Lentilhas Salteadas com Cogumelos, Acelgas e Espargos, com Tomate Cereja

Lentilhas Salteadas com Cogumelos, Acelgas e Espargos, com Tomate Cereja

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Lentilhas Salteadas com Cogumelos, Acelgas e Espargos, com Tomate Cereja

Acelgas, Cogumelos, Espargos, Leguminosas, Lentilhas, Limão, Menta, Nozes, Tomate,
Dificuldade
0
28 Março, 2016
/
1

Há cerca de duas semanas, a Bio em casa deu-me a oportunidade de experimentar um cabaz, com uma deliciosa variedade de legumes, hortaliças e frutas. Não resisti em experimentar os cogumelos, umas acelgas de cores exuberantes, e os espargos, que raramente tenho por casa, para fazer um salteado rápido com lentilhas. Assim, comecei por saltear a cebola, e juntei os cogumelos, as lentilhas e as acelgas. Para dar mais sabor, juntei raspa de limão e umas folhas de menta, que achei que acompanhassem bem os vegetais suculentos.
Em poucos passos, e sem perder muito tempo, consegui misturar os tomates cereja suculentos, os cogumelos "carnudos", os espargos crocantes, as lentilhas, e ainda os sabores frescos da menta e do limão, e obter uma receita interessante, mas prática e simples para o dia-a-dia.

Salteei os espargos inteiros, à parte, tal como podem ver nas fotografias, mas considero que seja mais prático juntar os espargos cortados em pedaços menores depois de saltear a cebola, ao mesmo tempo que junta os cogumelos. Na receita, em baixo, deixo as indicações para juntarem os espargos partidos ao salteado, mas se gostarem de servir os espargos inteiros, tal como na fotografia, podem salteá-los separadamente numa frigideira antiaderente, com uma pitada de sal e pimenta preta, durante 3-4 minutos, ou pode escaldá-los em água a ferver, durante 3 minutos, para que fiquem crocantes.
Por fim, servi o salteado com tomates cereja salteados à parte, que, se preparem tal como descrito, vão ver que estes tomatinhos ficam com a pele seca e dourada, mas com o interior suculento!

Lentilhas salteadas com cogumelos, acelgas e espargos, com tomate cereja
Serve 2

½ chávena (100g) de lentilhas verdes (Dupuy) ou outras
½ cebola, cortada
1 chávena (~100g) de cogumelos Pleutorus, limpos, e cortados em porções menores
1 molho de espargos (8), com o talo mais grosso cortado
½ chávena de acelgas cortadas (umas 6 folhas) – podem substituir por outras hortaliças
Raspa de ¼ limão
30g de nozes, picadas
1 chávena (150g) de tomate cereja
Folhas de menta, picadinhas
Sal e pimenta preta a gosto

Demolhe previamente as lentilhas durante a noite.
No dia seguinte, escorra a água da demolha, coloque-as numa panela pequena, cubra com água e leve-as a ferver. Assim que começarem a ferver, reduza o lume, e coza cerca de 15 a 20 minutos. Antes de retirar as lentilhas do lume, tempere-as com sal. Escorra a água de cozedura.
Salteie numa frigideira antiaderente a cebola cortada em rodelas, com 1 colher de sopa de azeite. Assim que começar a ficar translúcida, junte os espargos, (cada talo corto em 3 ou 4 pedaços menores), e os cogumelos, apenas cortados a meio ou em quartos. Salteie durante alguns minutos, em lume médio. Depois de ligeiramente cozidos, junte as lentilhas, sem água de cozimento. Envolva tudo, e deixe cozer mais 2 ou 3 minutos, até juntar as acelgas. Envolva tudo, junte raspa de limão, 2 ou 3 folhas de menta picadinhas, as nozes, e ajuste os temperos a gosto. Deixe cozer mais 1-2 minutos, até as acelgas amolecerem.
Para fazer o tomate cereja, numa frigideira antiaderente aqueça um fio de azeite, e junte os tomates cereja (inteiros). Deixe fritar ligeiramente cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente a frigideira, até que a pele dos tomates comece a querer “queimar”. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta, e sirva acompanhado do salteado de lentilhas.

Nota: Tratando-se de um salteado, tento não juntar grande quantidade de gordura, por isso, se a frigideira colar, por vezes posso juntar 1 ou outra colherzinha de água.

Informação nutricional, 1 dose de lentilhas salteadas com cogumelos, acelgas e espargos com tomates cereja grelhados, contém: 423kcal, 22,2g de proteína, 48,9g de hidratos de carbono e 15,5g de gordura total

Bom apetite...

Outras Receitas que merecem destaque