A minha receita de caril

A minha receita de caril

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

A minha receita de caril

Batata, Couve-flor, Ervilhas, Especiarias, Leguminosas, Leite de coco,
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
5
9 Fevereiro, 2013
/
15

Adoro experimentar receitas de origens culturais distintas. Trazem-nos sempre um sabor inesperado, uma combinação de alimentos menos conhecida, ou métodos diferentes de preparar ou confecionar os alimentos mais vulgares…

Desta vez viajamos até aos sabores étnicos da Índia, com um caril delicioso de grão e vegetais. E, vez de comprar o caril em pó, decidi fazer a minha própria mistura, com as especiarias em grão, que contém os sabores e aromas mais frescos e apurados.

Misturei o caril em pó com açafrão-da-Índias, leite de coco cremoso, os sabores frescos da lima e dos coentros, e os picantes da pimenta, do gengibre e da malagueta. Cozi no caril cremoso alguns vegetais e grão-de-bico, e, por fim, servi com amendoins tostados crocantes e mais alguns coentros frescos.

A Minha Receita de Caril

Caril de grão e vegetais, com arroz integral, amendoins e coentros

Serve 2

¼ cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
½ malagueta vermelha, sem sementes, cortada em tiras
1 pedaço de gengibre, do tamanho de uma unha
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de açafrão das Índias
1 folha de louro
Sumo e raspa de ½ lima
80ml de leite de coco
½ pimento vermelho, cortado em tiras
1 cenoura, cortada em rodelas
320g (2 chávenas) de grão-de-bico cozido
Sal e pimenta preta a gosto
10 amendoins, picados
Coentros frescos picados a gosto

Coloque numa panela o alho, gengibre e cebola picados, malagueta, cenoura, pimento, caril, açafrão, sumo e raspa da lima, folha de louro e o leite de coco. Leve a ferver em lume médio-alto. Assim que começar a ferver, reduza o lume, e, se necessário, junte ¼ a ½ chávena (60 a 120ml) de água. Assim que os vegetais estiverem tenros, cerca de 10 a 15 minutos, o grão, e leve novamente a ferver. Ajuste os temperos a gosto.
Retire do lume, e sirva acompanhado de brócolos cozidos e arroz integral cozido, guarnecido com amendoins picados e coentros frescos.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
½ dose desta receita, acompanhado de 3 raminhos de brócolos cozidos e 5 colheres de sopa de arroz integral cozido, contém aproximadamente: 506kcal, 22,6g de proteína, 65,1g de hidratos de carbono, 17,2g de gordura, 15,2g de fibra, 166,0mg de cálcio, 5,8mg de ferro e 3,2mg de zinco
(Valores estimados com base na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007).

Mistura de especiarias (caril)

2 colheres de sopa de sementes de coentros

1 colher de sopa de sementes de cominhos
2 colher de chá de sementes de funcho
½ colher de chá de sementes de mostarda
½ colher de sopa de sementes de cardamomo
½ colher de sopa de pimenta preta em grão
2 pimentas chili secas, em pedaços, sem sementes (como na altura não tinha pimentas chili secas, só frescas, utilizei piripiri, como podem ver pela fotografia)
1 colher de sopa de açafrão (em pó)

Toste as especiarias inteiras (coentros, cominhos, funcho, mostarda, cardamomo e pimenta) e os chilis numa sertã de base dura pequena em lume médio-baixo, mexendo a frigideira com frequência para evitar queimar. Se a sertã não for de base consistente, tenha um cuidado redobrado, e mexa frequentemente as sementes.
Torre durante alguns minutos, até sentir o cheiro perfumado das especiarias. Deixe arrefecer completamente e coloque todas as sementes num moinho elétrico. Também pode usar um almofariz. Adicione o açafrão. Use a mistura de especiarias imediatamente, ou armazene num recipiente fechado durante 1 ou 2 meses.

    • Anónimo
      09 Fevereiro 2013 / 22:31

      Humm, Márcia! Até consigo sentir o delicioso aroma daqui com essas fotos! Imagino que os sabores com estas especiarias deve ser mesmo muito diferente daquela mistura que compramos pronta. Aliás tudo o que se faz é muito melhor do que comprar feito…Só acho difícil encontrar as sementes à venda nas superfícies comerciais normais. Não consigo encontrar sementes de coentros e de cominhos por aqui, muito menos de mostarda. Hei de tentar a Spice House…Onde é que compras?
      Bjos

      • 10 Fevereiro 2013 / 1:46

        Na Spice House tinha, mas fechou infelizmente. Era a loja indicada para comprar. No entanto também é possível comprar noutros sítios, como na celeiro dieta, (que tem de certeza, e as especiarias são biológicas), e também já vi em algumas lojas de comércio tradicional no Porto. E também há uma loja, a Flor D’Açafrão, no Centro Comercial Bombarda. Nas superfícies comerciais normais penso que já vi à venda tanto as sementes de cominhos como de coentros, mas se não conseguires encontrar experimenta fazer com as especiarias em pó.
        Espero ter ajudado! 🙂

        • 10 Fevereiro 2013 / 22:49

          Olá, Márcia! Obrigada pela dica! Que pena que a Spice House fechou 🙁 E agora reparei que o meu comentário aqui também ficou anónimo. Bjs
          Lina

    • 10 Fevereiro 2013 / 13:02

      Olá Márcia,
      eu também quero fazer a minha mistura de caril caseira, mas tenho doficuldade em arranjar as sementes por cá. Mesmo na loja de produtos naturais não me as arranjam… o que me deixa mesmo frustrada. Bem sei que deve ser um sabor muito melhor e muito mais fragrante. Espero um dia conseguir!!
      Ficou lindo o teu caril e as fotos também 🙂
      Beijinhos.

    • 12 Fevereiro 2013 / 9:31

      Adorei Márcia!
      Sou uma louca por comida indiana, ando sempre a experimentar novas misturas de especiarias. A tua já está na frente para ser a próxima!

      Parabéns

      Sara

    • 15 Fevereiro 2013 / 20:11

      Acabei de fazer a receita da sopa com algumas modificações e ficou muito boa! Veio um amigo aqui em casa e comeu dois pratos cheios. Adoramos. Obrigada pela sugestão!

    • 13 Fevereiro 2014 / 3:25

      Hi! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.
      Is it very difficult to set up your own blog?
      I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.
      I’m thinking about setting up my own but I’m not
      sure where to start. Do you have any points or suggestions?
      Thanks

    • Sofia
      16 Fevereiro 2015 / 19:37

      Boa noite, gostaria de saber se o leite de côco é a bebida de côco ou se se trata daqueles pacotes/latas mais pequenos. Tenho sempre alguma dificuldade em distinguir qual deles é nas receitas.
      Obrigada.

      • marciagoncalves93
        16 Fevereiro 2015 / 22:02

        Quando me refiro a leite de coco é aquele de lata ou pacote pequeno, não a bebida 🙂

    • Edna Fernandes
      26 Fevereiro 2016 / 10:32

      Tentei fazer o caril em po e foi um sucesso com o caril de frango que fiz. Obrigada pela excelente receita.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque