Trufas de Coco e Laranja

Trufas de Coco e Laranja

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Trufas de Coco e Laranja

Chocolate, Coco, Laranja,
Dificuldade
0
21 Março, 2016
/
6

Aproxima-se a Páscoa, que curiosamente coincide com a publicação de uma sobremesa no meu calendário. Admito que desta vez escasseavam ideias para sobremesas, e, por isso, tentei inspirar-me nos doces tradicionais servidos pela minha família nesta quadra.

Algumas tradições têm sofrido mudanças, mas os quadradinhos de coco e laranja, e os bolinhos de coco da minha mãe continuam a ser os meus doces prediletos desta época. Inspirei-me nestes últimos, na receita original da minha mãe, para fazer uma massa húmida de coco e de aroma cítrico da raspa de laranja. Moldei a massa em bolinhas, e cobri com chocolate negro para obter umas trufas de coco.

Se não gostarem da combinação de coco e laranja, podem omitir a laranja, e substituir por limão, por exemplo, e ajustar a doçura a gosto.

Em relação aos ingredientes da massa, podem usar qualquer tipo de xarope e gordura, (desde que esta seja sólida à temperatura ambiente). Não escolho os ingredientes das sobremesas tendo em vista quaisquer propriedades de carácter nutricional, mas sim pelo sabor ou outros atributos que procuro obter na receita. Neste caso, utilizo o óleo de coco pelo seu sabor, e pela quantidade de gorduras saturadas, que permite um recheio sólido, (e que se derrete ligeiramente na boca!), e o xarope, que permite agregar melhor o coco ralado. (Tive de deixar esta pequena nota porque não acredito que a utilização de xaropes ou óleo de coco torne as sobremesas mais saudáveis, sendo que o que verdadeiramente importa é a quantidade e frequência do consumo das ditas sobremesas...)

Podem decorar a cobertura de chocolate, mas é opcional. Nesta receita decorei com flocos de coco ligeiramente tostados uns 2 ou 3 minutos numa sertã antiaderente sem óleo, (mexendo frequentemente). Podem cobrir o chocolate com outros toppings, como chocolate branco derretido, amêndoas laminadas, flor de sal, para quem gostar de contrabalançar o salgado com o doce do recheio, pepitas de cacau cru, se gostar do amargo do cacau, ou até gengibre cristalizado picadinho, para um toque exótico.

Por fim, para conseguir uma cobertura de chocolate perfeita, relembro o artigo da última sobremesa que partilhei no blog, em que expliquei um dos procedimentos possíveis para temperar chocolate em casa.
Um dos benefícios da execução desta técnica é uma rápida solidificação da cobertura de chocolate, por isso, caso tencionem colocar algum tipo de topping por cima da cobertura, convém coloca-lo imediatamente após pousar cada trufa no papel vegetal antes do chocolate solidificar.

Trufas de coco e laranja
Faz cerca de 20 trufas

(pouco menos de) 2 chávenas (160g) de coco ralado
4 colheres de sopa (45g) óleo de coco (ver nota)
2 colheres de sopa (32g) de xarope de arroz ou açúcar
Sumo e raspa de ½ laranja
½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

150g de chocolate negro, derretido – ver este procedimento

Coloque o coco ralado, o xarope, o óleo, o sumo e raspa de laranja e a baunilha num processador de alimentos, e triture, até a massa começar a agregar-se. Verifique a consistência da massa, e se é possível fazer bolinhas. Se achar necessário, pode juntar mais 1 colher de chá de óleo de coco. Faça cerca de 20 bolinhas com a massa, moldando-a com as mãos. Esta massa desfaz-se ligeiramente, por isso é preciso “espremê-la” para a conseguir moldar.
Derreta o chocolate tal como descrito nesta receita, ou, em banho-maria. Mergulhe as bolinhas de coco, uma a uma, no chocolate derretido, e retire-as com o auxílio de um garfo, de forma a deixar algum chocolate escorrer. Coloque as bolinhas de coco cobertas de chocolate num tabuleiro com papel vegetal, para o chocolate solidificar. Antes que o chocolate solidifique, pode decorar as trufas com coco, ou outros toppings.
Depois de o chocolate solidificar, pode guardar as trufas num recipiente fechado.

 

Recipe in English

Coconut orange truffles
Makes about 20 truffles

(Less than) 2 cups (160g) shredded coconut
4 tablespoons (45g) of coconut oil
2 tablespoons (32g) of rice syrup, or other sweetener
Juice and zest of ½ orange
½ teaspoon vanilla extract (optional)

150g dark chocolate, melted

Pulse the shredded coconut, syrup, oil, juice and zest of ½ orange, and vanilla in a food processor until sticky crumbs form. Form the mixture into small balls by squeezing until a ball forms. The mixture will be crumbly. Roll the dough into 20 small 1 inch balls.
Melt the chocolate in a double boiler, or as described in this recipe. Dip each coconut ball in the chocolate and remove with a fork, letting excess chocolate drip off. Place on a parchment lined baking sheet and top with the toasted coconut, or other toppings.

    • 22 Março 2016 / 11:10

      Ficaram bem apetitosas!! mnhamy,mnhamy…
      Beijinhos

      Tarteletes de Camarão e Alho-Francês!!

    • Daniela
      22 Março 2016 / 18:45

      Têm um aspeto fantástico e parecem-me uma alternativa fantástica às amêndoas da Páscoa! Obrigada pela receita! 😉

    • 22 Março 2016 / 20:59

      Que delícia!

    • Samuel
      23 Março 2016 / 1:04

      Coco e laranja. Essa combinação parece ótima!
      Do Brasil,
      Samuel

    • Marta
      23 Março 2016 / 11:30

      Que bom aspeto!!

    • Marta
      23 Março 2016 / 11:30

      Que bom aspeto!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque