Já fez mais de um ano e não vinha cá há algum tempo mas tenho recebido sempre os e-mails.
Um beijinho e continua! 🙂
Aiii vou experimentar este requeijão hoje, que ideia fantástica!